Criando Partidos – Brincadeira para Discutir Política

1
1152
Criando Partidos - Brincadeira para Discutir Política

Criando Partidos – Como mostrar a importância da ideologia política em sala de aula

Os partidos políticos são uma forma de reunir uma série de pensamentos e objetivos que o povo e seus representantes políticos têm em comum. Embora atualmente o cenário político brasileiro apresente uma série de falhas em relação a formação destes partidos, compreender como eles funcionam é a melhor saída para questioná-los. E na brincadeira sobre debate político de hoje, Criando Partidos, vamos deixar este ponto claro para os alunos.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como fazer a brincadeira Criando Partidos?

Embora possa ser feito com crianças, a brincadeira Criando Partidos tem seu maior destaque entre os alunos do ensino médio, sobretudo aqueles que estão prestes a fazer 16 anos, e tem o direito a voto facultativo. Se eles compreenderem na prática como os partidos e como as eleições funcionam, eles podem tomar escolhas políticas muito mais conscientes.

Criando Partidos

  • Público alvo: para crianças ou adolescentes que estejam cursando entre o ensino fundamental ou no ensino médio.
  • Idade: à partir dos 10 anos, mas o mais interessante é questionar a turma mais avançada, com 16 anos ou que estejam no final do ensino médio.
  • Recursos: não é preciso recursos, apenas usar todas carteiras da sala de aula de forma mais descontraída para que seus alunos e você (professor ou professora) possam conversar sem qualquer interferência.
  • Objetivo: fazer com que os grupos de alunos possam desenvolver ideologias políticas para seu partido e anunciem isso em frente a sala de aula, percebendo o poder e importância dessas ideologias.

Passo a passo:

  1. Separe a turma em grupos, onde quase todos possam ter o mesmo número de membros.
  2. A ideia é que cada grupo possa criar seu partido político e desenvolva as suas promessas, principalmente quais são suas ideologias políticas, que devem ser anunciadas pelos membros em sua próxima aula para todos os seus colegas e também para professores.

Esta brincadeira pode ser complementada com o jogo das eleições já sugerido por aqui. Desta forma, os alunos ficarão completamente ambientados quanto ao cenário político, buscando informações mais apuradas, e trazendo um pouco de suas marcas pessoais. Não deixe de incentivar este aspecto!

1 COMENTÁRIO

  1. Ensinar as crianças desde pequeno é a melhor maneira (no meu ponto de vista) do voto consciente e da mudança que buscamos no país!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.