Apocalipse 1

Apocalipse 1, introduz ao livro que mais provoca suspense, curiosidade e até medo em muitos leitores! Não se pode negar que ele é realmente um livro enigmático com mistérios e mensagens difíceis de entender sozinho.

o Apocalipse 1
Apocalipse 1- O Reino de Deus

Embora muitos filmes e livros já foram escritos e divulgados com inspiração no Apocalipse, nada melhor que bebermos diretamente na fonte

Se quer saber um pouco sobre esse  livro misterioso, nos acompanhe no Reino de Deus, pois temos algo muito importante para compartilhar com você

Apocalipse 1 -Que livro é esse?

O livro de Apocalipse que remete ao fim, significa “Revelação”, pois este foi o propósito de Jesus Cristo, o qual enviou aos seus filhos, para mostrar as coisas que brevemente devem acontecer.

Com 22 capitulos, o livro foi escrito por João, discipulo de Jesus Cristo, no primeiro seculo da era Cristã. Alguns escritos antigos, sugerem que ele foi escrito durante o reinado e a perseguição de Domiciano.

Outros no entanto, acham que foi por ocasião da perseguição de Nero. Tendo ainda aqueles que sugerem , que foi escrito sob o reinado de Vespasiano. A opinião moderna acredita que foi no período da perseguição de Domiciano.

Igreja da Asia Sardes
Saudações asigrejas – Apocalipse 1

Alguns estudiosos acreditam que o capítudo 11 de Apocalipse, se refere ao Templo de Jerusalém, o qual ainda estava de pé naquele tempo, e portanto, o livro foi escrito antes do ano 70 A.D.

De fato, ele foi escrito durante uma perseguição, e sabe-se perfeitamente que Nero foi o grande perseguidor dos cristãos. (fonte)

Pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo amado.

 João testificou da palavra de Deus, do testemunho de Jesus Cristo e de tudo o que viu em visão sobre o futuro, quando estava em Patmos.

Esta ilha, localizada na extremidade leste do Mar Egeu, compõe o arquipélago grego do Dodecaneso, que significa “doze ilhas”. A Ilha de Patmos está por volta de 55 Km da costa sudoeste da Turquia, e foi ali que João recebeu as revelações escritas no livro

Patmos
Ilha de Patmos no mar Egeu

Introdução do Apocalipse 1

Alguns estudiosos preferem acreditar que o Apocalipse já aconteceu no ano 100 da era cristã, outros pesquisadores acatam que as visões são para nosso tempo.

Mesmo que os cristãos tenham passado por um sofrimento indizível naquele tempo, quem lê o apocalipse hoje com olhos críticos e visão apurada, observa que algumas das visões de João estão acontecendo em nosso tempo

Abaixo, temos de forma literal o texto do primeiro capitulo do livro de Apocalipse 1, acompanhe conosco:

cartas a igreja da asia
Apocalipse 1 carta as igrejas da Asia

Saudações – Apocalipse 1

Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono que se arrependam dos seus maus caminhos e voltem ao primeiro amor para que possam alcançar a salvação

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

2 O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;

5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

mar Egeu
Apocalipse 1 – o reino de Deus

A visão do Filho do Homem

9 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.

10 Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

11 Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

12 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;

13 E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;

15 E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.

16 E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;

20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

igreja de Apocalpse1
Apocalipse biblia

A perseguição no tempo do Apocalipse 1

A perseguição dos cristãos no tempo em que o precioso livro foi escrito, se parece muito com a que sofreram no período domiciânico. Houve diversos períodos de perseguições de toda sorte.

  • Calígula (41 A.D.), “o imperador louco”, perseguiu os cristão por motivo religioso; 
  • Cláudio (52 A.D.) expulsou-os de Roma por causa das divergências destes com os judeus; 
  • Nero (64-68 A.D.) de maneira intensa, os perseguiu em Roma por todos os motivos que foram ditos
  • no tempo de Vespasiano houve poucas perseguições (69-79); 
  • Domiciano (81-96) é o único imperador que passou à História como o que banhou o império no sangue dos cristãos. 

A perseguição se dava pelo fato de que os cristãos era obrigados a cultuar o imperador, e isso, tanto para cristãos quanto para os judeus, era uma abominação.

