Aleluia Gabriela Rocha tornou-se um fenômeno entre os apreciadores da música Cristã.
Embora, a versão adquirida pela cantora seja oriunda do expetacular “Hallelujah” de Leonard Cohen, não se pode negar que a adaptação se tornou uma maravilhosa e verdadeira forma de adoração.
Se você deseja conhecer melhor a origem do louvor Aleluia, venha conosco, pois o demonstre.com/ Deus deseja compartilhar com você, tanto as letras quanto o camiho da preciosa música.
Confira aqui a versão música Aleuia cantada por Gabriela Rocha. Observem que ao ser comparada com a composição original, apenas a música foi mantida, sendo que a letra adaptada pela cantora traz uma mensagem diferenciada, tomando o estilo adoração, veja!
Pai eu quero te amar, tocar o teu coração
E me derramar aos teus pés
Mais perto eu quero estar Senhor, e te adorar com tudo que eu sou
E te render glória e aleluia
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia
Quando lutas vierem me derrubar, firmado em ti eu estarei
Pois tu és o meu refúgio oh Deus
E não importa onde estiver, no vale ou no monte adorarei
A ti eu canto glória e aleluia
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleuia
Senhor eu preciso do teu olhar, ouvir as batidas do teu coração
Me esconder nos teus braços óPai
Toda minha alma deseja a ti, junto com os anjos cantarei
Tu és santo, exaltado, aleluia
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia
Após conhecerem a letra, versão adaptada da cantora Gabriela Rocha, ouçam a canção e assistam o vídeo: Aleluia
O autor original da canção de sucesso “Aleluia Gabriela Rocha” é Leonard Cohen, um cantor canadense, o qual embora com uma inspiração sobrenatural e haver lançado a música em 1984, não fez sucesso na época.
A música “Hallelujah” só se tornou popular na América do norte após a gravação de John Cale, e posteriormente por Jeff Buckley , tornando-se assim uma sequencia para que outros músicos a prestigiassem.
Logo, ela apareceu no filme Shrek em 2001. Passando por variados arranjos foram realizados em inúmeras gravações e ocorreram diversos concertos, com mais de 300 versões manifestas.
“Aleluia” experimentou um interesse revigorado após a morte de Cohen que aconteceu em novembro de 2016. A partir dessa data apareceu em muitas paradas internacionais, sendo que no Brasil, embora existam outras versões, Aleluia Gabriela Rocha está entre as mais populares.
Eu ouvi dizer que havia um acorde secreto
Que Davi tocava e agradava ao Senhor
Mas você não liga muito para música, não é?
É assim: a quarta, a quinta
A menor cai, a maior ascende
O rei perplexo compondo Aleluia
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia
Sua fé era forte, mas você precisava de provas
Você a viu se banhando no telhado
A beleza dela e o luar arruinaram você
Ela te amarrou à cadeira da cozinha
E ela destruiu seu trono e cortou seu cabelo
E dos seus lábios ela tirou o Aleluia
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia
Agora, talvez haja um Deus acima
Quanto a mim, tudo o que eu aprendi sobre o amor
É como atirar em alguém que sacou a arma primeiro
Mas não é um crime você estar aqui esta noite
Não é um peregrino que alega ter visto a luz, não
É um Aleluia frio e muito sofrido
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia
Ah, pessoal, eu já estive aqui antes
Eu conheço este quarto e já pisei este chão
Veja, eu costumava viver sozinho antes de te conhecer
E eu vi sua bandeira no Arco de Mármore
Mas escute, amado, o amor não é como uma marcha de vitória, não
É um Aleluia frio e muito solitário
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia
Houve um tempo em que você me deixava saber
Tudo o que realmente acontecia
Mas agora você nunca me mostra isso, não é?
Eu me lembro de quando entrei em você
E a pomba sagrada entrou também
E cada suspiro que dávamos era um Aleluia
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia
Eu fiz o meu melhor, eu sei que não foi muito
Eu não podia sentir, então eu aprendi a tocar
Eu disse a verdade, eu não vim aqui para te enganar
E mesmo que tudo tenha dado errado
Eu estarei aqui, diante do Senhor da Música
Com nada, nada em meus lábios além de Aleluia
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia ( fonte)
É interessante saber que a palavra “Aleluia” , se trata da mais alta expressão de adoração a Deus, e por curioso que pareça, sua pronuncia é a mesma, em todos os idiomas existentes no mundo.
