1 Reis 14

1 Reis 14 nos apresenta uma lição Divina para aqueles que por meio do engano, mentiras e maldades tentam preservar sua posição. O texto irá nos mostrar o procedimento de dois líderes: Roboão, filho de Salomão, rei de Judá eBenjamim, e o ex-servo de Salomão que se tornou líder das 10 tribos divididas de Israel.

1 Reis 14-

O texto a seguir nos mostrará a oniciência de Deus, deixando claro que ninguém jamais o poderá enganar, e por mais que o homem mal pareça estar firme em seu caminho, por um momento, todo seu império poderá desabar.

Se quer saber mais sobre essa interessante história contida no Antigo Testamento, continue conosco, e boa leitura!

1 Reis 14- Como o Reino Unido de Israel se dividiu

O Reino Unido de Israel chegou a durar mais de cento e vinte anos com seus três reis:

  • Saul (1053- 1013 a.C.)
  • Davi (1013- 973 a.C)
  • Salomão (973 a 933 a. C)

Quando Davi esteve no reinado de Israel, eles conquistaram muitas terras, Desta forma , puderam expandir suas fronteiras. Ele equipou seu exército e se enriqueceu bastante, foi um rei próspero e bastante temente a Deus. Contudo, com o passar do tempo, os casamentos do rei Salomão e suas alianças políticas, começaram afetar a conduta do povo, e o próprio rei foi se afastando de Deus.

Salomão morreu, e seu filho Roboão devia ocupar o seu lugar, no entanto, o rapaz possuia uma vida sem o temor de Deus, conduzido pela idolatria e o vão prazer da vida.

Apesar de os profetas os alertarem, devido o pecado de Salomão e dureza de Roboão, seu filho e herdeiro, o reino unido foi dividido em 933 a.C., do jeito que o profeta Aías profetizou (I Rs 11:26-32).

A causa da divisão foi a conduta sem noção de Roboão, filho de Salomão. Ele era cruel tratou as coisas do reino de qualquer maneira, e sua prepotência, sua insensibilidade e sua opressão, provocou a divisão:

As dez tribos do norte seguiram a Jeroboão, filho de Nebate, e as duas tribos do sul continuaram com Roboão. O reino de Israel se dividiu e nunca mais as doze tribos estiveram sob o mesmo governo (II Cr 10:19) ( fonte).

1 Reis 14- A punição

Tanto Jeroboão que embora tenha recebido a profecia de que reinaria sobre as 10 tribos de Israel, como Roboão, filho de rei Salomão,o qual reinou em Judá, receberam noticias desagradáveis da parte do Senhor: Perderiam o reino e no caso de Jeroboão até seu filho seria tirado

Ambos, ao invés de se voltarem para Deus e reinarem com verdade e justiça, prefiraram a mentira, a maldade e idolatria. Isso fez com o que o juizo de Deus viesse com rigor sobre todos, permitindo a invasão de inimigos em suas terras e grandes sofrimentos

Tudo desabou no reinado deles, pelo fato de deixarem de servir a Deus para viverem na idolatria. Deus é bom e misericordioso, pronto a perdoare salvar, no entanto, jamais terá o culpado por inocênte.

Ele jamais permanecerá abençoando alguém que esteja mergulhado no pecado, o qual não esteja de acordo com seu trono de justiça.

Davi amou a Deus com todo coração, e por certo passou sua fé em Deus para Salomão seu filho. Embora enquanto jovem Salomão orava ( ); e com prazer construiu um templo para o Senhor. no entanto, quando seu reino estava estabelecido e um lindo templo erguido, Salomão atraído pelo amor das muitas mulheres, desviou-se do Senhor.

Como não podia ser diferente, ao entristecerem a Deus com a idolatria, perderam a oportunidade de terem confirmado seus reinados.

1 Reis 14 – O filho de Jeroboão

1 Naquele tempo adoeceu Abias, filho de Jeroboão.

2 E disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual falou de mim, que eu seria rei sobre este povo.

3 E leva contigo dez pães, e bolos, e uma botija de mel, e vai a ele; ele te declarará o que há de suceder a este menino.

