Apocalipse 6 – O fim dos tempos

Apocalipse 6 faz alusão aos acontecimentos nos fins dos tempos. Os famosos 4 cavaleiros misteriosos, os quais trazem consigo catástrofes e sofrimento para os moradores da terra.

apocalipse 6

O clamor dos mártires, as mudanças trágicas ocorridas no universo, São revelações fortes de eventos que acontecerão próximos do fim!

Se deseja ler sobre o assunto e compará-lo com a opinião de outros estudiosos, fique conosco no Reino de Deus!

Apocalipse 6 – O fim dos tempos

Assim como toda passagem escatológica, a interpretação de Apocalipse 6 não é nada fácil!

Existem diferentes correntes teológicas que se posicionam na interpretação desta importante mensagem, sendo que uma delas alega que o Apocalipse já aconteceu, logo após a assunção de Cristo e que a perseguição feita à igreja, ocorreu no tempo de Nero.

No entanto, os visionários futuristas, defendem que partes do Apocalipse acontecerá logo após a saída da igreja da terra, ou seja o arrebatamento da noiva de Cristo.

O Anti Cristo se manifestará, e dias muito trabalhosos, como nunca foram vistos antes, trarão ao mundo grande sofrimento e dores. Abaixo acompanhe conosco a leitura de Apocalipse 6:

Apocalipse 6 – Os 4 cavaleiros versos de 1 a 8

1 E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.

2 E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.

Apocalipse 6:2

Observe que esse cavaleiro:

  • Foi visto na terra
  • Tinha um arco na mão
  • Recebeu uma coroa
  • Foi visto sózinho
  • É anônimo
  • Foi visto no início da grande tribulação

Mas, quem será esse cavaleiro? É Jesus ou o anti Cristo? Quer saber ? Então vamos ouvir o pastor Serafim ?

Após o debate entre os teólogos, se desejar mais informações leia como Conegero explica cada posicionamento e tire suas conclusões! Posteriormente, continue a leitura, pois tem muito mais para se desenrolar!

3 E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.

4 E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.

Vejam que esse cavaleiro iria tirar a paz da terra, não apenas de um país, mas, de toda terra. A paz da terra por completo ainda não foi tirada, mas já está a caminho

5 E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão.

6 E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.

7 E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.

8 E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

Apocalipse 6 – Os mártires – versos 9 a 11

Desde o tempo em que Jesus ressucitou, cristãos em todo mundo sofreram pelo fato de crerem no Senhor e pregarem sua vinda para fazer justiça nesse mundo.

Se acreditam ou não, os sinais de apocalipese 6 estão chegando aí, e tem gente ainda morrendo por amor a Cristo! Leia o texto a seguir:

9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

anciãos
Apocalipse 6 os mártires

10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Os Martires, são aqueles que perderam a vida por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram na terra.

Eles suplicavam a Deus para que o sangue que havia sido derramado tivesse seu valor reconhecido. Eles ainda não tinham ressuscitado. Estavam mortos para o mundo, mas, vivos para Deus. O que João teve foi uma visão, e isso refuta a idéia de almas que ficam vagando.

Observem que na transfiguração de Cristo, Moisés e Elias apareceram em uma visão para os discipulos. Isso não necessariamente implica que estivessem fisicamente naquele lugar, mas, tratava-se de uma visão.

Em Apocalipse 20 o texto acima fica mais claro: esses mortos não se encontram vivos nesse momento, contudo, eles viverão no futuro, quando na vinda do Senhor, após a grande tribulação e a ressurreição dos mortos, e eles reinarão com Cristo por mil anos.

Assim, quando João teve a visão, o Senhor deixou claro que ainda algumas pessoas no futuro, morreriam pelo testemunho do evangelho, até que Apocalipse 6 fosse completamente realizado.

Será que teremos a oportunidade de estar entre eles?

Apocalipse 6 – verso 12 ao 14- Céu e terra em grande abalo

Os versos que vem a seguir, talvez esteja entre os mais temidos da humanidade. Imagine se eu ou você estivermos ainda vivos nesse dia?

apocalipse 6
Apocalipse 6 as estrelas caindo do céu

Derrente um estrondo tremendo é ouvido, e cena que os vivos verão será a que está exposta logo abaixo:

12 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;

13 E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.

14 E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.

Pare um pouquinho e reflita: Onde será que estaremos quando isso acontecer?

Apocalipse 6 – o medo do juízo divino

Imagine que nesse dia, não haverá nem mesmo esconderijos fortes subterranêos que possa esconder uma pessoa importante, livrando-o da presença do Rei! Leia!

15 E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;

16 E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;

17 Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

Se está escrito acontecerá, pois essa Palavra é fiel e verdadeira!

Apocalipse 6 – Quer saber mais ?

Para terminamos o texto com mais informações sobre esse importante capitulo, vamos para algumas perguntas e rspostas? Já te adianto, é tremendo!!!

  1. Quem era o cavaleiro do cavalo branco descrito em Apocalipse 6:2 ?

    De acordo com os teólogos dispensacionalistas, o cavaleiro do cavalo branco, será o anticristo, pois, na visão é seguido pelos demais cavaleiros que tirarão a paz da terra ( 3 anos e meio de paz durante a grande tribulação). Ele não pode ser Cristo, pois a paz que Jesus Cristo dá, ninguém a pode tirar

  2. Os mártires de Apocalipse 6 são os mesmos de Apocalipse 20?

    Os mártires de Apocalipse 6 são aqueles que deram sua vida pelo testemunho do evangelho de Cristo, assim como os que se encontram e Apocalipse 20. Eles não são almas vagueando pelo espaço. Estão mortos para o mundo nesse momento, mas, vivem diante de Deus, e haverão de ressucitar na vinda de Cristo, para reinarem com Ele.

  3. A Igreja passará pela grande tribulação?

    De acordo com os estudos feitos pelos dispensacionalistas não! A noiva de Cristo será arrebatada antes da grande tribulação. Ela verá apenas o princípio de dores, será tirada, antes que o Anticristose revele ao mundo como um homem . Contudo, outra corrente teológica que se trata dos pós- milenistas acreditam a igreja verá a grande tribulação.

  4. Quem são os 144 mil que aparecem no livro de Apocalipse?

    De acordo com os dispensacionalistas, eles são judeus que se converterão ao Cristianismo durante a grande Tribulação.

  5. Haverá salvação em Cristo durante a grande tribulação?

    Sim, para aqueles que não forem arrebatados durante o rapto da noiva, poderão se salvar durante a grande tribulação.No entanto, nao poderão ter a marca da besta na mão ou testa, e terão que suportar muitas dores, até morrer por amor a Cristo sem negá-lo.

o-reino-4484887-4866753

Fim

Se você gostou desta postagem sobre Apocalipse 6, e deseja ler mais sobre esse livro escatológico, fique ligado com a gente! O Reino de Deus está sempre trabalhando para trazer conteúdos maravilhosos e edificantes para você.

Um grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20