Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Concepções Atuais de Avaliação Escolar ” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da avaliação escolar mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

Concepções Atuais de Avaliação Escolar

A avaliação escolar em dias atuis é essencial para que o ensino e as escolas tenham um bom funcionamento, porque baseado em erros e evoluções tanto dos alunos quanto da escola, podem melhorar o futuro.

Concepções Atuais de Avaliação Escolar  2

Nas concepções atuais a avaliação é realizada por qualquer pessoa sobre qualquer atividade humana. Não sendo apropriada para se avaliar instituições ou ações de grande impacto social.

Concepções Atuais de Avaliação Escolar

Existem diferentes concepções de avaliação, dependendo da ênfase que se faz necessária. A avaliação informal é natural, espontânea, corriqueira e assistemática.

Essa avaliação é realizada por qualquer pessoa sobre qualquer atividade humana. Não é apropriada para se avaliar instituições ou ações de grande impacto social.

Avaliação de Aspectos Não-Cognitivos

A avaliação educacional é feita através de situações de aprendizagem, buscando a aquisição de novo conhecimento, atitudes ou habilidades.A avaliação emancipatória tem como compromisso fazer com que as pessoas envolvidas em uma ação, realizem e executem a sua própria história e escolham as suas ações de maneira libertadora.

Avaliação por Norma e por Critérios

O objetivo da avaliação em políticas públicas é conhecer seus eixos positivos, enumerar suas falhas e insuficiências, buscando sempre seu aprimoramento ou replanejamento do processo.A avaliação constitui parte integrante do programa de desenvolvimento de políticas públicas, permitindo uma investigação sistemática da realização da função social, e através da tomada de decisão concretiza os objetivos dos grupos sociais a que se destina.

Vídeo Sobre Concepções Atuais de Avaliação Escolar:

Técnicas e Instrumentos de Avaliação

Os tipos de técnicas e instrumentos de avaliação são utilizados não só em conformidade com o que se pretende avaliar mas deve ter em conta os diferentes participantes a quem essa informação se destina. Alguns são mais vulgarizados pela facilidade que lhes está associada, quer na aplicação, quer ao nível do tratamento dos dados, por exemplo, os inqueritos e os testes.

Por outro lado, há cada vez mais uma atenção especial relativa à participação dos destinatários finais em todas as fases dos processos, pelo que, a observação e a entrevista podem fornecer outro tipo de informação de base qualitativa que permite avaliar atitudes e motivações.

A Observação

A observação é uma técnica que os formadores e tutores deverão usar validando entre si os dados recolhidos para garantia da objectividade dos mesmos. Com o objetivo de recolher dados a partir da verificação do comportamento exterior do formando ou do grupo e facultar o retorno imediato da aprendizagem.

A Prova Objetiva e a Prova Subjetiva

Na maioria das vezes a prova objetiva e a subjetiva se adapta a cada tipo de aluno, onde podem interpretar as questões de forma diferente.

A Entrevista

A entrevista permite ao promotor da formação e aos diferentes atores do processo formativo personalizar e adequar o tipo de orientação/tutoria a disponibilizar, com o objetivo de fornecer informação sobre os aspectos comportamentais e motivacionais.

Vídeo Sobre Técnicas e Instrumentos de Avaliação:

Estratégias de Trabalho

As estratégias de trabalho são uma grande escolha para um profissional que quer se manter firma  nas suas técnicas de ensino, onde de acordo com as estratégias podem usar das melhores ferramentas que se tem nos dias atuais.

Com base em estratégias também podem ser estabelecidas metas onde o profissional da área da educação pode produzir muito mais.

Exposições

As exposições tanto dos alunos quanto dos professores é de bom aproveitamento, usando de táticas que desenvolva uma habilidade de se comunicar em relação as outras pessoas.

Leituras Individuais

As leituras individuais dos alunos pode mudar e dá a eles um aprendizado enorme, sendo que cada aluno que prática a leitura em frente aos seus colegas pode acumular um grande aprendizado e quebrar paradigmas de falar em público.

Discussões e Pequenos e Grandes Grupos

Aunos em grupos arbitrariamente definidos por perfis de aproveitamento escolar e por avaliações padronizadas e que não admitem a dicotomia entre educação regular e especial. As escolas para todos são escolas inclusivas, em que todos os alunos estudam juntos, em salas de aulas do ensino regular. Esses ambientes educativos desafiam as possibilidades de aprendizagem de todos os alunos, e as estratégias de trabalho pedagógico são adequadas às habilidades e às necessidades de todos.

Vídeo Sobre Estratégias de Trabalho:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Concepções Atuais de Avaliação Escolar  com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.