Olá, como sabemos a arte e a literatura está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam produção artística, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Crimes literários, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo artístico que envolve diversos fatores.

 Crimes literários

Crimes literários 1

Crimes Literários: um estudo do Direito Penal” é um livro que interessa aos estudantes de Direito e Letras. Mais que isso, a obra de Iraélcio Macedo e Luciano Filizola interessa a todos os que conhecem o antigo caso do Direito com a Literatura. Inclusive, muitos desses leitores, há anos, acompanham de perto a paixão do casal e quiçá, agora, estejam mais perto de um possível desfecho.

Plágio

Resultado de imagem para Plágio

Plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria. O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, e etc. O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Códio Penal Brasileiro, e na lei 9610. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral.

Plágio literário

O que acontece é que com essa onda de plágios, PDF’s, “inspirações literárias”, cada vez mais os autores se perguntam como pode se defender. É fato que a lei no Brasil sobre o direito autoral não é rígida e deixa margem para muitas interpretações que variam de juiz para juiz.

Videos sobre Plágio:

Obscenidades

Ato obsceno é definido como crime no Art. 233 do Código Penal brasileiro. Consiste na prática de obscenidade em lugar público, ou aberto ou exposto ao público. A pena é de detenção, de 3 meses a 1 ano, ou multa.

Videos sobre Obscenidades:

Difamação

Resultado de imagem para Difamação

Difamação é quando alguém cria uma má fama para outra pessoa, prejudicando assim a reputação desta. No Código Penal Brasileiro, a difamação é crime definido pelo ato de desonrar alguém divulgando informações a respeito da outra, gerando descrédito de sua imagem pública.

Lei em Relação

A difamação é um abalo da moral de outro, e é qualificada como um dos crimes contra a honra, junto com a injúria e a difamação. Está definida no artigo 139 do Código Penal (CP), que prevê como consequência do crime de difamação a pena de 3 (três) meses a 1 (um) ano de prisão e multa.

Videos sobre Difamação:

Blasfemia

Resultado de imagem para Difamação

Blasfémia ou Blasfêmia é a difamação do nome de um ou mais deuses. Isto pode incluir o uso de nomes sagrados em expressões vulgares ou imprecações, sem a intenção de rezar, ou falar de assuntos sagrados sem reverência. Às vezes a palavra blasfémia é usada para significar qualquer insulto religioso.

Videos sobre Blasfemia:

Permissividades

Resultado de imagem para Permissividades

A permissividade é determinada pela habilidade de um material de se polarizar em resposta a um campo elétrico aplicado e, dessa forma, cancelar parcialmente o campo dentro do material. Está diretamente relacionado com a susceptibilidade elétrica. Por exemplo, em um capacitor uma alta permissividade do dielétrico faz com que uma mesma quantidade de carga elétrica seja guardada com um campo elétrico menor e, portanto, a um potencial menor, levando a uma maior capacitância do mesmo.

Videos sobre Permissividades:

Mentiras literárias

Resultado de imagem para Mentiras literárias

Mentiras é, a um só tempo, um livro sobre relações e uma reflexão dessas relações através do instrumental do relato. Ao esboçar inúmeras variações de um encontro amoroso com o único intuito de colher material para sua escrita, o autor (que se dilui na figura do narrador) trabalha no cerne etimológico da questão: Relação = Ato de relatar, relato, lista, listagem (Houaiss). E destrincha, disseca, lima. Monta a história, desmontando-a. Desenreda o enredo. Parte em busca de novas relações (só) para relatá-las e é relatando-as que elas passam a existir.

Videos sobre Mentiras literárias:

Ghost-Writers

Resultado de imagem para Ghost-Writers

É como se chama a pessoa que, tendo escrito uma obra ou texto, não recebe os créditos de autoria – ficando estes com aquele que o contrata ou compra o trabalho.

Ghost-Writers na Escrita de Livro

O trabalho de redacção de livros chega a ser oferecido publicamente, junto ao de revisão, voltado ao público que “não tenha tempo” para escrever um livro em que o “escritor-fantasma ajudará o autor a redigir uma biografia, autobiografia, romances, livros técnicos, etc.

Videos sobre Ghost-Writers:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a artes, e hoje falamos de Crimes literários. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.