Eles deviam tratar como divindade a um imperador, e os conceitos religiosos do antigo mundo gentílico,estavam acostumados a esses rituais romanos. Contudo, para os judeus fieis e os convertidos ao cristianismo, tal ato não deveria ser feito.

Apocalipse 1- Cristãos não adoram homens

O politeísmo, facilitava muito o endeusamento das pessoas cujo ofício, poder ou realizações eram admiradas. Para eles, algo que ia além do ordinário , força e autoridades sobrenaturais, somente deuses poderiam possuir.

Julio César sem qualquer pudor ou receio, no auge de sua megalomania , exigiu ser honrado como deus e colocou sua estátua nos templos, entre as dos deuses pagãos. 

Enquanto isso. Augusto proibiu a apresentação de honras divinas à sua pessoa em Roma, porém não recusou o título de “augusto”, até então dado somente aos deuses, e nas províncias admitiu templos que foram dedicados juntamente com a deusa Roma . 

O culto assim estabelecido progrediu nos reinados seguintes, variando apenas um bocado na ênfase que se lhe dava conforme às exigências dos vários imperadores, tornando-se, porém, gradativamente, um fator essencial do sistema religioso imperial.

dOMICINIANO 1
Domiciniano- Imperador do tempo de Apocalipse 1

Apocalipse 1- Domiciniano, o mais sangrento dos imperadores

É no reinado de Domiciano que a insistência sobre o culto ao imperador for reforçada, tornando-se exigência ameaçadora e mais dura do que dantes.

Este imperador, devido a uma carreira infame, por ocasião de sua morte, deixou de receber as honras duma apoteose por parte do Senado e se havia revelado mui solícito em receber honras divinas em sua carreira.

Para os seus subordinados tornou-se ele “deus et dominus” (deus e senhor). Suetônio diz que Domiciano iniciava suas cartas com estes dizeres:

“Nosso Senhor e Deus ordena que seja feito desta ou daquela forma”, e chegou a decretar que só se dirigissem a ele nesses termos, fosse verbalmente, fosse por escrito.

Mandou erigir imagens de sua pessoa por todo o império, a fim de tornar mais popular o seu culto. Segundo Cássio, quando Nerva assumiu o governo, um de seus primeiros atos foi mandar derreter as inúmeras imagens de ouro e prata de Domiciano, fazendo melhor uso do material empregado.

Apocalipse 1- Domiciniano e a profanaçao do templo

Segundo Plínio. Domiciano considerava qualquer negligência ou engano de seus gladiadores ou qualquer resistência a seus oficiais como ato de menoscabo à sua divindade.

E Plínio prossegue dizendo que Domiciano se elevou acima de todos os outros deuses e escolheu para suas estatuas os lugares mais sagrados do templo e mandou matar multidões de pessoas por se recusarem a cultuá-lo.

Vemos, pois, que há mui forte evidência de que, sob Domiciano, a cristandade teve que entrar numa luta de vida ou morte com o poder imperial que, mesmo quando mandavam imperadores mais discretos, sempre exigia mais do que os cristãos podiam ceder.( fonte)

Apocalipse 1 – Os matirizados

Era, pois, inevitável essa colisão muitíssimo forte e grave. Muitas eram as modalidades de castigo.

Uns eram martirizados; outros, exilados; outros mais, torturados, para que admitissem a divindade do imperador; a outros confiscavam-lhes as propriedades e a muitos outros perseguiam com tais punições reunidas. 

Tudo isso se reflete de modo completo no Apocalipse 1. A maior parte desse castigo caiu sobre a Ásia Menor porque ali se firmara a principal fortaleza da cristandade depois do ano 70 de nossa era. ( fonte)

Video – Estudo introdução sobre Apocalipse Bíblia

Estude com o rev. Ericson Martins a introdução de Apocalipse 1

Fim – Apocalipse 1

Espero que o artigo sobre Apocalipse 1 venha esclarecer suas principais dúvidas com respeito ao reino de Deus. Se você gostou, deixe seu comentário ou crítica, para que possamos trabalhar cada vez melhor

Nos acompanhe, leia nossos textos e compartilhe-os! Temos o prazer em trazer conteúdos edificantes para você.

Um grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20