Datas Comemorativas de Janeiro – Atividades e projetos

0

As datas comemorativas de Janeiro são muitas e diversas. Provavelmente quando eu falo em datas comemorativas devem ter surgido na sua mente ideias de atividades para comemorá-las, especialmente aquelas para fazer com a família e as crianças. Mas, e se eu te falar do dia do enfermeiro? Ou do dia mundial do braile? Sim, essas datas existem, assim como muitas outras que talvez você não faça ideia.

Nesta série de doze artigos vamos apresentar a você todas as datas comemorativas do ano, divididas mês a mês. Cada uma delas possui a sua origem e sugestões de atividades para fazer em cada uma delas. Como não poderia deixar de ser, vamos começar por janeiro, acompanhe!

Conheça as datas comemorativas de Janeiro

O nome janeiro vem do latim Ianuarius, que era o décimo-primeiro mês do calendário romano de Numa Pompílio. Posteriormente, foram os próprios romanos que tornaram o mês de Ianuarius, janeiro, o primeiro mês do ano. Com 31 dias, esse mês possui muitas datas a serem comemoradas, vamos começar pela mais conhecida, a Confraternização Universal ou simplesmente Ano Novo.

Ano novo – 01 de janeiro

01 de Janeiro é também o dia Confraternização Universal reconhecido pela Organização Mundial das Nações Unidas – ONU, como um momento de diálogo e paz entre os povos.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Ano novo

Essa data é comemorada no mundo todo. As famílias se reúnem, muitas pessoas dão festas e banquetes para celebrar. Mas, sem dúvida o evento mais famoso dessa ocasião são os tradicionais fogos de artifício.

No Brasil, os fogos da praia de Copacabana são famosos internacionalmente atraindo milhares de turistas só para vê-los, mas mesmo as cidades pequenas costumam fazer alguma atividade para festejar.

Origem do 01 de Janeiro – Ano Novo

Os Persas e Fenícios já comemoravam o ano novo, para eles a celebração acontecia em 23 de setembro. Outros povos também tinham suas datas de comemoração, os povos celtas, por exemplo, comemoravam o ano novo em 01 de novembro.

O Ano Novo como o conhecemos teve inicio em 46 a.C., após decreto do Imperador Júlio Cesar determinar que 01 de janeiro fosse o dia inicial do ano.

Ideias de atividades para o Ano Novo

O melhor para essa data é passar junto a família, fazer um jantar fraternal, reunir os amigos e comemorar assistindo os fogos é a nossa sugestão de atividade para você e seus familiares. Se você estiver em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, também pode ir assistir ao Show Da Virada, com atrações artísticas e curtir os fogos de artifício a meia noite.

Como as crianças estão de férias escolares nesse período, a sugestão de atividade escolar para comemorar o Ano Novo é realizar uma confraternização com todos os alunos, a qual pode ser feita no último dia de aula, é possível aproveitar a ocasião para trabalhar o significado das cores, convidando as crianças a virem vestidas com as cores de seus desejos para o próximo ano.

Gincanas, jogos, brincadeiras e lanches são o ideal para dar andamento a comemoração, enfocando atividades que estimulem a confraternização amistosa, o respeito e a tolerância entre os alunos como forma de lembrar a Confraternização Mundial que também ocorre nessa data. Por fim, pode-se fazer um evento de encerramento distribuindo balas e bombons aos alunos, junto a cartão desejando Feliz Ano Novo.

Dia de São Basílio Magno – 01 de janeiro

São Basílio o Grande é um santo cristão celebrado pela Igreja Católica Romana e também pela Igreja Ortodoxa, sendo que esta última o celebra em primeiro de janeiro. Nasceu no ano 329 d.C em Cesaria, cidade romana a época. Abraçou a vida religiosa monástica redigindo a primeira regra religiosa conhecida e foi Bispo de sua terra natal. Deixou vários escritos sobre filosofia, teologia e o modo de vida cristão. Foi um exemplo de caridade e em alguns países, como a Grécia, as crianças esperam receber presentes desse santo no dia 01 de janeiro.

Origem do dia de São Basílio

São Basílio morreu em 01 de janeiro de 379 d.C., provavelmente de hepatite, e foi sepultado em 02 janeiro por multidões que já o reconheciam como santo ainda em vida. Desde então sua celebração foi instituída pelos primeiros cristãos, que passaram a lembrar de São Basílio e suas obras neste dia, a data foi oficializada posteriormente pela Igreja Católica.

Sugestões de Atividade para o dia de São Basílio

As famílias podem comemorar o dia de São Basílio com orações e ações de caridade, já que o santo é lembrado pelo seu generoso coração. Na escola é um excelente momento para recordar a vida de São Basílio, apresentando as obras que o santo prestou para a própria construção do catolicismo enquanto religião.

Essa é uma excelente atividade para as aulas de ensino religioso e história. A escola também pode organizar uma ação coletiva de caridade, como arrecadar um quilo de alimento não perecível de cada aluno e dor para uma instituição que precise, como asilos, orfanatos ou famílias pobres.

Dia do Médico Sanitarista – 02 de janeiro

O médico sanitarista é um profissional de medicina especializado em saúde pública, ele analisa os problemas de saúde coletiva de uma comunidade e aponta soluções viáveis e necessárias. O sanitarista atua ativamente no combate de doenças endêmicas, epidemias, e em medidas que possibilitem o acesso ao sistema de saúde, a garantia de apoio a saúde mental e do saneamento básico.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia  do Médico Sanitarista

Origem do Dia do Médico Sanitarista – 02 de janeiro

Foi em 02 de janeiro de 1920 que Carlos Chagas, médico sanitarista e biólogo brasileiro, conseguiu aprovar no Congresso Nacional a Lei 14.189, de 26/5/1920, considerada o primeiro código sanitário do país, após o Brasil passar por uma epidemia histórica de varíola.

