1 Crônicas 2 – Genealogia e histórias dos pais

1 Crônicas 2, dá sequência a uma parte da bíblia, a qual como já dissemos anteriormente, muitos não se interessam em ler, a menos que estejam procurando um nome para dar a um recém-nascido, ou a um grupo criado

1 Crônicas 2- origem dos pais

No entanto, existem tesouros de imformações escondidos no Antigo Testamento, entre a imensa listagem de nomes, e o Reino de Deus quer que você participe das novidades, e sabe como? Nos fazendo companhia!

1 Crônicas 2 – Origem dos pais : de Rúbem a Perez e Zerá

 Devido ao número extenso de nomes de pais de família que se desenrolam da linhagem do povo de Israel, deixamos escapar mensagens incríveis, as quais podem edificar e trazer uma forma diferente de encarar a vida.

Vamos conhecer algumas histórias ligadas aos 12 pais das tribos de Israel, os filhos de Jacó, o homem que teve seu nome mudado por Deus, deixando de ser enganador para se tornar princípe de Deus!

1 Estes são os filhos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom;

2 Dã, José e Benjamim, Naftali, Gade e Aser.

3 Os filhos de Judá foram Er, e Onã, e Selá, estes três lhe nasceram da filha de Suá, a cananéia; e Er, o primogênito de Judá, foi mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou.

Tamar e Judá

No livro de Gênesis, no capitulo 38 está a história dos três filhos de Judá: Er, Onã e Selá. A história biblica diz que Er morreu por aborrecer a Deus com seu atos.

1 Crônicas 2 – dar descendentes ao irmão era regra

Naquele tempo, havia uma regra familiar: quando um individuo fosse casado e morresse sem deixar filhos, o seu irmão vivo, deveria casar com a viúva de seu irão, para que ela tivesse um descendente, o qual não teria nome do atual marido, mas, do falecido esposo.

Tamar, havia sido esposa de Er, assim, quando ele morreu, Onã, o irmão do defunto se casou com ela, mas, não queria que ela gerasse que recebesse o nome de seu irmão, portanto, tomou as providencias para não engravidá-la.

Só que essa atitude, também não agradou a Deus, e Onã morreu, também sem deixar semente. Judá o pai dos rapazes, com medo de que Selá, o qual ainda era menino, se casasse com Tamar e também morresse, resolveu não deixar que isso acontecesse.

Ele mandou a viúva para casa, esperar que Selá crescesse, contudo quando se tornou um rapaz, seu sogro nada disse sobre casamento, portanto, isso fez com que Tamar tomasse as providências, pois para ela importava muito se tornar mãe.

Ao saber que seu sogro estaria por perto do local onde morava, mudou suas vestes e cobriu o rosto. Se fez passar por uma prostituta e encantou seu sogro, engravidando dele. A forma como ele descobriu tudo está registrado em Gênesis 38, leia o restante da história pois vale a pena.

No verso 4 de 1 Crônicas 2 ficou registrado:

Porém Tamar, sua nora, lhe deu à luz Perez e Zerá; todos os filhos de Judá foram cinco.

De Perez a Boaz – 1 Crônicas 2

Embora o que Tamar tenha feito pareceu uma loucura, foi essa atitude fora do padrão que garantiu a perpetuação da descendencia de Judá, pois seus primeiros filhos morreram, e não se sabe o que aconteceria se Selá se casasse com ela.

Logo seus filhos já grandes deram continuidade à geração de Judá pois:

5 Os filhos de Perez foram Hezrom e Hamul.

6 E os filhos de Zerá: Zinri, e Etã, e Hemã, e Calcol, e Dara: cinco ao todo.

7 “E os filhos de Carmi foram Acar, o perturbador de Israel, que pecou no anátema.

Esse Acar, certamente foi Acã, cuja história pode ser lida no livro de Josué capitulo 7. Acã foi um verdadeiro corrupto no meio do povo.

8 E o filho de Etã foi Azarias.

9 E os filhos de Hezrom, que lhe nasceram, foram Jerameel, e Rão, e Quelubai.

10 E Rão gerou a Aminadabe, e Aminadabe gerou a Naassom, príncipe dos filhos de Judá.

11 E Naassom gerou a Salma, e Salma gerou a Boaz.

Após Salma ou “Salmon” ter se tornado pai de Boaz, mais uma interessante história aconteceu, e você a encontrará lendo o livro de Rute.

Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre,de geração em geração. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo,de eternidade a eternidade tu és Deus

Salmo 90
  1. Por que Judá desistiu de apedrejar Tamar ?

