Departamentos cinematográficos

Olá, pessoal! Sejam bem vindos a mais um texto do Demonstre. Hoje vamos falar sobre os departamentos cinematográficos que existem na produção audiovisual.

A produção fílmica – departamentos cinematográficos

Não é segredo para ninguém que a produção audiovisual, seja ela para cinema de curta ou longa metragem, para internet ou televisão, exige a participação de um grupo de pessoas nas mais diversas funções que esse tipo de produção exige.

São diversos departamentos observáveis de cara, estritamente necessários para se fazer um filme: o departamento de fotografia, arte, som e direção. Mas além deles existem outros invisíveis e tão importantes quanto, vamos ver a seguir.

Produção – departamentos cinematográficos

Começando com um dos departamentos mais importantes. A produção é responsável por todo o planejamento do filme, desde a sua concepção até a sua realização e exibição, a produção nunca para de trabalhar.

No departamento de produção existem muito mais profissionais do que os produtores executivos, possuindo produtores para parte dos sets, assistentes, platôs e até “estagiários”, conhecidos aqui no Brasil por “boy de set”.

Direção – departamentos cinematográficos

É curioso ressaltar que toda a valorização por parte do público à figura do diretor na atualidade nem sempre existiu, até o final dos anos 1950 a figura do produtor era a que vinha a ser aclamada. No entanto, com a consagração do movimento cinematográfico francês Nouvelle Vague, que possuía basicamente uma ideia de uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, a figura do diretor passou a ser mais vista e valorizada pelos amantes da sétima arte.

Diretor Ari Aster, durante as filmagens de Midsommar

O diretor é o responsável por unificar todos os departamentos na realização do que está escrito no roteiro, para que todos possam, por assim dizer, fazer o mesmo filme, com toda a unidade que essa realização exige. Existe dentro desse departamento também o assistente de direção, que não tem normalmente decisões narrativas, mas sim próximas à de um produtor, que assegura que tudo esteja pronto na hora adequada.

Direção de fotografia – departamentos cinematográficos

A direção de fotografia, que faz em conjunto com a arte um departamento conhecido por cinematografia, é responsável pela montagem visual do que foi escrito no roteiro e está sendo coordenado pelo diretor, em relação a planos, angulações de câmera e esquemas de iluminação.

Moonlight, vencedor do Oscar de Fotografia

Apesar de ser visto normalmente como um departamento técnico, a direção de fotografia é extremamente narrativa, pois é através dos esquemas de luz e da escolha dos planos que se constrói a atmosfera do filme, seja ela de terror, de romance, dramática etc.

Direção de arte – departamentos cinematográficos

É na direção de arte que acontece a realização e planejamento, sempre junto ao diretor, de todo o cenário e mise-en-scène do projeto a ser realizado.

Além disso, o departamento de arte também é responsável pelos figurinos e maquiagens, além de montar, junto com o departamento de fotografia em um departamento já citado chamado de cinematografia, toda a paleta de cores do filme.

Departamento de som – departamentos cinematográficos

É claro, é impossível existir uma produção audiovisual sem som (mesmo no cinema mudo, existia!). Esse departamento será responsável tanto pela captação do som direto, ou seja, do som gravado em cena, como também pela edição do som, em suas categorias de desenho de som e mixagem de áudio. Um dos departamentos mais importantes do cinema.

Edição – departamentos cinematográficos

Após realizadas todas as etapas de produção, chegamos a pós produção, a montagem final do filme que vamos ver nas telonas ou no nosso serviço de streaming favorito.

É na edição que a montagem de todas as cenas gravadas acontece. Além disso, é também feito todo o tratamento de cor e áudio final do filme, em processos tão técnicos que merecerão um texto só para eles aqui em breve.

Atuação – departamentos cinematográficos

Evidentemente não haveria cinema sem as grandes estrelas que dão seus rostos e seu corpo para as telonas! O departamento de atuação é, sem sombra de dúvida, o mais popular para o expectador médio. Nele estarão, além de atores, também preparadores de elenco e, dependendo da produção, pode haver até mesmo um diretor só para eles (este, estando ligado ao departamento de direção).

O que achou dessa breve explicação sobre alguns departamentos cinematográficos?

Espero que tenha sanado todas as suas dúvidas sobre como acontece uma produção fílmica. Fique a vontade para ver muito mais sobre cinema aqui no Demonstre, visite nossa sessão de críticas cinematográficas.

Add Comment