Dançando a música – Brincadeira para Aprender o Corpo Humano

2
1477
Dançando a música - Brincadeira para Aprender o Corpo Humano

Dançando a Música – Brincadeira Divertida para Crianças

Crianças adoram brincadeiras, de vários tipos. Logo, por que não transformar aprendizados simples em brincadeiras interativas para elas? Esta a intenção da brincadeira com o corpo humano de hoje, Dançando a Música.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como preparar a brincadeira Dançando a Música?

Em Dançando a Música, as crianças deverão se organizar em fileiras, e seguir o ritmo da música que estará tocando. Como o objetivo da mesma é mostrar as várias partes do corpo humano, com o tempo elas aprenderão o básico sem ao menos perceberem.

Dançando o Corpo

  • Público alvo: pode ser feita com crianças menores, principalmente as crianças que estão começando a entrar nas escolinhas para aprender.
  • Idade: crianças à partir de 7 anos de idade, ou que possam estar na educação infantil (0 – 05) e parte do ensino fundamental (06 – 10).
  • Recursos: não é preciso de muitas coisas, apenas um rádio que possa tocar a música “Cabeça, ombro, joelho e pé”, ou ainda a televisão com DVD de artistas que possam dançar e cantar essa música. A sala deve estar com bastante espaço, por isso organize todas as carteiras se for brincar na escola ou a sua sala caso passe a brincadeira em sua casa.
  • Objetivo: fazer com que as crianças se divirtam, ganhando mais coordenação motora e aprender o local de cada parte do corpo. A música “Cabeça, ombro, joelho e pé” exige que a criança aponte o local de cada parte cantada, e isso faz a aprendizagem ser mais interessante e divertida entre todas crianças.

Passo a passo:

  1. Deixe a sala de aula com bastante espaço, ensine as crianças sobre a brincadeira que irá passar nos próximos minutos.
  2. Forme fileiras das crianças onde uma fique atrás e do lado da outra.
  3. Deixe espaço para elas se movimentarem na dança.
  4. A brincadeira começa quando colocar a música no rádio ou na televisão, e tente ensiná-las todas as coreografias. Quando a música indicar a parte do corpo eles devem pegar nelas.
  5. E assim em diante, a brincadeira é divertida e fará com que todos aprendam partes do corpo.

Este é o tipo de brincadeira válida para começar os ensinos do corpo humano, ou para reforçá-los caso os alunos estejam com algumas dificuldades. Separe um dia de aula apenas para ela, para que os alunos não apenas sejam pegos de surpresa, como também aprendam sem “esforço”. Não deixe de aplicar!

2 COMENTÁRIOS

  1. Hoje em dia fazer as crianças se movimentarem é o maior dos desafios. Mas a brincadeira vale a tentativa! Abs, Larissa Belgjni

    • Haha, verdade. É ainda mais complicado quando lidamos com uma turma de adultos. O filtro é muito grande…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.