Continuando a História – Brincadeiras para Aprender História

0
669
Continuando a História - Brincadeiras para Aprender História 1

Contamos histórias quase que o tempo inteiro. Situações do dia a dia, lembranças passadas, e até piadas entram nessa lista. E em todas as vezes, vemos uma tentativa de mostrá-las mais divertidas quando contadas de forma irreverente, e bem pessoal. E você pode aplicar essa ideia nos estudos de história, com nossa brincadeira Continuando a História.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Continuando a História – Como preparar a brincadeira

Preparar uma brincadeira desse tipo é muito simples e até bem prática. Ofereça algumas referências de canais no Youtube de educação com métodos diferentes de aplicação do conteúdo da aula, e quando a brincadeira começar, eles terão mais ideias na hora de aplicar.

Continuando a História

Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes, desde a Educação Infantil até o começo do Ensino Médio.

Idade: à partir dos 6 anos de idade. Adolescentes entre 14 e 16 anos de idade também podem participar da brincadeira sem maiores dificuldades, apenas faça algumas adaptações.

Recursos: não é preciso de muitos recursos, apenas fotos com itens históricos. As fotos são colocadas na lousa para melhor visualizar os atos históricos e permitir aos alunos imaginarem a sua continuação.

Objetivo: a brincadeira é fazer as crianças estimularem a mente para lembrar tudo o que fora explicado pela a professora. Mas o desafio mesmo é continuar a história de uma maneira descontraída e até mais atual.

Passo a passo

  1. A brincadeira “Continuando a História” começa com um sorteio, e a professora escolhe o nome de um aluno para que ele possa começar.
  2. Os alunos devem olhar para uma imagem e então continuar a história que foi proposta na imagem. Mas isso precisa ser feito de maneira descontraída e de uma forma que complete a história de forma correta e interessante.

E aí, gostou da ideia? Continuando a história, os alunos podem estimular sua criatividade e colocar o que aprendem de uma forma bem definida e sólida. E se lembrarem de forma divertida da brincadeira, pode ter certeza que eles terão muito mais facilidade em lidar com o conteúdo. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here