4 E a mulher de Jeroboão assim fez, e se levantou, e foi a Siló, e entrou na casa de Aías; e já Aías não podia ver, porque os seus olhos estavam já escurecidos por causa da sua velhice.

Deus sempre chega na frente- 1 Reis 14: 5 a 10

5 Porém o Senhor disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás; porque há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra.

6 E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse-lhe ele: Entra, mulher de Jeroboão; por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com duras novas.

7 Vai, dize a Jeroboão: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Porquanto te levantei do meio do povo, e te pus por príncipe sobre o meu povo de Israel,

8 E rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos,

9 Antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti; e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas;

10 Portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão; destruirei de Jeroboão todo o homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel; e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.

Destruição e morte da criança -1 Reis 14:11 a 19

11 Quem morrer dos de Jeroboão, na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo as aves do céu o comerão, porque o Senhor o disse.

12 Tu, pois, levanta-te, e vai para tua casa; entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá.

13 E todo o Israel o pranteará, e o sepultará; porque de Jeroboão só este entrará em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o Senhor Deus de Israel em casa de Jeroboão.

14 O Senhor, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão no mesmo dia. Que digo eu? Há de ser já.

15 Também o Senhor ferirá a Israel como se agita a cana nas águas; e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio; porquanto fizeram os seus ídolos, provocando o Senhor à ira.

16 E entregará a Israel por causa dos pecados de Jeroboão, o qual pecou, e fez pecar a Israel.

17 Então a mulher de Jeroboão se levantou, e foi, e chegou a Tirza; chegando ela ao limiar da porta, morreu o menino.

18 E o sepultaram, e todo o Israel o pranteou, conforme a palavra do Senhor, a qual dissera pelo ministério de seu servo Aías, o profeta.

19 Quanto ao mais dos atos de Jeroboão, como guerreou, e como reinou, eis que está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel.

1 Reis 14 – De 20 ao 31- Roboão e Sisaque

20 E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar.

21 E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá; de quarenta e um anos de idade era Roboão quando começou a reinar, e dezessete anos reinou em Jerusalém, na cidade que o Senhor escolhera de todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.

22 E fez Judá o que era mau aos olhos do Senhor; e com os seus pecados que cometeram, provocaram-no a zelos, mais do que todos os seus pais fizeram.

23 Porque também eles edificaram altos, e estátuas, e imagens de Aserá sobre todo o alto outeiro e debaixo de toda a árvore verde.

24 Havia também sodomitas na terra; fizeram conforme a todas as abominações dos povos que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.

Sisaque rei do Egito saqueou Jerusalem-1 Reis 14

25 Ora, sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém,

26 E tomou os tesouros da casa do Senhor e os tesouros da casa do rei; e levou tudo. Também tomou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito.

27 E em lugar deles fez o rei Roboão escudos de cobre, e os entregou nas mãos dos chefes da guarda que guardavam a porta da casa do rei.

28 E todas as vezes que o rei entrava na casa do Senhor, os da guarda os levavam, e depois os tornavam à câmara da guarda.

29 Quanto ao mais dos atos de Roboão, e a tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?

30 E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias.

31 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.

A falta de sabedoria de um rei aliada ao empobrecimento – 1 Reis 14

Observe que a crueldade e falta do temor de Deus na vida de Roboão, só fez com que ele empobrecesse. Além de perder as riquesas do seu reino, as armas de ouro feitas por Salomão, as quais foram levadas por Sisaque para o Egito, ele conduziu o povo com precariedade, chegando a produzir armar bastante inferiores.

Um rei ou líder político dificilmente conseguirá se dar bem distante dos propósitos de Deus, pois, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

Fim

Se gostou da postagem de 1 Reis 14, deixe seu comentário! Seja sempre bem vindo em nosso site, temos o prazer de compartilhar o que existe de bom com você!

Um abraço, e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20