    Judá não podia matar a Tamar, pois os filhos que ela trazia no ventre eram dele. Houve reconhecimento de sua parte pelo erro cometido contra sua nora, pois havia lhe privado o direito de ser mãe, não oficializando o casamento da moça com Selá . ( leia Gênesis 38)

  2. O que significa derramar a semente fora, referindo-se ao ato de Onã?(Gênesis 38:8 e 9)

    O coito interrompido de Onã, tinha como intenção, não permitir que sua mulher gerasse um filho que conservaria a memoria e herança de seu irmão mais velho, como as regras de seu povo determinava que fosse feito. O irmão morto ficaria com a honra de ser considerado pai da criança e Onã não poderia considerar o filho gerado como seu descendente, portanto, ele resolveu dar um jeito para Tamar não engravidar, e Deus não gostou disso.

  3. Interromper um coito é errado ?

    Diferente dos tempos bíblicos, hoje é necessário o controle de natalidade, para evitar a situação de pobreza e má qualidade de vida. Se for com essa intenção, não temos base para afirmar que seja ou não pecado a interrupção de um coito. Na verdade, o erro maior de Onã, descrito em Gênesis 38:8 e 9, não foi a interrupção do ato sexual, como muitos afirmam. A maldade dele foi querer apagar o nome de seu irmão, e isso foi visto como afronta perante Deus.

  4. Evitar a gravidez é pecado ?

    Hoje existem diversos métodos para o controle de natalidade, e é possível que um casal faça seu planejamento familiar, utilizando recursos preventivos lícitos, até se ajustarem para receberem um bebê. Lembrando que o método escolhido, jamais deverá matar um embrião ou feto já em desenvolvimento, pois o aborto é pecado e crime, embora a prevenção seja permitida

  5. Por que os hebreus queriam ter muitos filhos?

    Nos tempos bíblicos, ter muitos filhos era privilégio, pois serviria,para aumentar o povo, fortificar o exercito e ter mais pessoas ajudando na plantação, colheita e crescimento das tribo

1 Crônicas 2 – De Boaz a Jeter

Do maravilhoso romance de Boaz e Rute, nasceu Obede, o qual foi avô de uma grande figura: O rei Davi, embora na linha geneológica quem aparece primeiro é Eliabe , por ser o primogênito e seus irmãos, sendo que Davi é o sétimo, como veremos a seguir:

12 E Boaz gerou a Obede, e Obede gerou a Jessé.

13 E Jessé gerou a Eliabe, seu primogênito, e Abinadabe, o segundo, e Siméia, o terceiro.

14 Natanael, o quarto, Radai, o quinto.

15 Ozém, o sexto, Davi, o sétimo.

16 E foram suas irmãs Zeruia e Abigail; e foram os filhos de Zeruia: Abisai e Joabe, e Asael, três.

pastorear-7074901-1755567

17 E Abigail deu à luz a Amasa; e o pai de Amasa foi Jeter, o ismaelita.

Você havia observado antes na Bíblia que Davi tinha irmãs, e Abisai, Joabe, Asael e Amasa eram sobrinhos dele? Sim, eram filhos de suas irmãs Zeruia e Abigail. Veja o desempenho desses rapazes em 2 Samuel capítulo 3.

1 Crônicas 2 – De Calebe a Selede

Eram pessoas e mais pessoas que nasciam, e entre elas surgiram os que a história de um povo construiram!

18 E Calebe, filho de Hezrom, gerou filhos de Azuba, sua mulher, e de Jeriote; e os filhos desta foram estes: Jeser, Sobabe, e Ardom.

19 E morreu Azuba; e Calebe tomou para si a Efrate, da qual lhe nasceu Hur.

20 E Hur gerou a Uri, e Uri gerou a Bezaleel.

21 Então Hezrom coabitou com a filha de Maquir, pai de Gileade, e, sendo ele de sessenta anos, a tomou; e ela deu à luz a Segube.

22 E Segube gerou a Jair; e este tinha vinte e três cidades na terra de Gileade.

23 E Gesur e Arã tomaram deles as aldeias de Jair, e Quenate, e seus lugares, sessenta cidades; todos estes foram filhos de Maquir, pai de Gileade.

24 E, depois da morte de Hezrom, em Calebe de Efrata, Abia, mulher de Hezrom, deu à luz a Asur, pai de Tecoa.

25 E os filhos de Jerameel, primogênito de Hezrom, foram Rão, o primogênito, Buna, Orem, Ozém e Aías.

26 Teve também Jerameel ainda outra mulher cujo nome era Atara; esta foi a mãe de Onã.

27 E foram os filhos de Rão, primogênito de Jerameel: Maaz, Jamim, e Equer.

28 E foram os filhos de Onã: Samai e Jada; e os filhos de Samai: Nadabe e Abisur.

29 E o nome da mulher de Abisur era Abiail, que lhe deu a Abã e a Molide.

30 E foram os filhos de Nadabe, Selede e Apaim; e Selede morreu sem filhos.

Vejam aqui uma interrupção na Geneologia, observe o transtorno que ocorria quando um homem morria sem filhos! ” Selede orreu sem filhos”, logo ali morreria uma geração, se ele não tivesse irmãos.