Sugestões de Atividades para o Dia do Sanitarista

Celebre o dia do sanitarista em família inteirando-se da situação de saúde pública da sua cidade, veja se suas vacinas estão em dia e faça uma limpeza no seu quintal para combater focos de mosquitos transmissores de doenças como dengue e Zika.

Na escola é uma excelente oportunidade para promover ações de conscientização sobre saúde pública, pode-se abordar importância hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos, e ações de proteção ambiental, como separação do lixo orgânico e reciclável.

Dia Nacional de Abreugrafia – 04 de janeiro

A data homenageia a criação da técnica que permite a impressão de imagens de radiográficas em papéis fotográficos. A técnica foi criada pelo médico brasileiro Manoel Dias de Abreu, origem do nome atribuído a data. Esse procedimento médico foi responsável por possibilitar o correto diagnósticos de doenças pulmonares e lesões no coração.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia  do Abreugrafia

Origem do dia da Abreugrafia – 04 de janeiro

A data foi oficializada pelo presidente Juscelino Kubitschek por meio do Decreto número 42.984 de outubro de 1958, sendo comemorada desde então.

Sugestões de Atividades para o dia da Abreugrafia

Para comemorar em família que tal conhecer a vida do médico Manuel Dias de Abreu. Faça uma pesquisa junto aos seus filhos e familiares, ou programe uma ida a um museu local. Na escola é um bom momento para tratar do assunto nas aulas de ciências, conhecer a biografia do seu criador e as contribuições médico-científicas da técnica por ele criada. No final os alunos podem fazer uma redação ou um desenho temático expressando o que aprenderam!

Dia Mundial do Braile – 04 de janeiro

O método de leitura e escrita em Braile permite as pessoas com deficiência visual o acesso ao conhecimento, sendo uma das principais formas de educação e fonte de aprendizado para os cegos. Tente imaginar viver uma vida toda sem o sentido da visão, difícil, não é mesmo? Agora imagine toda a vasta gama de informações e conhecimentos aos quais estas pessoas estariam privadas se o método Braile não existisse.

Origem do dia Mundial do Braile – 04 de janeiro

A data marca o nascimento de Louis Braile, que criou o sistema de escrita e leitura para deficientes visuais, o qual ficou conhecido como Método Braile em sua homenagem. Cego desde os três anos, Braile conseguiu formular, aos 20 anos de idade, um alfabeto produzido através da combinação de seis pontos em diferentes posições. O método ficou famoso em todo o mundo até tornar-se a forma oficial de leitura e escrita para os deficientes visuais.

Sugestões de Atividades para o dia Mundial do Braile

A melhor sugestão de atividade para este dia, tanto para famílias quanto para a escola, é dedicar um tempo para aprender o básico sobre como o Braile funciona. O Braille é formado ao todo por 64 sinais, gravados em papel em relevo e arranjados em duas filas verticais justapostas, como uma pedrinha de dominó.

A leitura do braile é feita da esquerda para a direita. Se você é professor pode levar um material em Braile para seus alunos conhecerem, e se a há um deficiente visual incluso na sua turma, vocês podem ser organizar para presenteá-lo com uma lembrança temática neste dia.

Dia de Reis – 06 de janeiro

Especialmente celebrado pelos cristãos e também conhecido como Dia dos Três Reis Magos, a data marca o momento em que o menino Jesus teria sido visitado pelos três reis que lhe presentearam com objetos simbólicos. Segundo a tradição, Belchior, Gaspar e Baltazar levaram ao menino Jesus ouro, incenso e mirra. A data também marca a retirada da decoração natalina, do presépio e da árvore de natal.

Origem do Dia de Reis – 06 de janeiro

As antigas comemorações natalinas datadas do início do cristianismo costumavam durar até 12 dias a partir de 25 de dezembro, pois segundo a tradição esse foi o tempo que os reis magos levaram para chegar até o menino Jesus. Assim, devido a esse costume, a noite do dia 05 e o dia 06 de janeiro tornaram-se tradicionalmente o Dia de Reis na religiosidade cristã.

Sugestões de Atividades para o Dia de Reis

Aproveite a data para confraternizar em família e guardar a decoração de natal juntos. É um ótimo dia para preces e orações de agradecimento.

Na escola a data pode abordada nas aulas de ensino religioso e na disciplina de artes. Nestas disciplinas pode-se pedir para as crianças para fazerem um desenho expressando o que o Dia de Reis significa para elas e suas famílias.

O dia também é marcado por festas religiosas regionais de grande importância cultural. Então, que tal levar um vídeo ou um texto para seus alunos falando sobre a Festa de Reis?

Dia da Gratidão – 06 de janeiro

Muitas vezes, devido a todas as nossas atribuições diárias, com o trabalho, a família, compromissos etc., acabamos nos esquecendo desse importante sentimento, a gratidão. Ser grato é, contudo, muito importante, pois ensina-nos a ter uma atitude mais positiva diante da vida. Afinal, por mais difícil que seja o nosso dia a dia sempre há algo ou alguém que podemos agradecer. Esse dia é especialmente dedicado a isso.

Origem do Dia da Gratidão – 06 de janeiro

Embora comemorado no dia 06 de janeiro no Brasil, o Dia da Gratidão guarda sua origem no dia 21 de setembro de 1965, ocasião em que um grupo de pessoas se reuniu no Havaí motivadas a reservarem um dia do ano especialmente dedicado a agradecer.

Internacionalmente, a data segue sendo comemorada em 21 de setembro em diversos países. Nos Estados Unidos e Canadá há ainda um feriado especificamente dedicado a Gratidão, o Dia de Ação de Graças.

Sugestão de Atividades para o Dia da Gratidão

Reúna sua família e amigos em um jantar ou almoço e conversem sobre pelo que podem ser gratos. Desfrute uma refeição com aqueles que você ama agradecendo por tudo de bom que há em sua vida.

