Quer saber tudo sobre o curso de veterinária? Esse post é ideal para você conhecer um pouco mais sobre a carreira do profissional.

Curso de Veterinária

O trabalho do veterinário é muito amplo, além de cuidar da saúde dos animais domésticos e dos animais silvestres, quando trata das doenças e enfermidades dos mesmos, também é responsável pelo controle de produção, fiscalização e a qualidade de produtos alimentícios de origem animal.

Nesse post, você encontrará diversas informações referentes ao curso de veterinária, como é o mercado e onde o profissional pode atuar, para saber mais, continue lendo esse post.

Mercado de trabalho – Curso de Veterinária

O mercado de trabalho para os profissionais da medicina veterinária é extremamente vasto, pois essa área se abrem diversos ramos em quem o profissional pode seguir, tudo dependerá de suas experiências e competências.

O profissional – Curso de Veterinária

O profissional do curso de veterinária exerce funções muito além de checar a saúde do animal, e quem acha que esse trabalho se resume a cuidados de animais domésticos em um espaço de banho e toso com uma clínica veterinária, está muito equivocado.

O profissional é alguém apto para checar qualidade de alimentos, fazer cirurgias de animais e também de fazer acompanhamento de gado e aves.

Curso online – Curso de Veterinária

Para as pessoas que desejam ingressar no curso, entretanto, não possui um horário ou uma rotina flexível para frequentar instituições de período regular, o curso online é o melhor método para investir. Além de ter excelentes professores, o aluno irá desenvolver sua independência intelectual afim de pesquisar e evoluir sua capacidade de pesquisar.

O currículo do curso de veterinária, ou medicina veterinária, é composto por matérias como Anatomia, Microbiologia, Genética, Produção Animal, Nutrição e muitas outras. Esse curso tem duração média de cinco anos.

Onde você pode atuar – Curso de Veterinária

Existem diversas áreas em que o profissional pode atuar, tudo dependerá de suas experiências, competências e identificação profissional. Veja a seguir caminhos que o profissional pode seguir.

O profissional pode ser o responsável pelos cuidados de um rebanho, garantindo assim a produção de alimentos e reprodução das crias.

Ele também pode ser o responsável que faz cirurgias delicadas, após séries de exames em que compete o conhecimento das anatomias dos animais (matéria citada anteriormente).

O seu campo de trabalho também pode se estender para as indústrias um campo de trabalho muito promissor para o veterinário, que conhece os processos industriais de alimentação, onde fará a inspeção na produção de alimentos derivados de animais, observando a qualidade para o mercado de consumo, evitando assim que certas doenças sejam transmitidas para os seres humanos.

Um outro campo para o profissional trabalhar está na venda de produtos veterinários, como vacinas, rações, medicamentos, entre outros artigos voltados para o consumo animal.

Também poderá exercer a função em cooperativas de criadores de animais, como, por exemplo, gados, cavalos de raça, aves, entre muitos outros.

O veterinário também pode participar em projetos de saúde pública, auxiliando no controle de zoonoses, doenças transmitidas por animais às pessoas e em projetos de saúde dos animais.

O profissional também pode fazer controle e a inspeção de estabelecimentos de abate de animais, controlando a qualidade higiênica, algo que é indispensável para esses locais.

Profissionais de sucesso – Curso de Veterinária

No ramo da medicina veterinária, existem diversos profissionais extremamente competentes que se destacam muito no mercado e são grandes influências para outras pessoas.

Alexandre Rossi

Formado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando de Medicina Veterinária, Alexandre Rossi possui especialização em Comportamento Animal e obteve o primeiro título de especialista na área na Universidade de Queensland (Austrália), em 1997.

Ele trabalhou e desenvolveu pesquisas em zoológicos da Irlanda, Portugal e África do Sul, adquirindo experiência no adestramento das mais variadas espécies, de elefantes a cangurus. Ao retornar ao Brasil, concluiu o mestrado em Psicologia, também pela USP.

Fundador da Cão Cidadão, Alexandre é autor de sete livros. Esteve à frente do quadro Desafio Pet (exibido aos domingos pelo Programa Eliana, no SBT) e também do programa da rádio Jovem Pan, Pet na Pan. Atualmente, ele é convidado especial do É de Casa, que passa na Rede Globo, e apresenta o Missão Pet (transmitido pelo canal por assinatura National Geographic).

Vídeo sobre a profissão – Curso de Veterinária

Requisitos – Curso de Veterinária

Para poder executar a profissão, o profissional veterinário deve obter um registro junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Dicas para ter sucesso – Curso de Veterinária

Para obter sucesso, é necessário  que o profissional exerça um serviço ético e transparente, afim de não enganar muito menos faltar com honestidade com o cliente.

Ter uma fanpage para postar seus serviços e dicas diariamente alertando sobre o acompanhamento veterinário é uma excelente forma de atrair público, de modo que as pessoas conhecerão seu trabalho, e quando necessário, seu nome será o primeiro que virá ao pensamento.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você ingresse no curso de veterinária e conquiste muito sucesso e reconhecimento na sua área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.