Conhecimentos de estatística

0

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de falar, com base no uso de números, e nesse post vamos trabalhar com o “Conhecimentos de estatística”.

Onde vamos mostrar o modo de se estudar das pessoas baseada em Conhecimentos de estatística, que demonstram como estão se sentindo.

Conhecimentos de estatística

A probabilidade é um número que varia de 0 (zero) a 1 (um) e que mede a chance de ocorrência de um determinado resultado. Quanto mais próxima de zero for a probabilidade, menores são as chances de ocorrer o resultado e quanto mais próxima de um for a probabilidade, maiores são as chances.

As probabilidades podem ser expressas de diversas maneiras, inclusive decimais, frações e percentagens. Por exemplo, a chance de ocorrência de um determinado evento pode ser expressa como 10%; 5 em 10; 0,20 ou 1/7.

O que é estatística

Resultado de imagem para estatística

Estatística é a ciência que se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

O que é Probabilidade

É uma das muitas palavras utilizadas para eventos incertos ou desconhecidos, sendo também substituída por algumas palavras como “sorte”, “risco”, “azar”, “chance”, “incerteza”, “duvidoso”, dependendo do contexto.

Vídeo sobre estatística e probabilidade:

Representação e análise de dados

Imagem relacionada

Representações de dados, são preparadas para se obter informações para se conseguir alguma certeza em um ambiente ou situação de incerteza, para tomada de decisões. Normalmente são decisões administrativas, governamentais ou empresariais, de aplicação direta ou indireta, de controle de informação ou de decisão efetiva, de decisão imediata ou de planejamento, de decisão interna ao País ou de decisão que envolve elementos de outros países, decisões administrativas finais ou subsidiárias a decisões de outra ordem (por exemplo, jurídicas), exploratórias ou confirmatórias (por exemplo, para confirmar ou refutar uma teoria científica).

Análise de Dados

Análises de dados é a atividade de transformar um conjunto de dados com o objetivo de poder verificá-los melhor dando-lhes ao mesmo tempo uma razão de ser e uma análise racional. É analisar os dados de um problema e identificá-los. A análise de dados possui diferentes facetas e abordagens, incorporando diversas técnicas . Tem grande importância em áreas como: ciências, estudos sociais e negócios, por conta da diversidade de modelos possíveis.

Vídeo sobre Representação e análise de dados:

Medidas de tendência central

Resultado de imagem para Medidas de tendência central

Tendência central é um valor central ou valor típico para uma distribuição de probabilidade. É chamada ocasionalmente como média ou apenas centro da distribuição. As medidas de tendência central mais comuns são a média aritmética, a mediana e moda.

(médias, moda e mediana)

Média: É uma das medidas de tendência central mais utilizadas no cotidiano.
É determinada pelo resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.

Moda: É a medida de tendência central que consiste no valor observado com mais frequência em um conjunto de dados.

Mediana: É a medida de tendência central que indica exatamente o valor central de um conjunto de dados quando organizados em ordem crescente ou decrescente.

Vídeo sobre medidas de tendência central:

Desvios e variância

Resultado de imagem para desvios e variância

A variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio).

O desvio padrão é capaz de identificar o “erro” em um conjunto de dados, caso quiséssemos substituir um dos valores coletados pela média aritmética. O desvio padrão aparece junto à média aritmética, informando o quão “confiável” é esse valor.

Vídeo sobre desvios e variância:

Noções de probabilidade

Resultado de imagem para Noções de probabilidade

Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade, por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.

Experimento aleatório

É qualquer experiência cujo resultado não seja conhecido. Por exemplo: ao jogar uma moeda e observar a face superior, é impossível saber qual das faces da moeda ficará voltada para cima, exceto no caso em que a moeda seja viciada (modificada para ter um resultado mais frequentemente).

Vídeo sobre Noções de probabilidade:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde falar das Conhecimentos de estatística, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.