Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Conceituação de Currículo” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais de elaborar currículo e educação mostrando como pode ser mais simples o processo de encontrar um trabalho

Conceituação de Currículo

O currículo em si é uma parte definição de cada pessoas, com seus respectivos conhecimentos usando de boas expressões para mostrar a capacidade de cada um não só para buscar um emprego mas também para a vida pessoal.

Em tempos mais antigos a definição de currículo buscava mostrar as pessoas a representação da vida de outra pessoa com todo o seu passado e em dias atuais é utilizado 90% das vezes para especificação profissional.

Currículo e seu Significado

Curriculum é um conceito latim que significa “carreira da vida”. Surgiu em contraposição e por analogia a cursus honorum, que se utilizava para denominar a carreira profissional dos magistrados romanos.

Hoje em dia, a palavra currículo permite referir-se ao conjunto de experiências de um sujeito, entre elas as laborais (profissionais), as educacionais (formação) e as vivenciais. O currículo tornou-se um requisito incontestável na hora de se apresentar em busca de um emprego.

Três grandes tipos de currículo

Existem três grandes tipos de currículo no que diz respeito à forma como são organizados os dados: o cronológico (ordena a informação laboral desde a função desempenhada mais antiga à mais recente; não é recomendado para aqueles que tenham tendência a mudar de emprego com alguma frequência), o invertido (destaca a experiência laboral mais recente, ideal para quem procura um novo posto de trabalho que tenha uma relação com o actual) e o funcional (organiza a informação por bloques temáticos, sendo esta uma opção útil para quem tenha experiencia em áreas muito diversas).

Vídeo Sobre Currículo e seu Significado:

Diferentes Abordagens de Currículo

O currículo escolar abrange as experiências de aprendizagens implementadas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes. Nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino.

Resultado de imagem para curriculo

Ele deve contribuir para construção da identidade dos alunos na medida em que ressalta a individualidade e o contexto social que estão inseridos. Além de ensinar um determinado assunto, deve aguçar as potencialidades e a criticidade dos alunos.

Vídeo Sobre Diferentes Abordagens de Currículo:

Definições de Currículo

O currículo em si deve mostrar o que realmente se pede como requisito, e esse currículo se bem elaborar pode conseguir despertar a pessoa que está vendo e ficar interessado.

Resultado de imagem para curriculo

Sendo que ele é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.

Planos de Estudos e Programas

A escola deve procurar discutir qual currículo ela quer adotar para se chegar ao objetivo desejado. Essa escolha deve ser pensada a partir da concepção do seu Projeto Politico Pedagógico, esse que deve fundamentar a prática teórica da instituição e as inquietudes dos alunos.

Vídeo Sobre Definições de Currículo:

Teoria de Currículo

A função da teoria curricular é compreender e descrever fenômenos da prática curricular. É através da teoria que teremos a compreensão do objeto e intenções de um determinado grupo social.

Resultado de imagem para curriculo

Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.

Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.

Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência.

Vídeo Sobre Teoria de Currículo:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de — com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.