Mas, ainda bem que Apaim salvou a pátria e continuou a geração de seu pai.

fggg-6262985-5885246

1 Crônicas 2 – De Apaim a Salum

No verso 34 você verá outra situação que incomodava, os pais, mas sempre se dava um jeitinho! Sesã se casou, mas só nasceram filhas! E agora ? O recurso seria casá-la com um servo egípcio “Jará” e dos filhos de sua filha suscitar descendentes .

E o filho de Apaim foi Isi; e o filho de Isi, Sesã. E o filho de Sesã, Alai.

32 E os filhos de Jada, irmão de Samai, foram Jeter e Jônatas; e Jeter morreu sem filhos.

33 E os filhos de Jônatas foram: Pelete e Zaza; estes foram os filhos de Jerameel.

34 E Sesã não teve filhos, mas filhas; e tinha Sesã um servo egípcio, cujo nome era Jará.

35 Deu, pois, Sesã sua filha por mulher a Jará, seu servo; e lhe deu à luz a Atai.

36 E Atai gerou a Natã, e Natã gerou a Zabade.

37 E Zabade gerou a Eflal, e Eflal gerou a Obede.

38 E Obede gerou a Jeú, e Jeú gerou a Azarias.

39 E Azarias gerou a Helez, e Helez gerou a Eleasá.

40 E Eleasá gerou a Sismai, e Sismai gerou a Salum.

Nesse meio, profetas e guerreiros nasceram!

1 Crônicas 2 – De Salum a Bete-Gader

E Salum gerou a Jecamias, e Jecamias gerou a Elisama.

42 E foram os filhos de Calebe, irmão de Jerameel, Messa, seu primogênito (este foi o pai de Zife), e os filhos de Maressa, pai de Hebrom.

43 E foram os filhos de Hebrom: Coré, Tápua, Requém e Sema.

44 E Sema gerou a Raão, pai de Jorqueão; e Requém gerou a Samai.

45 E foi o filho de Samai, Maom; e Maom foi pai de Bete-Zur.

46 E Efá, a concubina de Calebe, deu à luz a Harã, a Mosa, e a Gazez; e Harã gerou a Gazez.

47 E foram filhos de Jadai: Regém, Jotão, Gesã, Pelete, Efá e Saafe.

48 De Maaca, concubina, Calebe gerou a Seber e a Tiraná.

49 E a mulher de Saafe, pai de Madmana, deu à luz a Seva, pai de Macbena e pai de Gibeá; e foi a filha de Calebe, Acsa.

50 Estes foram os filhos de Calebe, filho de Hur, o primogênito de Efrata: Sobal, pai de Quiriate-Jearim,

51 E Salma, pai dos belemitas, Harefe, pai de Bete-Gader.

1 Crônicas 2 – De Bete Gader a Recabe

52 E foram os filhos de Sobal, pai de Quiriate-Jearim: Haroé e metade dos menuítas.

53 E as famílias de Quiriate-Jearim foram os jitreus, e os puteus, e os sumateus, e os misraeus; destes saíram os zorateus, e os estaoleus.

54 Os filhos de Salma foram Belém e os netofatitas, Atarote, Bete-Joabe, e metade dos manaatitas, e os zoritas.

55 E as famílias dos escribas que habitavam em Jabez foram os tiratitas, os simeatitas e os sucatitas; estes são os queneus, que vieram de Hamate, pai da casa de Recabe.

Embora pareça estranho tantos nomes serem mencionados, mas, foram os pais dos diversos povos que povoaram as terras onde hoje moram os israelitas, iraquianos, turcos etc.

Video sobre a Geneologia – tente comparar com 1 Crônicas2

É muito interessante o que você ficará sabendo nessa mensagem! Toda Palavra de Deus tem mistérios!

https://www.youtube.com/watch?v=O3FiqZWA_rc

Fim

O registro de 1 Cronicas 2 foi e sempre será importantíssimo, principalmente por carregar nomes que deram origens a povos, dos quais se originaram costumes, que até hoje existem, e poucos questionam o motivo deles permanecerem.

Se você estã gostando da exposição da Palavra e as pequenas referências feitas sobre ela, continue nos seguindo e conheça outros textos bem interessantes para sua edificação!

Um grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20