Na escola o dia é propício para ensinar nossas crianças e adolescentes a terem uma atitude mais positiva. Convide seus alunos a fazerem uma redação ou poesia expressando todas as coisas pelas quais são gratos em suas vidas e faça um momento de leitura para socialização das produções.

Dia do Leitor – 07 de janeiro

A leitura é um hábito saudável que nos coloca em contato com um universo vasto de conhecimentos, sonhos e fantasias. Desde obras literárias a textos científicos, ler expande os horizontes de qualquer pessoa. Essa data é especialmente importante para todos aqueles que amam os livros.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia  do Leitor

Origem do Dia do Leitor – 07 de janeiro

O dia do leitor foi instituído no Brasil como forma de homenagear a criação do jornal cearense  O Povo, o qual foi fundado pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha no dia 07 de janeiro de 1928.

Sugestão de Atividade para o Dia do Leitor

No dia do leitor que tal escolher um novo livro para ler? Se você é pai, mãe ou responsável por uma criança leia uma obra infantil para seu pequeno, você também pode presentear alguém da sua família com um bom livro.

No ambiente escolar este dia não pode passar em branco, afinal o hábito da leitura precisa ser desenvolvido e estimulado desde pequeno. Portanto, leve seus alunos a biblioteca e faça um momento de leitura, se possível, peça para seus alunos escolherem cada um livro para lerem e fazerem uma apresentação sobre a obra escolhida para aos colegas ao final.

Dia da Liberdade de Cultos – 07 de janeiro

Toda pessoa tem direito de exercer livremente suas crenças e sua fé. Este dia é muito importante para lembrar-nos da necessidade de sermos tolerantes e respeitosos com aqueles que professam uma religião diferente da nossa. Apesar do cristianismo ser a maior religião em solo brasileiro, não podemos nos esquecer que o Brasil é um país multicultural e possui inúmeros outros grupos religiosos.

Origem do Dia da Liberdade de Cultos – 07 de janeiro

Escolheu-se este dia como forma de prestar homenagem a primeira lei para liberdade de culto criada no Brasil. Em 07 de janeiro de 1980 Demétrio Ribeiro, Ministro da Agricultura, apresentou o primeiro projeto de lei para assegurar liberdade de culto no país. Atualmente, o direito a liberdade de crença e de culto é previsto no artigo 5° da Constituição Federal de 1988.

Sugestão de Atividades para o Dia da Liberdade de Cultos

Dedique um tempo a conversar com sua família, principalmente com seus filhos, sobre a pluralidade de cultos religiosos existentes no Brasil. Se você não tem ideia dessa diversidade, reserve alguns minutos para pesquisar na internet.

No ambiente escolar o tema pode ser abordado para estimular o respeito e a tolerância, trabalhe uma caracterização geral das diferentes religiões existentes no Brasil e peça para seus alunos escreverem uma redação com o tema “porque eu devo respeitar as pessoas que possuem crenças diferentes das minhas”.

Dia do Fotógrafo – 08 de janeiro

Nem que seja apenas para tirar a famosa foto do documento de identidade, você já precisou dos serviços de um fotografo ao menos uma vez na vida. Este é o dia de celebrar este profissional que registra nossos momentos especias de uma forma única eternizando um instante precioso em uma imagem marcante.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia  do Fotógrafo

Origem do Dia do Fotografo – 08 de janeiro

A data foi escolhida para homenagear o dia em que a primeira câmera fotográfica teria chegado ao Brasil, trazida pelo abade francês Louis Compte no dia 08 de janeiro de 1840. Ele realizou uma demonstração da câmera e apresentou a invenção ao Imperador Dom Pedro II, que se apaixonou imediatamente pela fotografia sendo um dos grandes entusiastas dessa arte.

Sugestão de Atividade para o Dia do Fotografo

Que tal contratar um profissional e tirar um lindo retrato de família nesse dia? Na escola a data pode ser abordada de diferentes formas. Você pode trabalhar a história da fotografia com seus alunos. Outra possibilidade é pedir a eles para fazerem uma linda foto de algo que eles gostem e socializar com a classe. Ainda, você pode propor que tirem tire uma foto temática da turma para colocar no mural e nas redes sociais da escola (lembre-se da autorização para uso de imagem junto aos responsáveis dos estudantes).

Dia do Astronauta – 09 de janeiro

Em 1961 o homem foi ao espaço pela primeira vez, ocasião célebre em que o astronauta russo Yuri Gagarin, ao sobrevoar a orbita terrena junto aos seus compatriotas, proferiu sua inesquecível frase “a Terra é azul”. O evento deu início a corrida espacial que marcou a Guerra Fria e o homem pisaria na lua pela primeira vez no final da mesma década. Desde então ser astronauta acabou se tornando uma fantasia e um sonho para muitas crianças do mundo todo.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia  do Astronauta

Origem do Dia do Astronauta – 09 de janeiro

O dia do astronauta surge no Brasil para homenagear a Missão Centenário que foi empreendida em 2006 pela Agência Espacial Brasileira (AEB) responsável por enviar o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes , a Estação Espacial Internacional – EEI.

Sugestão de Atividade para o Dia do Astronauta

Seja em casa com a família ou na escola essa ocasião pode ser aproveitada para conhecer melhor a trajetória do brasileiro Marcos Pontes. Faça uma pesquisa sobre o primeiro astronauta brasileiro, leve para a turma um texto, que pode ser uma reportagem de jornal, ou um vídeo sobre a participação do Brasil na Estação Espacial Internacional. Peça para eles fazerem um desenho ou uma redação falando sobre a importância desse acontecimento para o país. Aproveite também para lembrar aos seus estudantes sobre a primeira ida do homem ao espaço e o primeiro pouso na lua, ocasiões memoráveis da historia humana.

Dia do Fico – 09 de janeiro

Essa é uma data muito importante para a história brasileira, pois encontra-se intimamente ligada a construção do Brasil enquanto nação e sua emancipação política posterior de Portugal.

