in

Curso de Medicina – Estrutura e dicas

Curso de medicina - imagem destacada

O curso de medicina é o sonho de muitas pessoas. Seja pelo piso salarial e oportunidade de uma carreira bem sucedida ou por vocação, a profissão de médico atrai uma grande leva de pessoas.

Curso de medicina - capa

Uma vez conquistada na tal sonhada vaga na universidade de medicina o caminho é longo e não é fácil não. São longos anos de dedicação e de muitas disciplinas para cursar.

Como qualquer curso de graduação o aluno precisa ter disciplina e comprometimento. Vamos conhecer um pouco melhor a estrutura do curso e estratégias para potencializar o estudo e o planejamento da carreira na área médica.

Curso de Medicina – Estrutura curricular

O curso de medicina é um dos cursos de graduação mais longos durando 6 anos no total para sair com diploma de clínico geral. Agora para obter o título de especialista é preciso mais uma seleção disputada e mais dois anos de especialização.

Curso de medicina - estrutura do curso

Os 6 anos da graduação de aulas de modalidade presencial são preenchidos por disciplinas práticas e teóricas. O objetivo é preparar o graduando para os desafios da rotina clínica.

A grade curricular pode sofrer algumas alterações de Universidade ou Faculdade. Podem existir modificações na ordem das disciplinas ou um foco maior em doenças mais comuns na região que em outras. No entanto, há uma matriz curricular estabelecida pelo MEC que deve ser seguida por todas.

Habilidades desenvolvidas

Por meio da graduação médica o futuro médico vai ser preparado para conhecer o corpo humano e seu funcionamento; conhecer a relação de todos os fatores que estão relacionados à saúde e ao desenvolvimento de doenças, sejam eles sociais, culturais ou psicológicos, por exemplo; fazer exame clínico e a partir do contexto do paciente identificar os sintomas de forma humanizada.

1º e 2º ano

Os dois primeiros anos do curso são focados em embasar o graduando na morfologia e fisiologia do corpo e dos microrganismos que com ele interagem. Podemos citar disciplinas de Anatomia, Embriologia, Farmacologia, Biologia e Biofísica como Parasitologia e Epidemiologia. Ainda das primeiras disciplinas da área médica, como ética, saúde e sociedade, e direitos humanos.

3º e 4º ano

A partir do embasamento sobre o corpo humano e seu funcionamento o aluno no 3º e 4º ano de curso é mais direcionado ao aprendizado das doenças, seus sintomas, prevenção e respectivos tratamentos. Podendo citar as disciplinas de clínica e saúde, como Saúde da mulher e Clínica cirúrgica.

5º e 6º ano

A partir do quinto e sexto ano começam os internatos nas mais diversas áreas de atuação. Os alunos atuaram já no ambiente hospitalar em áreas como pediatria, saúde coletiva, clínica médica, obstetrícia, cirurgia e ginecologia.

Onde se formar em Medicina

Existe muitas instituições de ensino superior que você pode se candidatar a uma vaga no curso de Medicina. Sempre verifique a grade curricular, a estrutura física e a classificação do curso pelo MEC o ranking dela em relação a outras instituição.

Curso de medicina - onde estudar

Com base nesses critérios você pode optar tanto por instituições públicas como instituições particulares. Existem bons cursos nas duas, mesmo as Universidades públicas sendo tradicionalmente conhecidas pela qualidade.

Clicando Aqui você pode conferir o Ranking das Universidades do Brasil para o curso de MEDICINA em 2018 feito pela Folha de São Paulo com base em informações como ENADE, avaliação de mercado, avaliação do curso, avaliação dos docentes, entre outros.

Estratégias de estudo

Como qualquer curso de graduação é exigido do aluno uma rotina de estudos. Por isso, se planejar é essencial para ter sucesso na sua formação.

Disciplina é a chave para conseguir acompanhar a dinâmica e a demanda de estudo do curso de Medicina.

Crie uma rotina

Você ao se matricular saberá no início do semestre a sua carga de horas por disciplinas, assim como quais as disciplinas vai cursar. Por isso, organizar sua rotina diária de atividades reservando horários fixos para corresponder a fixação do conteúdo e a realização dos trabalhos cobrados por disciplina.

Pergunte aos veteranos

Nada melhor do que perguntar a quem já passou pelas disciplinas que você vai pagar ou está pagando sobre quais as melhores estratégias para estudar ou qual o melhor professor da disciplina.

Procure outras fontes de estudo

Além do material sugerido pelos professores você potencializar seu estudo através do uso de vídeos, simulações, aplicativos, plataformas especializadas em conteúdos de Medicina ou da área de biomédica. A internet abre um mundo de possibilidades e você pode e deve lançar mão desse material para enriquecer e facilitar a assimilação do conteúdo. Lógico que com cuidado para consultar fontes confiáveis.

Plataformas de conteúdo

Hoje existem muitas plataformas que oferecem um bom acervo de livros, professores, vídeos e outras opções de estudo. Elas possibilitam uma fonte segura de conteúdo e de tira dúvidas. Além de oferecer orientações para planejar a sua carreira.

A plataforma Jaleko é uma das plataformas que oferecem diferentes PACOTES para os estudante de Medicina. Na plataforma o aluno pode ter acesso a aulas, questões, simulados e muito mais. Confira na imagem abaixo os planos oferecidos por essa plataforma para estudantes de Medicina:

Além das aulas e conteúdos adaptados a Jaleko ainda tem CURSOS de cada disciplina da graduação. Desta forma os alunos podem ir reforçando o conteúdo tópico por tópico. É uma forma muito eficaz de fixar e potencializar seu aprendizado.

Então, para você que quer ser médico um dia ou que já está nesta jornada, muito foco e disciplina. A internet e a tecnologia dá a possibilidade de tornar seu aprendizado muito mais efetivo.

Canais de contato com a Jaleko

Email de contato: [email protected]

 21 99173-8550 – Atendimento somente por WhatsApp

Site Jaleko

Grupo no facebook

Instagram

Canal do Youtube

Fim do post sobre Curso de Medicina

Obrigada por ter acompanhado mais este post no Demonstre. Espero que tenha gostado das nossas dicas.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

Datas Comemorativas de Abril – Atividades e Projetos

10 Tutoriais de Artesanato em Tecido