Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho diferenciado, onde fala das teorias da sociologia, e neste dia vamos falar da história da sociologia, com dos 10 Fundamentos da Cultura e identidade.

Onde vamos falar dessas etapas de desenvolvimento, do inicio ao fim falando e mostrando todas as etapas do processo da criação da sociologia até os dias atuais, baseado nas origens.

Cultura e identidade

A cultura é grande diferente uma das outras variando de região por região, a cultura revela o que o cada lugar tem de melhor e também de ruim, sendo o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social.

A identidade de cada lugar ou pessoa é toda baseada pela cultura deste, sendo o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros.

O desenvolvimento do Eu – Etapa

É um processo onde a própria pessoa se preocupa em melhorar o seu modo de ser, o comportamento, a ajuda as outras pessoas, o modo de tratar as pessoas, sem discriminação a raça ou qualquer outro tipo. Quando as pessoas passam a se preocupar com si mesmo, tudo na vida deles muda principalmente o jeito de ser e pensar.

George Herbert Mead

George Herbert Mead foi um filósofo americano de importância capital para a sociologia e a psicologia social, pertencente à Escola de Chicago. Juntamente com William James, Pierce e Dewey, Mead faz parte de uma corrente teórica da filosofia americana denominada de pragmatismo.

Vídeo sobre George Herbert Mead:

Hegemonia cultural – Etapa

Segundo Gramsci, quase nunca é possível o domínio bruto de uma classe sobre as demais, a não ser nas ditaduras abertas e terroristas. Para o pensador sardo, correlacionar poder e classes sociais é, certamente, um imperativo de método, mas uma classe dominante, para ser também dirigente, deve articular em torno de si um bloco de alianças e obter, pelo menos, o consenso passivo das classes e camadas dirigidas.

Resultado de imagem para Hegemonia cultural

Antonio Gramsci

Antonio Gramsci foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano. Escreveu sobre teoria política, sociologia, antropologia e linguística.

Vídeo sobre Antonio Gramsci:

O processo civilizador – Etapa

É um trabalho influente na sociologia e a mais importante obra de Elias. Foi publicado pela primeira vez em dois volumes em 1939 em alemão como Über den Prozeß der Zivilisation. Por causa da Segunda Guerra Mundial, foi praticamente ignorado, mas ganhou popularidade quando foi republicado em 1999 e traduzido para o inglês. Cobrindo a história europeia de cerca do ano 800 a 1900, é a primeira análise formal e teoria da civilização. O processo civilizatório é hoje considerado como o trabalho fundador da Sociologia figuracional. Em 1998, a Internacional Sociological Association listou a obra como o sétimo livro sociológico mais importante do século 20.

Norbert Elias

Norbert Elias foi um sociólogo alemão. De família judaica teve de fugir da Alemanha nazista, exilando-se em 1933 na França, antes de se estabelecer na Inglaterra, onde passou grande parte de sua carreira.

Vídeo sobre Norbert Elias:

A indústria cultural – Etapa

Indústria cultural é um termo desenvolvido para denominar o modo de produzir cultura no período industrial capitalista. Ele designa principalmente a situação da arte na sociedade capitalista industrial, marcado por modos de produção que visavam sobretudo o lucro.

Herbert Marcuse

Herbert Marcuse foi um sociólogo e filósofo alemão naturalizado norte-americano, pertencente à Escola de Frankfurt. Está sepultado no Dorotheenstädtischer Friedhof em Berlim.

Vídeo sobre Herbert Marcuse:

Alienação do Eu – Etapa

A alienação do eu é o ato de uma pessoa querer ser o que não representa ela para apenas se sentir elogiado por outras pessoas. Nos dias atuais é muito comum a alienação da pessoa para agradar os demais.

Resultado de imagem para alienação do eu

Erich Fromm

Erich Fromm foi um psicanalista alemão, filósofo e sociólogo, teve sua ascendência em uma família judia extremamente religiosa, da qual se originaram diversos rabinos. Ele mesmo desejava originalmente seguir este caminho. Cresceu em Frankfurt, onde inicialmente estudou direito, mudando depois ao estudo da sociologia em Heidelberg, doutorando-se lá em 1922 junto a Albert Weber sobre lei judaica.

Vídeo sobre Erich Fromm:

Identidade virtual e real – Etapa

Essas duas formas de identidade são a maioria da vida das pessoas de hoje, que nas redes sociais e em toda a internet demonstram ser uma pessoa, e na vida real são outra pessoa muito diferente do retratado.

Resultado de imagem para Estigma. Identidade virtual e real

Erving Goffman

Erving Goffman foi um cientista social, antropólogo, sociólogo e escritor canadense. Foi considerado “o sociólogo norte-americano mais influente do século XX”.

Vídeo sobre Erving Goffman:

Simulacros. Refazendo a realidade. Simplificando o mundo – Etapa

Simulacro é a imitação feita sobre algo ou alguém, uma representação imagética que engana por transmitir determinada coisa como real, sendo na realidade falsa ou incorreta.

Refazer a realidade é mudar a maneira de viver de acordo com o que a pessoa achar que é certo para ela.

Simplificar o mundo é tentar fazer com que as pessoas entendam que a vida não esse monstra que as pessoas pensam, e se deixar viver o melhor de si a cada dia.

Resultado de imagem para Simplificando o mundo

Jean Baudrillard

Jean Baudrillard foi um sociólogo e filósofo francês, nasceu em Reims, nordeste da França, em 27 de julho de 1929. Segundo declarou em entrevistas, seus avós eram camponeses, e seus pais eram funcionários públicos. Durante os seus estudos do ensino médio no Lycée Reims, ele entrou em contato com a patafísica (através do professor de filosofia Emmanuel Peillet), que é considerada crucial para a compreensão do pensamento posterior de Baudrillard.

Vídeo sobre Jean Baudrillard:

Identidade cultural – Etapa

Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo, cultura ou indivíduo, na medida em que este é influenciado pela cultura do grupo a que pertença.

Stuart Hall

Stuart Hall foi um teórico cultural e sociólogo jamaicano que viveu e atuou no Reino Unido a partir de 1951.

Vídeo sobre Stuart Hall:

 Nacionalismo – Etapa

O nacionalismo é uma tese ideológica, surgida após a Revolução Francesa. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.

Benedict Anderson

Benedict Richard O’Gorman Anderson foi um historiador e cientista político estadunidense, professor emérito na Universidade Cornell. Era irmão do historiador marxista Perry Anderson.

Vídeo sobre Benedict Anderson:

Sociologia cultural – Etapa

Sociologia cultural relacionada dizem respeito à análise sistemática da cultura, geralmente entendida como o conjunto de códigos simbólicos usados ​​por membros de uma sociedade, tal como se manifesta na sociedade.

Jeffrey Alexander

Jeffrey C. Alexander é um dos mais importantes sociólogos norte-americanos da atualidade, professor de sociologia da Universidade de Yale, nos EUA e co-diretor do Centro de Sociologia Cultural deste mesmo departamento de ensino e pesquisa.

Vídeo sobre Jeffrey Alexander:

FIM

Chegamos ao fim da lista que fala das etapas de Fundamentos da Cultura e identidade, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.