Origem do Dia do Fico – 09 de janeiro

A data celebra o dia 09 de janeiro de 1822, quando o então Príncipe Regente Pedro de Alcântara se recusou a retornar para Portugal contrariando as ordens de seu pai D. João VI, proferindo as célebres palavras: “se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Diga ao povo que fico!”.

Sugestão de Atividade para o Dia do Fico

Esse é um ótimo momento para aprender mais sobre a história do Brasil. Programa-se, visite um museu de história nacional com sua família, essa também é uma ótima ideia para um passeio escolar. Mas, se não for possível, não deixe de comentar sobre o Dia do Fico com seus alunos, leve um pequeno texto ou imagem de D. Pedro I e fale sobre a importância da decisão deste personagem histórico para a nação brasileira.

Dia de São Gonçalo de Amarante – 10 de janeiro

Nascido no século XII em Tagilde, freguesia de São Salvador no distrito de Braga, em Portugal, Gonçalo de Amarante se dedicou a teologia e ao sacerdócio. Após se formar e viajar 14 anos pela Terra Santa, retornou a Portugal tornando-se um eremita. O santo é especialmente lembrado pela sua fama de casamenteiro, diz-se que a mulher que tocar em sua túmulo terá um casamento garantido e feliz.

Origem do Dia de São Gonçalo de Amarante – 10 de janeiro

Escolheu-se essa data, pois foi um em dia 10 de janeiro, possivelmente no ano de 1259, que Gonçalo de Amarante faleceu em sua solitária cabana de orações.

Sugestão de Atividade para o Dia de São Gonçalo de Amarante

Se sua família é cristã ou você está a procura de um relacionamento duradouro e feliz, pode comemorar a data fazendo preces e orações ao santo. Na escola a data pode ser trabalhada junto as aulas de ensino religioso, estudando-se a vida e contribuições de São Gonçalo para a história do cristianismo.

Aniversário de Belém – 12 de janeiro

Belém é a capital do estado do Pará. Essa data é especialmente importante para os paraenses e pessoas da região norte, mas isso não significa que a data precise passar em branco para as pessoas de outras regiões do país.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia  do Aniversário de Belém

Origem do Aniversario de Belém – 12 de janeiro

A data comemora a fundação da cidade, que ocorreu em 12 de janeiro de 1666, quando os portugueses para proteger a Amazônia de invasores de outras potências europeias mandaram construir um forte, conhecido como Forte Presépio, atualmente Forte Castelo e em seu entorno nasceu uma das cidades mais antigas do Brasil.

Sugestão de Atividade para o Aniversario de Belém

Se você é de Belém do Pará ou cidades próximas pode participar da celebração tradicional do aniversário da cidade onde é servido um bolo gigante feito uma panificadora local. Se você não é paraense, pode aproveitar a data para pesquisar e conhecer mais sobre a história de Belém. Na escola não deixe de comentar com seus alunos sobre a importância histórica da cidade, e peça para eles fazerem um desenho do Forte Presépio para marcar o dia.

Dia do Enfermo – 14 de janeiro

Todos nós alguma vez na vida já ficamos doentes, não é mesmo? Nem que seja apenas uma gripe. Ao ficarmos enfermos gostamos de ter alguém por perto, para cuidar de nós, nos dar carinho, atenção e claro, precisamos de profissionais capacitados para cuidar de nossa saúde. O dia do enfermo é uma data para nos lembrar da importância de sermos mais humanos e cuidar de nosso próximo.

Origem do Dia do Enfermo – 14 de janeiro

A data foi instituída em 2002 pelo Ministério da Saúde como forma de sensibilizar a população e os profissionais da área médica para as necessidades e cuidados que demandam as pessoas acamadas em hospitais ou mesmo em casa.

Sugestão de Atividade para o Dia do Enfermo

Visite um hospital e faça uma atividade voluntária. Se possível leve brinquedos para as crianças e dedique um pouco do seu tempo para alegrar o dia daqueles que estão enfermos. Se conhece alguém doente visite esta pessoa e mostre que você se importa com o bem estar dela.

Na escola a data pode ser trabalhada para estimular as crianças e adolescentes a serem mais compreensivos e humanizados com seus semelhantes. Faça uma atividade lúdica, como um teatro, ou peça para seus alunos escreverem uma redação ou mesmo para fazerem um desenho falando sobre a importância de cuidar dos enfermos com amor e carinho.

Dia do Compositor – 15 de janeiro

Se você já se emocionou com uma linda melodia e uma bela canção agradeça aos compositores, esses artistas que dedicam suas vidas a criarem músicas para deleite dos nossos ouvidos. Os compositores dominam notas e escalas musicas agrupando-as de forma a produzir sons maravilhosos para os nossos ouvidos. Não é uma tarefa fácil, exige conhecimento, dedicação e esforço.

Origem do Dia do Compositor – 15 de janeiro

A data surgiu no México, para homenagear a criação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM) ocorrida em 1945. Todavia, a data só passou a ser comemorada mundialmente a partir de 1983.

Sugestão de Atividade para o Dia do Compositor

Aproveite a data para celebrar a música brasileira. Ouça uma música nacional, conheça um novo estilo musical que talvez você não costume ouvir e expanda seus horizontes musicais.

Na escola, você pode aproveitar para homenagear um compositor nacional como Chico Buarque de Holanda, Tom Jobim ou Vinicius de Morais. Aproveite o dia para levar uma música e ouça junto com seus alunos, depois comente sobre o compositor da obra e sua importância artística.

