Tudo no tempo de Deus – Eclesiastes 3

Tudo no tempo de Deus funciona com mais segurança, e possui resultados extraordinários. Em Eclesiastes 3, o sábio pregador, após viver situações diversificadas, acaba tirando a conclusão de que para tudo existe um tempo debaixo do sol.

Tudo no tempo de Deus- Eclesiastes 3

Não se planta um pé de laranja e colhe os frutos no mesmo dia, mas espera-se brotar crescer… até que se possa saborear, contudo, quando se apressa o processo, ocorre alteração no sabor da fruta. Precisamos entender que tudo no tempo de Deus é melhor.

Tudo no tempo de Deus – Eclesiastes 3

Para todas as coisas há estação e tempo para todo propósito debaixo do céu.

2 Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher o que é plantado;

3 Tempo de matar e tempo de curar; tempo para desmoronar e tempo para construir;

4 Tempo de chorar e tempo de rir; Um tempo para o luto e um tempo para a dança;

5 Tempo de arremessar pedras, e tempo de ajuntar pedras; um tempo para abraçar e um tempo para abster-se de abraçar;

6 Tempo para obter e tempo para perder; tempo para guardar e tempo para jogar fora;

7 Tempo para rasgar e tempo para costurar; tempo para manter o silêncio e tempo para falar;

8 Tempo de amar e tempo de odiar; um tempo de guerra e um tempo de paz.

9 Que proveito tem o que trabalha naquilo em que trabalha?

10 Vi o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens para nele serem exercidos.

11 Ele fez tudo bonito no seu tempo; também pôs o mundo em seus corações, para que ninguém possa descobrir a obra que Deus faz desde o princípio até o fim.

12 Sei que não há bem neles, senão que um homem se regozije e faça o bem em sua vida.

Tudo no tempo de Deus – Eclesiastes 3- parte 2

13 E também que todo homem coma e beba, e desfrute do bem de todo o seu trabalho, é dom de Deus.

14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará para sempre: nada pode ser colocado para ele, nem qualquer coisa que se lhe deve tirar; e Deus fizer isso, que os homens temam diante dele.

15 O que foi é agora; e aquilo que deve ser já foi; e Deus exige o que é passado.

16 Além disso, vi debaixo do sol o lugar do juízo, que havia iniquidade; e o lugar da justiça, que havia 

iniquidade.

17 Eu disse no meu coração: Deus julgará os justos e os ímpios; porque  um tempo para todo propósito e para toda obra.

18 Eu disse no meu coração a respeito do estado dos filhos dos homens, para que Deus os manifestasse, e eles pudessem ver que eles mesmos eram bestas.

19 Pois o que sucede aos filhos dos homens acontece aos animais; uma coisa lhes sucede: como um morre, assim morre o outro; sim, todos eles têm uma única respiração; de modo que um homem não tem preeminência acima de um animal, porque tudo é vaidade.

20 Todos vão para um só lugar; todos são do pó e todos voltam ao pó.

21 Quem conhece o espírito do homem que sobe e o espírito da besta que desce à terra?

22 Portanto, percebo que não há nada melhor do que um homem se alegrar em suas próprias obras; pois essa é a sua porção; pois quem o levará a ver o que será depois dele?

Tudo no tempo de Deus – Estudo sobre Eclesiastes 3

 Eclesiastes 3 esclarece que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso… As coisas se tornam diferentes, passam, transformam-se. Nenhuma situação dura para sempre. 

Contudo, o poder de Deus, sua força e bondade não mudam, Ele permanece o mesmo em todos os dias, Ele é o único que não falha.  Ao colocarmos nossa confiança nas coisas deste mundo, há possibilidades de ficarmos desiludidos, contudo, isso não acontece se pudermos confiar totalmente em Deus.

Sem o Senhor, todas as experiências da vida são inúteis, sem razão nem esperança. Porém ao colocarmos nele toda confiança, encontramos valor nas nossas experiências e podemos contemplar a vida que Ele nos deu.

Um tempo certo – Tudo no tempo de Deus

Existe um tempo adequado para cada experiência. Por exemplo, um bebê recém-nascido precisa mamar, e só após crescer um pouco, receberá comida sólida. Da mesma forma, há uma estação certa para cada etapa da vida.

As vezes perdemos a paciência e almejamos que tudo aconteça na hora, sem esperar pelo tempo certo. Isso não é bom. Entenda que, edificar uma casa na areia por certo é mais rápido que construir na rocha, porém a base não é sólida. Se aceleramos os acontecimentos, recebendo coisas pelas quais não estamos aparelhados, podemos passar por muito sofrimento.

Observe que boa parte das pessoas adquirem um casamento infeliz porque não esperaram até estarem prontos para o casamento.

É muito importante buscar o tempo de Deus para nossas vidas. Ele sabe o que é melhor para nós. Esperar o tempo de Deus é aprender a ter paciência, domínio próprio e equilíbrio. Quando aguardamos o tempo certo, encontramos uma alegria especial nas coisas que Deus nos dá.

Uma expectativa que não é passageira

Tudo nessa vida, sejam os momentos de tristeza, dor ou sofrimento, irão passar. As alegrias efêmeras deste mundo também são passageiras. Mas, em Jesus, temos uma promessa eterna: no tempo certo, Jesus voltará para julgar o mundo e levar os salvos para o Céu.

No Céu, não haverá mais sofrimento. Enfim teremos alegria eterna, junto de Deus! Tudo acaba mas a palavra de Jesus nunca passa ( fonte)

Video com mensagem sobre tudo no tempo de Deus

Assista agora uma maravilhosa mensagem com Luiz Antonio

https://www.youtube.com/watch?v=I4f_gsCPETo

Quando entendemos que precisamos ser pacientes e aguardar tudo no tempo de Deus, por certo encontramos mais tranquilidade e paz na alma.

Fim

Se você gostou do tema Cristão  falando sobre tudo no tempo de Deus e deseja ler mais mensagens como esta, fique a vontade! Deixe seu comentário, pois é muito importante para nós! Um grande abraço e até breve!