1 Samuel 21

1 Samuel 21 temos uma passagem bem interessante, em certo ponto até engraçado. Pense bem Davi com os olhos esbugalhados se fazendo de louco diante de Aquis ?

bbhh
1 Samuel 21

Nessa passagem de 1 Samuel 21, Davi quebra diversos padrões, e mesmo assim Deus o protege, pois suas intenções era conseguir se desviar das armadilhas até chegar onde Deus queria que ele estivesse.

1 Samuel 21- Davi vai até Aquis

Nesse capitulo da bíblia Davi quebra pelo menos três protocolos, os quais eram necessários para sua sobrevivência:

  • Come o pão da preposição
  • Pega a espada histórica
  • Encena loucura diante de um rei

 Ele não era um rebelde ou sem limites, mas estava sendo caçado por seus adversário, e caso não agisse fora do padrão e tomasse aquelas iniciativas, não chegaria ao lugar que Deus tinha para ele.

Não podemos dizer que seja certo essa quebra de protocolo, mas no caso de Davi, não estava pecando contra Deus, nem prejudicando ninguém com seus atos, apenas usando um caminho diferente perante uma emergência.

1 Samuel 21 – Estratégias de sobrevivência : Davi comeu o pão sagrado

O estrategista estava agindo com inteligência para conseguisse se manter vivo naquelas circunstâncias. Vejamos abaixo como aconteceu:

pao frances 3

Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo?

E disse Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio, e me disse: Ninguém saiba deste negócio, pelo qual eu te enviei, e o qual te ordenei; quanto aos moços, apontei-lhes tal e tal lugar.

Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão, ou o que se achar. E, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os moços se abstiveram das mulheres.

E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse: As mulheres, na verdade, se nos vedaram desde ontem e anteontem; quando eu saí, os vasos dos moços eram santos; e de algum modo é pão comum, sendo que hoje santifica-se outro no vaso.

Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor, para se pôr ali pão quente no dia em que aquele se tirasse.

Estava, porém, ali naquele dia um dos criados de Saul, detido perante o Senhor, e era seu nome Doegue, edomeu, o mais poderoso dos pastores de Saul.

De acordo com principios da lei, ninguém poderia comer dos pães sagrados a não ser os sacerdotes. Mas naquele caso, ou Davi se alimentava ou padecia de fome.

Comentando sobre essa passagem em 1 Samuel 21, o proprio Jesus mais tarde ensinando o discipulos, defendeu essa atitude de Davi, leia em Mateus 12:3

1  Samuel 21 – Estratégias de sobrevivência: Adquirindo uma espada

Davi acabara de se alimentar com os pães sagrados que o sacerdote lhe deu. Estava revigorado para prosseguir o caminho, no entanto, como guerreiro, não poderia ir de mãos vazias ao lugar para onde se dirigia.

Poderiamos pensar: Por que Davi não pegou mais pedrinhas e a funda?

Mas vejam bem, ao se encontrar com Golias, as pedrinhas só serviram para derruba-lo, apenas para isso! Leia com cuidado e veja que Davi acabou com o gigante, usando a própria espada dele.

Era essa dita espada que estava ali, como única arma disponível, e claro que só Davi para querer usá-la novamente!

Leia o trecho abaixo de 1 Samuel 21 :

Estava, porém, ali naquele dia um dos criados de Saul, detido perante o Senhor, e era seu nome Doegue, edomeu, o mais poderoso dos pastores de Saul.

espada

E disse Davi a Aimeleque: Não tens aqui à mão lança ou espada alguma? Porque não trouxe à mão nem a minha espada nem as minhas armas, porque o negócio do rei era apressado.

E disse o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale do carvalho, eis que está aqui envolta num pano detrás do éfode. Se tu a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra há aqui, senão aquela.

E disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma.

Veja que Davi precisava de se armar, pois não sabia como seria recebido por Aquis. Então na falta de outra espada, pegou a que lhe serviu no dia do triunfo, ao derrotar o gigante.

Pegar uma espada que praticamente era um patrimonio histórico, e ainda por cima estava guardada em um lugar sagrado foi ousadia de mais da conta!

Contudo, Davi nos mostra que o poder do triunfo não está na ferramenta, mas, sim nas mãos de quem a utiliza! A espada era do Gigante, por que não teve a capacidade para usá-la antes que Davi ? É porque o Senhor ensina estratégias diferentes para aqueles que o buscam.

1  Samuel 21 – Estratégias de sobrevivência : Que loucura!

E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate.

loucura loucura

Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?

E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate.

Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba.

Então disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?

Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este para que fizesse doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?

Parece bem engraçada essa passagem biblica, mas te garanto que não foi! Imagine se fosse eu ou você, diante de alguém que poderia mandar cortar sua cabeça na hora… Tinha que pensar depressa em uma estratégia, ou então...

O interessante é que a mão de Deus era tão forte na vida de Davi, que até mesmo se passar por louco, o ajudou a se livrar do perigo!

Já pensou que loucura!

Fim

Se você gostou da postagem de 1 Samuel 21 e quer ler mais textos com passagens biblicas como este, continue acesando nosso site, compartilhe com amigos, e deixe seus comentários, eles são muito importantes para nós.

Por aqui nos despedimos com um grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20