Derruba Toco – Brincadeira Indígena

0
1605
Zarabatana - Brincadeira Indígena 6

Assim como várias outras culturas, os indígenas também valorizam a força de seus guerreiros através de jogos que exemplifiquem o seu poder. Um deles, realizado especificamente em festas e ocasiões especiais, é o Derruba Toco.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como preparar o Derruba Toco?

Esta é uma brincadeira que deve ser feita com cuidado, já que envolve um contato físico direto. Portanto, deixe as regras bem claras, e no caso dos mais pequenos, esteja sempre de olho para evitar que se machuquem.

Derruba Toco

Público alvo: crianças, adolescentes e adultos que gostam de se divertir e tem fôlego suficiente para correr ao longo da brincadeira.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade. Pessoas de idade mais avançada como os adolescentes de 16, além dos adultos de 20, também podem participar.

Recursos: a brincadeira precisa ser realizada em um ambiente com o espaço bem amplo para poderem lutar ao longo de sua tentativas para pegar o toco, que pode ser feito com uma madeira ou o próprio tronco.

Objetivo: a brincadeira tem como intuito derrubar o toco, mas não a partir do seu próprio corpo e sim com alguma parte do corpo do seu adversário. Por isso há muita luta e força ao longo da brincadeira.

Passo a passo

  1. A brincadeira do derruba toco deve ser realizado apenas com duas pessoas por vez.
  2. A dupla deve lutar entre si com o objetivo de fazer um dos jogadores tocar no toco e então derrubar. Por isso, há muitos tombos para que consiga atingir seu objetivo.
  3. A brincadeira pode terminar quando toco for de fato tocado por um dos jogadores e claro, ele precisa ser derrubado.

O Derruba toco é uma brincadeira que valoriza a competição e a força. Tenha isso em mente ao preparar a brincadeira, para que participem apenas aqueles que se interessam pela mesma. E procure não penalizar os alunos que não quiserem brincar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.