Desafio Histórico – uma Brincadeira para Aprender História

Olá, pessoal, sejam bem vindos a mais um post sobre brincadeiras. Hoje, brincadeiras para aprender história: Desafio Histórico.

Como preparar a brincadeira Desafio Histórico

A brincadeira do desafio histórico é muito simples de fazer. E para não atrapalhar sua grade de aulas, considere fazer em um dia já programado, preparando os alunos com aulas dinâmicas e que aticem suas curiosidades, para chegar no grande momento. Confira o que você vai precisar:

Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou melhor dizendo, do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Médio.

Idade: à partir dos 6 anos de idade, além de adolescentes com idade mais avançada, entre 14 ou 16 anos de idade.

Recursos: não é preciso muitos recursos. Apenas coloque todas as crianças em locais confortáveis na sala para que a professora faça as perguntas do desafio histórico e deixe responder perguntas rápidas.

Objetivo: a brincadeira é fazer o desafio histórico promover mais do que conhecimento, mas também divertimento entre toda a durma. A aula deverá ser feita com perguntas, desafiando o aluno a responder.

Passo a passo da brincadeira desafio histórico

  1. A brincadeira do desafio histórico pode ser feita em grupo. A sala deve ser dividida em dois grandes grupos.
  2. Devem ser selecionadas quais as perguntas a serem feitas para a sala, além de escolher quais os alunos que devem responder a perguntas no primeiro momento.
  3. O grupo que tiver sua maior quantidade de respostas corretas será considerado o vencedor.

Origem da brincadeira das brincadeiras para aprender história

Quem não lembra de programas de perguntas e respostas como o Show do Milhão e Passa ou Repassa? Ou de filmes como “Quem quer Ser um Milionário“? Estes exemplos mostram bem como um simples jogo pode desafiar o conhecimento de seus participantes até o limite. E esse tipo de tarefa pode ser bem aplicada em sala de aula, com o Desafio Histórico.

Usando certas brincadeiras e outros artifícios que podem ser descontraídos e interessantes, é possível deixar o processo de aprendizado mais fácil, especialmente para uma matéria de tanto conteúdo como a matéria de história. Se está em busca de começar introduzir assuntos históricos para crianças, é possível usar as brincadeiras como uma maneira divertida de fomentar o aprendizado.

O que você achou da brincadeira desafio histórico?

Aproveite para dar uma olhada em mais artigos pedagógicos aqui no Demonstre, separei um especialmente para você: zona de desenvolvimento proximal.

E não deixe de comentar o que achou da atividade!

Add Comment