Corre Cotia – Brincadeiras folclóricas

As brincadeiras folclóricas sobreviveram ao tempo e às mudanças culturais, pelo fato de muitos pais transmitirem aos filhos o que aprenderam com seus avós. Na realidade, até hoje os meninos sonham em empinar uma pipa, e quase todas as meninas se encantam pelas bonecas de pano feitas à mão. Sem falar nas brincadeiras animadíssimas. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Corre Cotia e outras brincadeiras folclóricas.

Corre Cotia

São muito utilizadas na educação infantil pois além de divertirem, trabalham com a cognição, a coordenação, a criatividade, a concentração e desenvolve a interação social das crianças. As brincadeiras folclóricas são passadas de geração em geração e normalmente não possuem um autor definido. Elas podem sofrer algumas modificações, seja no nome ou nas regras, dependendo da região do país.

Brincadeiras folclóricas

Elas acompanharam o crescimento de muita gente. Devido à vasta expansão do uso tecnológico, as crianças de hoje, se não forem estimuladas, acabam perdendo a oportunidade de aproveitarem os benefícios das brincadeiras folclóricas. Para que possam conhece-las, sugerimos aqui algumas delas.

Corre Cotia – Brincadeiras folclóricas

Super divertida, esta brincadeira desperta a expectativa de quem brinca, pelo fato de ao mesmo tempo em que se bate palmas e canta, existe a necessidade de estar alerta para saber se será  escolhido.

Recursos  para a brincadeira Corre Cotia

  • Publico alvo: Crianças do ensino fundamental:
  • Recursos: 1 lenço ou objeto leve.
  • Idade: a partir de 7 anos
  • Objetivo: Interação social e exercício físico.

Passo a Passo da brincadeira Corre Cotia

  1. Podem participar quantas crianças quiserem.
  2. Elas deverão estar sentadas no chão em roda.
  3. Enquanto  cantam a música:  “Corre Cotia”, uma das crianças dá voltas correndo em torno do restante da criançada.
  4. Ela deve colocar um lencinho (ou objeto) nas costas de uma das criança.
  5. A criança que for escolhida com o lenço, deve se levantar e correr atrás de quem que o escolheu, antes que este complete a volta e se sente no lugar daquela que levantou.
  6. Se não conseguir, terá que pagar um mico qualquer: dançar, dar 3 pulinhos, recitar uma poesia…

Trata-se de uma brincadeira folclórica, saudável e fácil, para animar principalmente as tardes de lazer. Com ela, as crianças se interagem, exercitam e liberam muita adrenalina!

Música Corre Cotia:

“Corre cotia, na casa da tia. Corre cipó, na casa da vó. Lencinho na mão caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Não! Ninguém vai olhar? Não! Joguei ”.

Fim da brincadeira Corre Cotia

Se você gostou das brincadeiras, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Add Comment