Jó 1- Fiel por toda vida

Jó 1 pode explicar muito bem porque o sofrimento pode chegar até pessoas integras, e que possuem um bom coração. Mesmo que ao nosso ver jamais deveriam passar por momentos ruins, a hora da provação chega para todos, e não há como evitar.

Durante a pandemia, muitos cairam em depressão por perderem família, trabalho, e no momento, passam por situações, das quais jamais imaginariam que iriam enfrentar.

Jó 1 - Fel por toda vida

O livro de jó discorre sobre o sofrimento causado pela perda total, não apenas de bens materiais, mas dos próprios filhos. Como foi que Jó aguentou tanta dor ?

Convidamos você a realizar uma leitura do primeiro capítulo desse livro, e assim, tire suas conclusões, sobre essa importante história relatada no Antigo Testamento.

Agumas perguntas comuns sobre o livro de Jó 1

Por ser um livro que provoca impacto em quem lê, e sempre impulsionar profunda reflexão naqueles que ouvem a história, apontamos três perguntas, seguidas da resposta, as quais naturalmente são feitas pelo leitor. São elas:

  1. Quem escreveu o livro de Jó ?
  2. A quantos anos atrás foi escrito esse livro?
  3. A história foi verídica ou um conto?

Respostas

  1. Seu autor é desconhecido. Entretanto acredita-se de que possa ter sido escrito pelo próprio Jó, ou por Eliú,  talvez por Ezequias, Isaías, Moisés e Salomão.
  2. Se foi escrito por Moisés a data possível é de1441 AC. Se foi por Salomão a data possível é de950 AC ( Fonte) . Se foi na época dos patriarcas hebreus, ocorreu entre 2000 e 1000 a.C.(fonte)
  3. Tudo leva a crer que se trata de uma história verídica, pois, diz que Jó foi habitante de Uz, um lugar histórico. Elifaz, o temanita devia ser um descendente de Temã, neto de Esaú e filho de Elifaz (Gn 36.15).

A história de Jó foi citada quatro vezes por Ezequiel (Ez 14.14-20) e Tiago usa a história de Jó como exemplo de paciência (Tg 5.10-11).

ArtTower

Leia Jó 1 na integra – Conheça um homem fiel por toda vida

1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.

4 E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

5 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

7 Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

8 E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?

10 Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.

triigo

Jó 1 parte 2

11 Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

12 E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.

13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,

14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;

15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

mis

Jó 1 parte 3

16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.

17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.

22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

sabe

Vídeo sobre Jó 1-

Assista essa emocionante mensagem com Juanribe Palharim e se delicie com a interpretação!

Fim

A pessoa que escreveu o livro de Jó 1, por certo, tinha aptidões literárias e amplo conhecimento sobre os animais, a mineração, a astronomia, a caça e desenvolvimento de um feto.

Se deseja conhecer outros textos bíblicos para sua edificação, tais como a leitura de Jó 1, fique a vontade em nosso blogue para se deliciar diante da boa Palavra do Senhor!

Um grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20