Neste post, você terá diversas informações e dicas referentes ao curso de gastronomia.

Curso de Gastronomia

Gastronomia é uma divisão dentro do mundo da culinária que engloba todas as técnicas, práticas e conhecimentos que ajudam a construir uma alimentação com qualidade.

O curso de gastronomia consiste em estudar não somente os diversos métodos de preparação do alimento, mas também as bebidas indicadas para cada refeição e os materiais utilizados na confecção dos pratos.

Mercado de trabalho – Curso de Gastronomia

Embora o país estar em crise, diminuindo a movimentação dos restaurantes, o mercado de trabalho para gastrólogos é de ampla demanda, pois as empresas e restaurantes buscam por profissionais competentes e qualificados para prestar um excelente serviço, e atualmente, faltam profissionais extremamente qualificados.

O profissional – Curso de Gastronomia

O profissional do ramo da gastronomia é o responsável por aprimorar alimentos e bebidas para agradar diferentes tipos de paladares.

É importante que o profissional da área da gastronomia tenha total domínio, disciplinado, calmo, criativo e muito empenho para poder apresentar belos serviços e um trabalho inovador.

Curso online – Curso de Gastronomia

Há a opção de curso online para as pessoas que não possuem disponibilidade de horário para frequentar cursos regulares ou prezam por fazer o próprio horário.

Para fazer um curso online, busque saber a trajetória e experiências do ministrante. É importante fazer isso para saber se o profissional irá suprir suas expectativas para que não haja desconforto por você ter criado grandes expectativas.

Onde você pode atuar – Curso de Gastronomia

O profissional da gastronomia pode exercer muito mais tarefas além de ficar atrás de um fogão cozinhando e elaborando pratos.

O profissional de gastronomia pode ser um chef de cozinha, onde ele coordena equipes e planeja e prepara cardápios.

O profissional também pode oferecer assessoria técnica, ou consultoria, para os restaurantes que estão iniciando ou apresentar métodos para melhoria de restaurantes que já funcionam.

Desenvolver produtos produzidos por alimentos feitos pela indústria também é um ramo para o profissional da gastronomia.

O gastrólogo também pode atuar como administrador de um restaurante, não necessariamente na cozinha, mas em toda a gestão financeira e contato com os consumidores.

O gastrólogo pode se especializar e trabalhar especificamente na área de pâtissier (preparo e decoração de pratos doces) ou no ramo de panificação.

Profissionais de sucesso – Curso de Gastronomia

É extremamente notável que o mundo da gastronomia vem crescendo e tomando grande influência no mundo da televisão, devido aos inúmeros realities com inúmeras temporadas que são total sucesso. O Demonstre separou para você alguns chefes de cozinha que são um sucesso e bem destacados no Brasil.

Alex Atala

Alex Atala é um dos chefes de mais sucesso no Brasil, em 2006, recebeu o prêmio de melhor chef e o seu restaurante é considerado um dos 6 melhores do mundo e o número 1 na América do Sul. A seguir, você verá uma entrevista na qual Alex conta brevemente os desafios da profissão.

Henrique Fogaça

Henrique Fogaça, trabalha ao lado dos chefes Erick Jacquin e Paola Carosella, onde formam o grupo do MasterChef Brasil. Além de trabalhar como jurado,  Fogaça jamais se imaginou um grande cozinheiro, ele ingressou na área ainda quando trabalhava em um Banco. Atualmente, ele comanda 3 restaurantes.

Vídeo sobre a profissão – Curso de Gastronomia

Requisitos – Curso de Gastronomia

O profissional de gastronomia precisa se especializar para apresentar um serviço bonito, gostoso e de qualidade, de modo que ele apresentará com perfeição todas as técnicas exigidas no ramo da gastronomia.

É necessário que o profissional esteja aberto a aprender todos os dias e pratique muito para obter a excelência em suas atividades e em suas apresentações.

Dicas para ter sucesso – Curso de Gastronomia

Para obter sucesso no ramo da gastronomia, o profissional deve apresentar serviços únicos que fazem com que os clientes se interessem mais pelo seu trabalho, de maneira que você se torne uma grande potência no mundo da gastronomia.

Criar receitas próprias e apresentações únicas é uma excelente maneira de se destacar e ser lembrado, assim, o profissional será lembrado pelo cliente da melhor forma.

Até a próxima!

Espero que depois desse post, as informações sobre o curso de gastronomia tenham suprido todas suas dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.