Dia do Adulto – 15 de janeiro

Pode parecer estranho, mas existe um dia dedicado a comemorar a vida adulta. No Brasil, uma pessoa é considerada adulta a partir dos 18 anos de idade, mas em outros países a data pode variar, alguns consideram como adulto aqueles maiores de 21 anos, no Japão a idade é de 20 anos. Mas, ser adulto envolve muito mais que apenas ter determinada idade, envolve responsabilidades e deveres, mas também significa independência e a entrada em uma fase da vida que antecede a velhice.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia  do Adulto

Origem do Dia do Adulto – 15 de janeiro

A data foi criada como uma forma de contrapor o Dia das Crianças, dando os adultos uma oportunidade de trocarem presentes e celebrarem entre si, embora no Brasil este dia não seja muito popular.

Sugestão de Atividade para o Dia do Adulto

Você pode aproveitar o dia para sair com os amigos ou familiares, e para trocar presentes com os adultos importantes da sua vida.

Na escola, a data pode ser aproveitada para ensinar as crianças e adolescentes sobre como é a vida adulta. Trabalhe temas típicos dessa fase como economia doméstica, planejamento financeiro, busca por uma carreira profissional, impostos etc., e apresente aos estudantes uma perspectiva de como será sua futura vida adulta.

São Marcelo, Papa – 16 de janeiro

São Marcelo nasceu em Roma no ano de 255 e foi o 30º pontífice da Igreja Católica Romana. Eleito papa em uma época de intensa perseguição dos cristãos pelos romanos, Marcelo se colocou a frente da Igreja, reconstruiu templos destruídos e abriu as portas da igreja para os fiéis que haviam negado a fé retornarem.

Origem do dia de São Marcelo, Papa – 16 de janeiro

Celebra-se a São Marcelo em 16 de janeiro, pois está foi data de seu martírio. São Marcelo morreu em 309 provavelmente em decorrência de maus tratos.

Sugestão de Atividade para o dia de São Marcelo, Papa

Faça uma oração a São Marcelo se for você for cristão ou pesquise sobre as contribuições e história desse pontífice. Na escola, pode-se aproveitar a data para conhecer melhor a história da igreja em seu início, um período pouco comentado.

Dia do Esteticista – 18 de janeiro

O esteticista é um profissional que pode ter nível médio ou superior e atua em salões de beleza, spas, consultórios dermatológicos e outros espaços relacionados a beleza e bem estar, propiciando cuidados estéticos faciais e corporais.

Origem do Dia do Esteticista – 18 de janeiro

A data foi instituída pela lei nº 12.592 de 18 de janeiro de 2012, antes disso o dia era comemorado em 20 de novembro. A lei lei nº 12.592 regulamenta a profissão do esteticista atribuindo maior segurança tanto aos profissionais quanto aos clientes que utilizam esse serviço.

Sugestão de Atividade para o Dia do Esteticista

Aproveite o dia e cuide um pouco de si mesmo. Se puder vá a um salão e faça um tratamento de beleza, ou tire alguns minutos de seu dia para relaxar.

Na escola, a data pode ser trabalhada apresentando a profissão do esteticista aos alunos, leve um texto ou vídeo curto sobre o tema, e estimule seus alunos a terem hábitos de higiene e cuidados pessoais consigo próprios.

Dia do Cabeleireiro – 19 de janeiro

O cabeleireiro é o profissional capacitado a exercer atividades de corte, cuidados e higiene capilar. A data também homenageia os maquiadores, manicures, esteticistas e outros profissionais que trabalham em salões de beleza.

Origem do Dia do Cabeleireiro – 19 de janeiro

A data foi instituída por meio do  Decreto de Lei nº 12.592 de 19 de janeiro de 2012, no entanto, o decreto só entrou em vigor no dia seguinte, 19 de janeiro, desde então comemora-se o dia cabeleireiro nessa data.

Sugestão de Atividade para o Dia do Cabeleireiro

Vá a um salão e cuide de seus cabelos, você pode presentar aquela sua amiga que é manicure ou se você conhece um profissional que atua em salão de beleza não deixe parabenizá-lo.

Na escola aproveite o dia para falar sobre a importância dos profissionais de salões de beleza para os cuidados e asseio pessoal, aborde um pouco da história desses profissionais e destaque a importância da profissão na contemporaneidade.

Dia do Farmacêutico – 20 de janeiro

Neste dia se homenageia os profissionais com nível superior em farmácia. Se você já comprou medicamentos ou precisou correr para uma farmácia com uma emergência, com certeza você foi atendido por um farmacêutico, que lhe aconselhou para seu bem estar e saúde, e lhe deu informações sobre os usos dos medicamentos.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia do farmacêutico

Origem do Dia do Farmacêutico – 20 de janeiro

O dia do farmacêutico foi reconhecido oficialmente em 2007 por meio da Resolução nº 460 do Conselho Federal de Farmácia.

Sugestão de Atividade para o Dia do Farmacêutico

De os parabéns ou compre uma pequena lembrança para o farmacêutico da farmácia que atende sua família, na escola aproveite para comentar sobre essa profissão com seus alunos, leve um pequeno vídeo e explique a história destes profissionais e sua relevância para a nossa saúde e bem estar.

Dia de São Sebastião – 20 de janeiro

Padroeiro do Rio de Janeiro, dos atletas e dos militares, o santo é celebrado com liturgia especial nas cerimonias católicas. São Sebastião defendeu os cristãos e a fé católica durante o reinado do imperador romano Diocleciano, e acabou sendo condenado a morte por suas ações. Tendo sido salvo por uma viúva pouco antes de morrer, São Sebastião voltou a defender os cristãos e enfrentou uma nova condenação.

Origem do Dia de São Sebastião – 20 de janeiro

São Sebastião, após ser salvo de sua primeira condenação, foi sentenciado a ser açoitado até a morte e morreu em 20 de janeiro de 288 d.C. A Igreja escolheu a ata para homenagear o santo pelas ações em defesa dos cristãos e da fé.

Sugestões de Atividades para o Dia de São Sebastião

Se sua família é católica você pode ir a missa e participar da liturgia especial desse dia. As religiões de matriz africana, Umbanda e Candomblé, também celebram o santo sincretizado com o orixá Oxóssi.

