Gênesis: O princípio

Genesis é o primeiro livro da bíblia. Nele encontramos a formação da terra e se todos os seres viventes. O livro de Gênesis traz detalhes da obra prima de Deus como respostas principalmente para cristãos e judeus.

planeta terra
Gênesis o princípio

Se ainda não conhece o livro de Gênesis, ou deseja saber um pouco mais sobre o princípio de todas as coisas, o Reino de Deus  com muito carinho traz alguns detalhes para você, portanto, fique conosco!

Gênesis: O princípio

Quem quando criança nunca deitou no chão para contemplar as nuvens? Ou ainda, pediu para alguém o levar até o monte mais próximo para tocar o céu?

Somos curiosos por natureza e sempre estamos à procura de respostas para todos os fenômenos que ocorrem durante nossa vida. Contudo, muitos de nós partimos desta vida, sem ter a certeza absoluta do que acontecerá do outro lado.

As teorias são criadas para amenizar nossa sede de saber. Após pesquisas, buscas por documentos, relatos e outras coisas mais, elaboram-se possíveis explicações para os fenômenos mais questionáveis.

A Bíblia existe para isso! Ela possui tudo para responder as perguntas da humanidade, e o livro de Gênesis é seu primeiro livro.

Ele serve de forma perfeita como introdução a todo conteúdo. A palavra “Gênesis”, do grego geneseos, significa “origem” ou “fonte”. Essa palavra traduz o hebraico bereshith, que é a primeira palavra do livro. Essa palavra hebraica significa “no princípio”.

Quem é o autor e qual a data do livro de Gênesis ?

Embora não existam dados que assegurem por certo quem foi o autor original de Gênesis, a tradição judaica e a tradição cristã aceitam Moisés como autor desse livro.

paraiso 1
Gênesis no principio criou Deus o ceus e a terra

Contudo, alguns questionam sua autoria, pois acreditam que Gênesis foi escrito após a época de Moisés, enquanto outros defendem que o livro foi escrito antes dele.

De acordo com a Bíblia, foi Moisés o autor do livro de Gênesis.

Como era costume do povo judeu passar os feitos de Deus para seus decendentes como mostra Deuteronômio 6:7 ao17, por certo tinha relatos que vinham dos antepassados, e o mais importante:

  • Ele recebeu a palavra inspirada pelo Espírito de Deus
  • Possivelmente teve revelações especiais da parte do Senhor sob determinados pontos e sua orientação durante a escrita.
  • Por certo, como era um homem instruido e foi educado no Egito, pode ter reunido registros escritos e tradições orais na composição dessa obra.

Isso explica como ele relatou acontecimentos que ocorreram antes de seu tempo. Um exemplo disto é a expressão “estas são as gerações de”.

Esta expressão comum em Gênesis pode ser traduzida como “estas são as histórias por”.

Com relação a uma data, não é possível determinar com exatidão o ano em que o livro de Gênesis foi escrito. A data mais aceita entre os estudiosos para a composição de Gênesis é algo em torno de 1400 a.C.

Mas isso não significa que o livro como o conhecemos ficou pronto nessa data. Certamente o livro de Gênesis passou por algumas atualizações posteriores. Saiba mais sobre quem escreveu Gênesis.

Para quem o livro de Gênesis foi escrito?

Conegero acredita que o livro de Gênesis foi escrito para o povo de Israel. A finalidade era encorajá-los durante o difícil período do êxodo.

maravlha
O Eterno pode criar de acordo com sua vontade

Os israelitas estavam deixando o seu passado no Egito e partindo para conquistar a terra prometida pelo Senhor.

Por isso o livro de Gênesis explica verdades fundamentais ao povo de Israel. Ele relata a criação de todas as coisas, o início da história da humanidade e a origem do próprio provo de Israel.

O livro de Gênesis mostra como Deus escolheu os israelitas para um relacionamento exclusivo com Ele. ( Daniel Conegero)

Os propósitos do Livro de Gênesis

Por certo, os principais propósitos do livro de Gênesis são:

  • Revelar a soberania de Deus na criação do universo.
  • Ensinar ao povo de Israel sobre os propósitos eternos de Deus.
  • Explicar a origem da humanidade e do pecado.
  • Relatar como foi a vida dos patriarcas do povo de Israel.
  • Revelar o início da história da redenção, apresentando um conceito totalmente monoteísta.
  • Gênesis fala de um único Deus, Soberano e Criador de todas as coisas ( Daniel Conegero)

Conheça o livro de Gênesis- Cap.1 verso 1 a 10

1.No princípio, Deus criou o céu e a terra.

2.A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam­ o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

3.Deus disse: “Faça-se a luz!”. E a luz foi feita.

4.Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.

5.Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.

6.Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das ou­tras”.

7.Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima.

8.E assim se fez. Deus chamou ao firmamento céu. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia.*

9.Deus disse: “Que as águas que estão debaixo do céu se juntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido”. E assim se fez.

10.Deus chamou ao elemento árido terra, e ao ajuntamento das águas mar. E Deus viu que isso era bom.

terra

Gênesis- Cap.1 verso 11 a 20

11.Deus disse: “Produza a terra plan­­tas, ervas que contenham semente e á­r­vores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente”. E assim foi feito.

12.A terra pro­duziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom.

13.Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia.

14.Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento do céu para separar o dia da noite. Que sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos,

15.e resplande­çam no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim se fez.

16.Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir o dia e o menor para presidir a noite; e fez também as estrelas.

17.Deus colocou-os no firmamento do céu para que iluminassem a terra,

18.presidissem o dia e a noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom.

19.Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia.

20.Deus disse: “Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”.

Gênesis- Cap.1 verso 21 a 31

21.Deus criou os monstros mari­nhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.

22.E Deus os abençoou: “Frutificai – disse ele – e multipli­cai-vos, e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra”.

23.Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quinto dia.

24.Deus disse: “Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie”. E assim se fez.

25.Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra. E Deus viu que isso era bom.

26.Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra”.

27.Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.

28.Deus os abençoou: “Frutificai – disse ele – e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra”.

29.Deus disse: “Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento.

30.E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda a erva verde por alimento”. E assim se fez.

31.Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia.”

O Gênesis explicado na visão judaica

https://www.youtube.com/watch?v=_BSD_zmil-E

Veja que interessante, o primeiro capitulo de Gênesis estudado sob a percepção de um judeu

Fim

Se gostou de conhecer o primeiro capitulo de Gênesis, continue conosco, e teremos muito mais para compartilhar com você! O Reino de Deus se alegra em espalhar a boa mensagem de esperança que existe na Palavra de Deus!

Um abraço, breve teremos mais!

Comments (4)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20