Apocalipse 3 – Cartas às Igrejas da Ásia – parte 2

Apocalipse 3 traz um tema muito importante das escrituras. Diz respeito a continuação das 7 cartas enviadas para a igreja da Ásia.

Asia menor
Apocalipse 3- carta as 7 igrejas -parte 2

Elas foram escritas pelo Apostolo João, quando estava exilado na ilha de Patmos, entre anos 90 a 95 depois de Cristo.

Em prosseguimento ao Apocalipse 2 , postado anteriormente no Reino de Deus, o texto de Apocalipse 3, confere as demais cartas as igrejas da Ásia.

Apocalipse 3-Cartas às Igrejas da Ásia – parte 2

Embora  os escritos sejam demasiadamente antigos, a mensagem possui uma essência puramente atual. Ela desperta curiosidade pelo fato de que fenomenos parecidos são vivenciados em nossos dias.

Como todas as passagens das escrituras, o Apocalipse  não possui interpretação única. Ele possui conteudo Profético, literal e simbólico.

Acredita-se que as cartas as igrejas da Ásia, trazem não apenas informações para o povo que viveu no tempo de exilio do apostolo João, mas,  fortes mensagens proféticas são escritas para a igreja de Cristo, nos dias em que vivemos e para os dias que estão por vir.

Leia Apocalipse 3, do verso 1 ao 6 – Carta a Igreja de Sardes

1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

Sardes boa
Apocalipse 3- Igreja de Sardes

2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

4 Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.

5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

A carta para Sardes- Apocalipse 3

A carta escrita para a Igreja de Sardes, trazia forte exortação para uma Igreja, a qual seus membros já não possuíam uma vida temente a Deus.

Ela parecia ser fiel, com aparencia externa de santidade, mas não era seu estado verdadeiro.

infelismente só vivia de aparência, e suas obras não glorificava a Deus. Sardes, embora estivesse viva perante os olhos humanos, estava morta para Deus!

No entanto, havia alguns membros que embora doentes ainda permaneciam vivos. Pode-se dizer que seriam os crentes que embora fracos na fé ainda possuíam um pouco do temor de Deus.

Estes, estavam com chances de se salvar, por isso deveriam lutar até vencer e receber sua recompensa!

Apocalipse 3- A igreja de Filadélfia

7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:

filadelfia Turquia
Apocalipse 3 – Ruinas da antiga cidade de Filadelfia

8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

A carta para Filadelfia- Apocalipse 3

Filadelfia é a igreja com a qual todo cristão deseja se referenciar, pois quem não quer as portas abertas e a proteção Divina?

Contudo, as promessas de bençãos e proteção que ela recebeu, não foram sem esforço. Filadelfia trabalhava, tinha paciência, suportava tudo na tentaiva de manter sua fé viva e conseguir agradar a Deus.

O cristão que procura manter sua integridade e vida proxima a Deus, pode dizer que tem tudo, pois a riqueza celestial e a presença Divina lhe basta.

Apocalipse 3- A igreja de Laodicéia

14 E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

laudiceia
Apocalipse 3- Igreja de Laudiceia

15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

A carta para Laudiceia- Apocalipse 3

Sobre essa curiosa cidade de Laudiceia,  Hector Sepúlveda, traz explicações interessantes. O texto abaixo deve a ele o credito como autor. Vamos conhecer ?

Laodicéia, era uma cidade de grande comercio, banqueiros e outros negócios. Em 62 dC, foi destruida por um terremoto, mas, ao contrário de outras cidades, novamente se ergueu pela riqueza que possuía.

 Ela se parecia com a suíça de hoje, sempre neutra em política. Ele era conhecido por suas ovelhas especiais em lã preta fina. 

Em Laudiceia também tinha uma famosa escola de medicina conhecida por uma pomada que deveria curar doenças oculares. 

Hyropulus era uma cidade próxima, conhecida por suas fontes termais, havia aquedutos que levavam a água para Laodicéia, mas ao chegar à cidade as águas eram mornas, além de terem águas de enxofre de alta concentração, amargas. Lao = pessoas e diz = reinar ou pessoas governam. ( fonte )

Motivos da carta exortativa

Laodicéia era uma igreja, a qual devido estar em uma cidade rica, deixou de procurar as verdadeiras riquezas que se originam da intimidade com Deus.

Depender das riquezas mundanas e não de um relacionamento com Deus, nos torna mornos e abomináveis ​​para com o Senhor.

laudiceia 2
Apocalipse 3

Aquela igreja, se esqueceu de seu relacionamento com Deus. Na realidade o descuido de uma vida com o Senhor, pode fazer com que o dinheiro e as riquezas deste mundo, se tornem mais importantes que sua presença

Se não tivermos comunhão íntima com Deus , somos pobres miseraveis cegos e nus, ainda que materialmente sejamos ricos.

Fim

Se você apreciou a reflexão sobre Apocalipse 3 e quer continuar lendo sobre esse livro interessante, fique em conexão conosco! Traremos mais assuntos referentes ao reino de Deus.

Um grande abraço, em breve temos mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20