Na escola, pode-se aproveitar a data para abordar a história do cristianismo e trabalhar também as crenças e costumes das religiões africanas, presentes no Brasil, através do sincretismo religioso que o santo contém. Converse com seus alunos e leve um texto para que eles colem no caderno.

Eclipse Lunar Total – 21 de janeiro

Os eclipses são um fenômeno natural relativamente raro, desde o surgimento da espécie humana os mesmos são observados pelos homens, intrigando a humanidade. Um eclipse lunar acontece quando a lua adentra na sombra do planeta Terra, sendo parcialmente ou totalmente obscurecida por ela.

Origem do dia Eclipse Lunar Total – 21 de janeiro

Nesta data ocorreu o primeiro eclipse lunar total do ano de 2019. Além disso, a lua estava mais próxima da Terra, portanto, 14% maior e 30% mais brilhante.

Sugestão de Atividade para o dia de Eclipse Lunar Total

Fique atento aos céus e observe o eclipse com seus familiares. Haverá mais eclipses lunares e também solares nesse ano, não perca, é um espetáculo único que vale a pena assistir.

Na escola é uma boa oportunidade para explicar as crianças o que são os eclipses, como eles ocorrem e discutir um pouco sobre a importância dos mesmos ao longo da história. Não se esqueça de levar um vídeo ou uma bela imagem do eclipse para seus alunos.

Dia Mundial da Religião – 21 de janeiro

A fé é um elemento muito importante para a vida humana. Cada um de nós tem suas próprias crenças, elas nos ajudam a enfrentar a vida, principalmente os momentos mais difíceis, mas também nos estimulam a celebrar os bons acontecimentos junto aos nossos familiares e comunidade.

Existem atualmente milhares de religiões no mundo todo, sendo as mais conhecidas o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. Não importa qual a sua religião, mas sim que ela te ajude a buscar a paz e a construir um mundo melhor para todos.

Origem do Dia Mundial da Religião – 21 de janeiro

A data foi instituída como forma de estimular o respeito e a tolerância religiosa. A ideia para este dia teria surgido em dezembro de 1949 por meio de uma Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is, religião fundada pelo líder persa Bahá’u’lláh no seculo XIX.

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial da Religião

Neste dia procure conhecer mais sobre as diferentes religiões existentes no Brasil e faça uma reflexão sobre a importância de respeitar a fé do próximo, veja quais atitudes você pode ter para ser mais tolerante e respeitoso. Você também pode convidar a sua família a participar de uma cerimônia religiosa da sua fé.

Na escola a data pode e deve ser aproveitada para discutir a importância da tolerância e do respeito religioso. Reúna os alunos em grupo, dê a eles um texto simples sobre a data e peça para que façam um cartaz com uma frase e um desenho que fale sobre a importância da fé e da religião na vida humana destacando os valores de tolerância e respeito.

Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa – 21 de Janeiro

Essa data é comemorada no mesmo dia que celebra a religião, sendo muito propícia sua ocorrência junto a este dia como forma de reforçar os valores de respeito e tolerância. Essa data nos traz um alerta sobre o problema da violência religiosa que ainda vitima milhares de pessoas em todo o mundo.

Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa - 21 de Janeiro

Origem do Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa – 21 de Janeiro

A data foi instituída por meio da Lei 11.635 de 27 de dezembro de 2007, tendo sido escolhido o dia 21 de janeiro como homenagem a Mãe Gilda, mãe de santo do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum em Salvador. Nessa data Mãe Gilda faleceu de infarto após ser vítima de crime de Intolerância Religiosa.

Sugestões de Atividade para o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa

Reflita sobre sua relação com o divino e sobre como você pode contribuir junto a sua família para fazer do mundo um lugar seguro para as pessoas de todas as fés. Na escola, proponha uma reflexão junto aos seus alunos, converse com eles sobre o sofrimento que a intolerância religiosa pode causar e peça para que escrevam um pequeno texto falando sobre a importância da tolerância e do respeito com o diferente.

Dia dos Aposentados – 24 de janeiro

Após uma vida toda de trabalho e dedicação todos nós queremos nos aposentar e passar uma velhice tranquila. Esse é o dia dedicado a lembrar-mo-nos daqueles que contribuíram com a sociedade por toda sua vida e agora merecidamente usufruem da aposentadoria.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia dos aposentados

Origem do Dia dos Aposentados – 24 de janeiro

A data foi criada em alusão a primeira lei brasileira de previdência social promulgada em 24 de janeiro de 1923 pelo presidente Artur Bernardes. O dia foi oficialmente instituído pelo Decreto Lei nº 6.926/81.

Sugestão de Atividade para o Dia dos Aposentados

Reserve um tempo para conversar com os idosos de sua família, leve-os para passear e fazer um programa diferente. Você também pode visitar um asilo e fazer voluntariado.

Na escola é um bom dia para falar sobre o respeito aos idosos. Peça para seus alunos fazerem um desenho representando seus avós e tudo aquilo que aprenderam com estas importantes figuras familiares.

Dia da Previdência Social – 24 de janeiro

Esta data é comemorada no mesmo dia em que se homenageia os aposentados. Ela nos recorda desse importante direito social, a previdência, que garante que todos nós possamos passar uma velhice mais segura. A data celebra a conquista democrática dos direitos sociais.

Origem do Dia da Previdência Social – 24 de janeiro

Este dia também presta homenagem a primeira lei previdenciária brasileira, a Lei Eloy Chaves de 24 de janeiro de 1923.

Sugestões de Atividade para o Dia da Previdência Social

O Brasil tem passado por uma reforma da previdência polêmica. Portanto, uma boa sugestão é reservar um momento do seu dia para rever as novas regras previdenciárias. É um direito seu.

Na escola é bom momento para falar com os alunos sobre a importância dos direitos sociais. Converse com eles, sobre a previdência social e sobre porque ela é importante para todos nós, estimule nos seus alunos o exercício da cidadania.

