Pregação para crianças precisa ser alegre chamativa, com uma linguagem que alcance os pequeninos prendendo-lhes a atenção, sem causar fadigas ou inquietações.
Criança é muito atraída por histórias, o que faz com que pregadores para o público infantil consigam bastante êxito, utilizando o velho e produtivo método de contar histórias em suas ministrações.
Outras técnicas, também podem ser usadas, e sobre elas comentaremos no decorrer do texto, por isso fique aqui conosco e tire suas dúvidas!
É a exposição de conteúdos bíblicos, utilizando-se de uma linguagem de fácil entendimento acompanhando a faixa etária dos pequenos. Isso quer dizer que não se prega da mesma forma para uma criança de três anos e para aquelas que já estão com 10.
A mensagem precisa ser adaptada, conforme o entendimento que cada faixa etária possui.
A pregação para crianças deve ser feita idealmente por meio de dinâmicas ou através do “contar histórias” com o uso de recursos didáticos que prendam a sua atenção, como peças de teatro, fantoches, cartazes ou revistas.
De acordo com Juliano Ramos ( Godalive)as crianças também precisam ser evangelizadas. E cabe ao Ministério infantil repassar os preceitos básicos das Escrituras aos pequenos cristãos.
Entre os temas importantes que devem ser tratados pelo Ministério Infantil, citamos os seguintes 5 temas de pregações para o ministério infantil:
A pregação para crianças, requer do ministrante uma boa dosagem de conhecimento bíblico, habilidades para conectar a história com fatos que acontecem na atualidade.
além de precisar de intimidade com Deus ou seja, vida de oração, pois só autor de um livro é capaz de explicar com clareza o que escreveu em sua obra de arte.
A pregação para crianças tem a capacidade de desenvolver nelas o amor a Deus, o respeito pelos pais, professores, além de incutir valores éticos, respeito e amor ao próximo, combater o vicio da mentira e trapaça.
Uma criança que recebe ensinamentos bíblicos de forma adequada, tem maior chances de se tornar um adulto de boa conduta, bons princípios, que respeita o direito do outro e se disponibiliza a construir uma sociedade mais justa.
Escolher realizar uma pregação para crianças é plantar boa semente em campo fértil.
Normalmente são pessoas que possuem uma vocação especial para isso. As habilidades são extremamente necessárias, contudo o carisma, a alegria contagiante são requisitos indispensáveis!
Portanto, não basta fazer um curso e se preparar pedagogicamente. Há necessidade de mostrar uma simpatia sincera, pois crianças possuem um filtro difícil de se tapear.
Muitos dos pequenos conseguem saber se um adulto realmente é bom, mirando seus os olhos e sorriso, os quais dificilmente as enganarão.
Pais e professores, se atentarem à reação estranha de uma criança repetidas vezes perante um adulto, deve ativar suas antenas e ficar em alerta. Nesse caso, a vigilancia é melhor do que correr o risco de ter surpresas desagradáveis.
Dentre os famosos pregadores para o público infantil estão
Pastor Felisberto
Ainda podemos contar com
A exemplo do video acima, existe uma necessidade de provocar curiosidade chamando a atenção das crianças para que elas se interessem pelo assunto. É bom sempre iniciar com corinhos, movimentos, de tal forma que as faça interagir com o pregador.
Um detalhe importante é de que, na pregação para crianças, você pode usar fantoches, apresentar tearinho ou outras formas de encenação que ajude-as assimilarem a Palavra de Deus.
Aproprie-se do tema escolhido na pregação para crianças. Faça a Leitura do texto bíblico dando preferencia às histórias como: Nóe e o dilúvio, Davi e Golias, Jesus entre os doutores, Samuel e sua chamada…
Como exemplo traremos aqui a história do menino mais forte do mundo (Juízes 13:16)
O título da mensagem poderá nesse caso ser “Onde está sua força?” e usar junto ao versículo de Salmo 27:1 ( o Senhor é minha força)
Pergunte as crianças se gostariam de ser bem fortes e não ter medo de nada.
Libere as crianças para que se assentem, e dê prosseguimento a pregação.
Pode-se usar o ponto 1 para contar a história do nascimento de Sansão para as crianças. Fale em uma linguagem que elas consigam entender, os motivos pelos quais Israele estava sofrendo naquele tempo.
Eles pediam a Deus que enviasse um libertador, até que Sansão nasceu e cresceu com uma força extraordinária. Chegou a ser juíz no meio do povo, até que a paixão o pegou de jeito.
Conte a história até o momento que ele conhece a Dalila.
Explique na pregação para crianças que, quando um bebê nasce, Deus já tem planos traçados para ele. Muitos são gerados para mudar a vida de muitas pessoas. No caso de Sansão, sua missão seria libertar seu povo.
Desenvolva a mensagem falando nos desafios que Sansão enfrentou e venceu tudo pela sua força. Mostre que para ser um heroi é preciso contudo, agir com bastante cuidado.
A pregação para crianças, possui essa peculiaridade, a de trazer para eles lições com a vida dos personagens. Fale das desobediencias de Sansão, até que seus cabelos foram cortados e ele levado embora como escravo
Nesse ponto você conduzirá as crianças para a reflexão, mostrando que a teimosia pode levar as pessoas a sofrerem muito. Fale para eles que depois de algum tempo os cabelos de Sansão voltaram a crescer, ele teve sua força de volta, mas ficou muito ferido.
Ensine-os a respeito da obediencia e de como é importante ouvir os ensinamentos do pai, da mãe de pessoas boas que querem nosso bem. Mostre que muitos perigos podem estar no caminho e para vencê-los é preciso estar orando e pedindo a ajuda de Deus.
Conte uma experiencia vivida ou que ouviu contar, sobre crianças que se deram mau por não ouvirem os conselhos dos pais. Mostre também que a força física não quer dizer tudo. Algumas pessoas não são fortes fisicamente,mas possuem grande inteligencia, bondade, gostam de ajudar as pessoas e tudo isso é considerado como uma força.
Finalise chamando a frente algumas crianças e perguntando para elas qual seria sua força. Mostre que, quando confiamos em Deus somos fortes.
Use a criatividade na pregação para crianças com a finalidade de atrair a atenção delas. Você pode finalizar cantando ou distribuindo brindes entre elas. Não se esqueça de orar pela galerinha, ensinando-as a amar ao Senhor.
Esse exercicio poderá ser utilizado como dinâmica e até ser aplicado no momento da pregação. Portanto, aproveite a oportunidade para ensinar, enquanto a galerinha se diverte.
E então, gostou de nosso texto sobre pregação para crianças? Se te ajudou a elaborar uma pregação para crianças interessante, deixe seu comentário ou compartilhe com amigos. Você estará nos ajudando a continuar escrevendo. A Demonstre agradece seu carinho e companhia! Um abraço e até breve!
Grupo Demonstre abordando o Reino de Deus
Deixe uma resposta