Até aqui nos ajudou o Senhor- 1Samuel 7

“Até aqui nos ajudou o Senhor”, é uma frase bem conhecida entre os vencedores, afinal de contas, não é possível receber uma vitória completa sem a ajuda de Deus. Samuel experimentou um momento singular em sua vida, e sua alegria foi tão grande, que resolveu marcar o local do combate com a pedra “EBENESER”

1 Samuel 7 1
Até aqui nos ajudou o Senhor- 1Samuel 7

Se quer saber mais sobre a história desta frase que está nos lábios de quem acredita no poder sobrenatural de Deus, nos acompanhe no texto e saiba um pouco mais deste assunto.

Até aqui nos ajudou o Senhor -É preciso estar com Deus

Samuel era alguém que possua um contato constante com Deus por meio da oração. Ele sabia que enquanto estivesse disposto a buscar a Deus e clamar por sua misericórdia permaneceria vitorioso.

Contudo também entendia, que o dia em que o deixasse, Deus também o deixaria.

O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. ( leia)

2 Crônicas 15:2

No entanto, Deus estava com ele, e por isso venceu uma batalha a qual, se fosse pensar em recursos humanos, estaria perdido.

Deus é bom e justo, jamais deixará de ajudar os que confiam Nele, no entanto, sonda os corações e conhece quem realmente o ama, distinguindo-o daqueles que apenas desejam se beneficiar de seus feitos.

pedras

Até aqui nos ajudou o Senhor – 1 Samuel 7-1 a 4- A libertação da idolatria

Confira na íntegra a passagem de 1 Samuel 7, na qual a batalha é vencida e a pedra colocada como testemunho:

Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.

E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor.
Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo:

Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao Senhor
.

Deus não dará sua honra às imagens de escultura! Se alguém confiar inteiramente Nele e lançar fora toda idolatria, reconhecendo-o como único Senhor de sua vida, esta pessoa se tornará imbatível. Foi isso que aconteceu com Samuel e os soldados que lhe acompanhavam

até aqui nos ajudou o Senhor

Até aqui nos ajudou o Senhor – 1 Samuel 7- Deus responde com trovões

Observe nos versos bíblicos a seguir que, Samuel e seus companheiros se prepararam para aquela batalha com Jejum e oração. Se fossemos pensar de forma humana, o jejum enfraqueceria o exército, no entanto, com Deus funciona diferente. “ Até aqui nos ajudou o Senhor” respondia o motivo de jejuarem e mesmo assim ficarem fortes ao ponto de celebrarem a vitória.

Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao Senhor.
E congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o Senhor, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o Senhor. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mizpá.

Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.
Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.

Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.

E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.

E os homens de Israel saíram de Mizpá; e perseguiram os filisteus, e os feriram até abaixo de Bete-Car.


“Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.”

1 Samuel 7:

Observe que Samuel sinalizou o local da vitória com uma pedra! Jesus, é a pedra de esquina, colocada como alicerce, quem Nele confia, não deve se apressar, pois garante resultados surpreendentes.

ate aqui nos ajudou o senhor 1samuel 7

Até aqui nos ajudou o Senhor – 1 Samuel 7 – A vitória!

Assim os filisteus foram abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel.

E as cidades que os filisteus tinham tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate, e até os seus termos Israel arrebatou da mão dos filisteus; e houve paz entre Israel e entre os amorreus.

E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.
E ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em todos aqueles lugares.

Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor.

Veja que Samuel jugou a Israel, liderando o povo por muito tempo. O segredo de seu sucesso estava na forma reverente e fiel de tratar a Deus, reconhecendo seu poderio nos céus e na terra. Ele sempre se preocupava em se preparar para a guerra, buscando a Deus e oferecendo-lhe sacrifícios puros. E quando retornava vitorioso, não esquecia de agradecer.

Quem reconhece a Deus sobre toda sua vida, e acredita plenamente em seu poder, é impossível que seja um colecionador de derrotas!  Ele sempre terá a benção de Deus em sua vida.

Após tão grandes batalhas, Samuel travaria outra guerra que não era física, mas sim emocional. Mesmo sendo um líder que Deus sempre respondia, o povo envaidecido por vencerem a tantos povos, desejaram ter um rei. Samuel então orou a Deus sobre isso, e o Senhor determinou que Saul fosse ungido rei. No entanto, os olhos de Deus já estavam em Davi a quem Samuel também ungiu.

Final

O que você sente quando lê a frase “Até aqui nos ajudou o Senhor” Não te dá uma sensação gostosa de vitória Se gostou do texto, deixe seu comentário, e aproveite para ler outros textos em nosso blog, existem mensagens maravilhosas aqui.

Um grande abraço e até breve!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20