Dia do Carteiro – 25 de janeiro

Você já mandou uma carta ou recebeu uma encomenda? Mesmo que sejam os boletos e contas do mês, todo mundo sabe a dor de cabeça que temos quando a nossa correspondência não chega. Neste dia homenageia-se aos carteiros, esses mensageiros que trazem até nós nossas correspondências. A profissão de mensageiro existe desde a Antiguidade, e sempre de grande importância para a troca de mensagens por pessoas de diferentes civilizações.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia do Carteiro

Origem do Dia do Carteiro – 25 de janeiro

Celebra-se o dia do carteiro em alusão ao surgimento do cargo de Correio-mor da Monarquia Portuguesa, o qual foi criado em 25 de janeiro de 1663.

Sugestão de Atividades para o Dia do Carteiro

Quando for ao correio local ou receber uma correspondência em sua casa não deixe de parabenizar o carteiro pelo seu dia. Seja gentil e agradeça o bom trabalho deste profissional.

Na escola, que tal ensinar seus alunos a escreverem uma carta? Em tempos de internet e mensagens eletrônicas essa atividade com certeza será novidade para eles.

Aniversário de São Paulo – 25 de janeiro

Esta data é feriado municipal na capital paulistana e celebra uma mais antigas cidades brasileira, São Paulo, a qual foi batizada pelos portugueses como homenagem ao Apóstolo Paulo.

Origem do Aniversário de São Paulo – 25 de janeiro

Esse dia foi escolhido em homenagem a fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da fundação da cidade de São Paulo. Os padres  Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram a instituição em 25 de janeiro de 1554 e deram o nome e São Paulo em homenagem ao Paulo, o apóstolo, que teria se convertido ao cristianismo em um 25 de janeiro conforme a tradição cristã.

Sugestão de Atividade para o Aniversário de São Paulo

Se você mora na capital paulistana ou cidades próximas aproveite os eventos promovidos pela prefeita de São Paulo, que incluem shows e circuitos culturais com diversas atrações.

Na escola essa é uma boa data para falar sobre a maior cidade do Brasil e da América Latina. Leve um pequeno texto com informações sobre a capital paulista para seus alunos fazerem a leitura e colorem no caderno.

Dia da Gula – 26 de janeiro

Embora a gula seja um dos sete pecados capitais, essa data não tem conotação religiosa. A data não trás uma comemoração propriamente, mas um alerta sobre a alimentação saudável e o ato de comer bem, prevenindo distúrbios alimentares.

Origem do Dia da Gula – 26 de janeiro

Esse dia foi instituído para alertar as pessoas sobre o distúrbio da compulsão alimentar que leva muitos indivíduos a comerem de forma compulsória para compensar sentimentos como culpa, solidão e depressão.

Sugestão de Atividade para o Dia da Gula – 26 de janeiro

Converse com sua família e filhos sobre a importância de comer bem, e de comer a quantidade certa. Valorize suas refeições em família e aproveite para adotar um estilo de vida mais saudável, comendo mais verduras, legumes e frutas.

Na escola o momento pode ser amplamente aproveitado. Faça uma aula especial de educação alimentar, se possível convide um nutricionista para dar uma palestra instrutiva aos alunos ensinando-os a comer bem e alertando sobre os problemas da obesidade e outros distúrbios alimentares.

Dia internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro

Este dia presta homenagem a todas as vítimas mortas e torturadas durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente os judeus e homossexuais perseguidos pelo regime nazista. Não é um dia para comemorar propriamente, mas para refletir e promover ações em prol da paz.

Origem do Dia internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em assembleia geral e oficializado pela resolução 60/7 em 01 de dezembro de 2005. O 27 de Janeiro foi a data selecionada porque foi neste dia que em 1945 aconteceu a libertação dos prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.

Sugestão de Atividade para o Dia internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Reserve um tempo para meditar e refletir sobre os perigos da guerra e todos os atos que foram cometidos contra a humanidade na Segunda Guerra Mundial.

Na escola a data pode ser trabalhada junto a disciplina de história com confecção de cartazes ou redações para homenagear as vítimas do holocausto e afirmar a importância da paz.

Dia do Portuário – 28 de janeiro

Esta data reconhece a importância do setor portuário para o desenvolvimento econômico brasileiro. O Brasil possui uma ampla costa marítima e muitos portos por onde escoam a produção brasileira exportada e milhares de mercadores chegam do estrangeiro. Os protos sempre foram essenciais ao comércio, especialmente em épocas onde não havia os modernos meios de transporte como aviões de cargas.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia de Portuário

Origem do Dia do Portuário – 28 de janeiro

A data marca a assinatura da Carte Régia pelo rei de Portugal D. João VI  em 28 de janeiro de 1808 poucos dias depois de sua chegada ao Brasil, pelo mar, fugindo da invasão napoleônica.

Sugestões de Atividade para o Dia do Portuário

Se você mora em uma cidade costeira, visite a praia ou o porto local caso haja um. Senão, dedique alguns minutos do dia a pesquisar melhor sobre a importância da atividade portuária para o Brasil.

Na escola peça para seus alunos desenharem um porto e escreverem um pequeno texto, que pode ser poético, falando sobre o mar.

Dia de São Tomás de Aquino – 28 de janeiro

Esta data homenageia um dos mais importantes santos cristãos, conhecido como padroeiro dos estudantes e da escolas públicas. Um dos mais célebres teólogos da igreja, foi canonizado em 18 de julho de 1323 pelo papa João XXII.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia de São Tomás de Aquino

Origem do Dia de São Tomás de Aquino – 28 de janeiro

A data original de sua celebração era 07 de março, dia de sua morte, contudo, como essa data coincide com o período da quaresma, a igreja alterou o dia para 28 de janeiro.

