Neste post, você terá acesso à informações referentes ao curso de libras. Para saber mais, continue lendo.

Curso de Libras

Libras é a Língua de Sinais Brasileira, ou seja, a língua de sinais não é universal. É a língua utilizada por surdos sinalizados para que eles possam se comunicar com o mundo.

O Curso de Libras é responsável por ensinar a língua para pessoas ouvintes que desejam trabalhar com isso, ou possuem alguém próximo deficiente e deseja se comunicar. Surdos também fazem o curso, alguns ainda pequenos, outros já quando adultos, pois foram oralizados e ensinados à lerem lábios.

Mercado de trabalho – Curso de Libras

O mercado de trabalho para pessoas que são ouvintes e sabem se comunicar por língua de sinais é bem vasto, pois, a cada dia que passa, o mercado está em busca de recursos para conceder acessibilidade a todos. Isso ocorre devido o grande número de deficientes auditivos e surdos no Brasil, aproximadamente 10 milhões.

O profissional – Curso de Libras

O profissional de Libras, ou interprete de libras, deve ser alguém muito atento, possuir um bom raciocínio lógico, boa interpretação e uma ótima expressão facial, pois na maioria das vezes, o profissional está atuando na tradução da fala oral em tempo simultâneo.

O número de profissionais não entra em concordância com o número de surdos no Brasil, ou seja, cerca de 5% da população é surda e não existem profissionais o suficiente para comportar essa estimativa.

Curso online – Curso de Libras

Para as pessoas que não possuem um horário flexível, existe a possibilidade de exercer o curso de libras em ensino a distância. Pois o aluno poderá fazer sua grade curricular em seu horário mais conveniente.

O curso de libras online é uma grande maneira para aprender sobre a língua, a grade curricular aborda matérias e ensinamentos como o alfabeto, apresentações, até a fluência na conversação.

Onde você pode atuar – Curso de Libras

O mercado de trabalho para as pessoas fluentes na língua de sinais é bem vasto, possuindo diversas áreas para atuar.

O profissional fluente em libras, pode trabalhar como interprete, exportando de uma língua para outra, seja do português para libras ou de libras para português, de forma simultânea e consecutiva. O profissional pode ser interprete em aulas, eventos, discursos, palestras e até mesmo reuniões.

Diferente de interprete, o profissional também pode trabalhar como tradutor, de forma que ele irá traduzir um texto já pronto, sendo registrados em videos. O profissional pode traduzir livros, artigos e entrevistas.

Profissionais de sucesso – Curso de Libras

Em Libras, existem diversos profissionais de muito prestigio que possuem um grande destaque e reconhecimento perante o mercado.

Darnley Oliveira

Com mais de 60 mil seguidores em seu canal voltado para profissionais da língua de sinais no YouTube, Darnley conta histórias da vida de um interprete e tradutor de Libras, em alguns de seus vídeos, esclarece dúvidas gerais, responde perguntas particulares de seu público e dá muitas dicas para quem o acompanha.

Vídeo sobre a profissão – Curso de Libras

Requisitos – Curso de Libras

O profissional que fala língua deve ser alguém que possui uma forte expressão facial para que o surdo consiga absorver realmente o que o interprete ou tradutor está transmitindo.

Ter noção de espaço é essencial para não transmitir sinais errados, ou seja, é preciso estudar muito para se tornar um fluente qualificado.

Dicas para ter sucesso – Curso de Libras

Quando você se qualifica em Libras, você está se diferenciando e se destacando no mercado.

Ter uma boa expressão facial para realmente expressar os sentimentos que o profissional está desejando transmitir também, é uma excelente maneira para se destacar no mercado.

Até a próxima!

Espero que através desse post, você tenha se interessado mais ainda para seguir na carreira de interprete de Libras ou tenha interesse em fazer o curso para adquirir mais um idioma para o seu currículo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.