Todos os povos, tribos e linguas cantam e falam “Aleluia”!
Na canção Aleluia Gabriela Rocha utilizou a mesma música, adicionando uma letra que conservou o “Aleluia”. No entanto, na versão feita por ela, tem uma mensagem de adoração à Deus, comprometendo-se a adorá-lo em qualquer situação, não deixando transparecer qualquer história paralela.
Contudo, na versão original de Leonard Cohen, tanto a música quanto a letra, possui um enigma, possivelmente relacionado à uma experiência vivida pelo autor.
A cena que se pode construir é de um menino posicionado diante de um maestro, o qual era observado, por possuir talvez, o mesmo potencial que havia em Davi.
Seu mestre tentava ensinar-lhe uma música, no entanto, tudo indicava que o garoto não possuía muito interesse nos acordes.
O maestro insistia em mostrar as notas que comporiam a canção, até que ele atenta para o instrumento e no gesto de profunda devoção, explodiu a composição, com um puro e lindo “Aleluia”
No entanto os dias passaram, e o aprendiz de adorador se foi!
Uma Bate-seba era observada ao oculto, até que ele não resistiu e caiu.
Com a alma cheia de culpas, mas na tentativa de ainda manter as aparências, novamente pegou o instrumento e voltou ao templo.
Suas mãos se posicionavam e a voz emitia um “Aleluia”, mas, saia frio!
Não havia fogo no coração, a mente ocupada com a cena, lhe roubava a concentração. Ele se sentiu um enganador, inútil, então foi embora de vez.
Os dias lá fora se tornaram vazios. Bate-seba foi oficialmente sua ,depois que tirou Urias do caminho.
Parece que o tempo passou, e por algum motivo, um convite para tocar, o fez voltar ao mesmo lugar. As lembranças foram ativadas e as culpas também.
Tudo concorria para ser um conserto , com uma exposição artística, no entanto, tornou-se um encontro. Alguém especial lhe aguardava, e fazia questão de deixá-lo ciente, que embora conhecesse todas sua fraquezas, não estava disposto a condená-lo.
Só desejava fazer uma aliança, tirar dos lábios e coração o aleluia gélido, para colocar um Aleluia sincero, tomando nos braços com carinho, de volta seu filho, com perdão, amor e alegria, onde mais uma vez se ouvia “Aleluia”, contudo dessa vez o louvor subia!
Cria em mim ó Deus um coração puro e renova em mim um espírito reto!
Salmo 51:10
Toda canção para mexer com a emoção precisa ter no mínimo 3 requisitos
Engana-se quem pensa que somente algumas pessoas são capazes de se tornarem compositoras. Na realidade, mesmo que você não seja um Leonard Cohen ou Gabriela Rocha da vida, se possui um pouco de sensiblidade, é possível sim compôr. Basta buscar algo que lhe traga inspiração e estude as tecnicas necessárias para compôr.
A utilização de música já conhecida para amparar uma letra inédita, chama-se versão ou adaptação. Se a música for de dominio público, não há problema de utilizá-la, ou até fazer versões, no entanto é preciso verificar bem sobre os direitos autorais antes de qualquer mudança, para não correr o risco de errar e ter que responder judicialmente.
Na verdade o caminho mais seguro é ter uma autorização do autor original, com firma reconhecida em cartório, sempre que for posivel.
Cante e toque apenas canções que sejam verdadeiramente seu jeito de ser e pensar, procure-as e faça seu repertório. Saiba que cantar o que realmente se está vivendo torna a música sincera e capaz de envolver as pessoas que a ouvem.
Para a criatividade não existem sensuras, criar versões todos podemos, contudo, é preciso estar atento no momento de expor a criatividade, para não trangredir os direito autorais. O melhor a fazer depois de construir sua versão, antes de torná-la pública,é pesquisar e saber os limites para a reprodução.
Se você gostou da postagem sobre Aleluia Gabriela Rocha, e os comentários feito à letra original de Hallelujah, fique a vontade para deixar seu parecer, opinião ou ideia, pois é muito importante para nós!
Um enorme abraço, e um Aleluia bem aquecido à Deus, pedindo que guarde seu coração!
Até breve!
Grupo Demonstre abordando o Reino de Deus
Deixe uma resposta