Sugestão de Atividade para o Origem do Dia de São Tomás de Aquino

Se sua família é católica convide a todos para uma missa ou façam juntos uma oração em casa pedido a Proteção de São Tomás de Aquino.

Na escola a data pode ser aproveitado para homenagear os alunos e professores já que o santo é padroeiro das escolas públicas e dos estudantes. Faça um pequeno cartão votivo e distribua aos educandos e colegas docentes.

Dia da Saudade – 30 de janeiro

Todos nos temos alguém de quem sentimentos saudades, seja uma pessoa distante ou um entende querido que faleceu. Também sentimos saudades de momentos bons que passamos. Saudade é uma palavra complexa e cheia de significados profundos, difícil de ser traduzida para outros idiomas devido a sua complexidade.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia da Saudade

Origem do Dia da Saudade – 30 de janeiro

Esta data se destina a recordar a memória das pessoas queridas que já partiram, também serve para lembrar os bons tempos passados, a infância e aquelas pessoas queridas que estão longe.

Sugestão de Atividade para o Dia da Saudade

Ligue para alguém que você ama e sente saudade, envie uma mensagem para alguém distante ou relembre os bons momentos passados com aquela que você ama que não está mais aqui.

Na escola o momento pode ser aproveitado para estimular a expressão de sentimentos e das emoções da criança. Peça a seus alunos para fazerem um desenho de algo ou alguém que tenham saudade. Se sua turma for mais velha, você pode pedir um poema com o mesmo tema.

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos – 30 de janeiro

As histórias em quadrinho são uma forma divertida de ler, conhecidas também como HQ`s, elas misturam elementos visuais (imagens) com elementos textuais. Esse gênero literário é muito apreciado pelas crianças e jovens, sendo uma excelente forma de estimular o gosto pela leitura nos pequenos.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia Nacional das Histórias em quadrinhos

Origem do Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos – 30 de janeiro

Esta foi escolhida em virtude de ter sido em um dia 30 de janeiro, no ano de 1869, que a primeira história em quadrinho brasileira foi publicada. O quadrinho chamava-se As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte e foi produzido pelo cartunista Angelo Agostini.

Sugestão de Atividade para o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

No dia das Histórias em Quadrinhos que tal comprar uma revista deste gênero literário e ler? Depois você pode presentear seus filhos com ela e incentivar o hábito da leitura.

Na escola você pode levar seus alunos a biblioteca e fazer um momento de leitura ou pede pedir a eles para que criem uma pequena história em quadrinhos, eles farão os desenhos, criarão os personagens e vão escolher o enrendo. Uma forma de estimular a criatividade a leitura ao mesmo tempo.

Dia do Padrinho – 30 de janeiro

Padrinhos são nossos segundos pais. Quando nascemos nossa pais biológicos logo escolhe aquele casal de pessoas queridas e confiáveis que vão ajudar na nossa educação, nos proteger e amar junto a nossa família. Também escolhemos padrinhos para ocasiões importantes como casamento e formatura. Nesta data todos os padrinhos podem ser homenageados, embora o dia seja especificamente destinado a prestar homenagem aos padrinhos de batismo.

Origem do Dia do Padrinho – 30 de janeiro

A data foi escolhida para prestar homenagem aos padrinhos de batismo como forma de homenagear esses importantes personagens da vida social e religiosa dos brasileiros.

Sugestão de Atividade para o Dia do Padrinho

Visite ou ligue para seus padrinhos, caso eles já tenham falecido, dedique um tempo a meditar sobre o que aprendeu com eles e a lembrar de sua memória. Na escola peça para seus alunos fazerem um cartão votivo para entregarem aos seus padrinhos e madrinhas de bastimo em casa.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia do Padrinho

Dia Mundial do Mágico – 31 de janeiro

Nesta data se homenageiam os ilusionistas que entretêm e encantam o público com seus truques de mágica, tornando a vida mais alegre, divertida e misteriosa.

Origem do Dia do Mágico – 31 de janeiro

O dia foi criado em homenagem a São João Bosco padroeiro dos mágicos na igreja católica. Em vida, o santo trabalhava como mágico e malabarista para ajudar nas despesas de sua família. João Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888.

Sugestão de Atividade para o Dia do Mágico

Que tal tentar aprender um truque de mágica nesse dia? Você também pode aproveitar o momento para ver um filme de magia e fantasia e se divertir em família.

Na escola o dia do mágico pode ser lembrado, ensine seus alunos a fazerem truques simples, divida a classe em grupos e peça para que eles formulem uma pequena apresentação de mágica para os colegas. Com certeza seus alunos vão aprender enquanto se divertem.

Dia de São João Bosco – 31 de janeiro

O dia 31 de janeiro é também o dia de homenagem ao santo que deu origem ao dia do mágico. As datas podem ser comemoradas juntas. São João Bosco também é o padroeiro de Brasília, dos jovens e dos sonhos premonitórios. Inclusive, foi escolhido como padroeiro da capital brasileira, porque um de seus sonhos teria previsto a construção e fundação da cidade.

Datas Comemorativas do Mês de Janeiro - Dia de São João Bosco

Origem do Dia de São João Bosco – 31 de janeiro

A data foi escolhida por ser o dia de falecimento de São João Bosco, que morreu em 1888.

Sugestão de Atividade para o Dia de São João Bosco

Faça uma oração a São João Bosco e peça para que ele proteja os jovens da sua família e o seu lar. Na escola, você pode levar um pequeno texto junto a uma imagem impressa de São João Bosco, inclusive ligando o santo ao dia do mágico, unindo assim as duas atividades e levando um novo conhecimento aos seus alunos. Peça para que colem o texto e a imagem no caderno.

Fim do post sobre datas comemorativas de Janeiro

Gostou das datas comemorativas de janeiro? Não deixe de acompanhar os próximos artigos da série Datas Comemorativas.

(Visited 8 times, 1 visits today)