Pregação para crianças

Pregação para crianças precisa ser alegre chamativa, com uma linguagem que alcance os pequeninos prendendo-lhes a atenção, sem causar fadigas ou inquietações.

Criança é muito atraída por histórias, o que faz com que pregadores para o público infantil consigam bastante êxito, utilizando o velho e produtivo método de contar histórias em suas ministrações.

pregação para crianças 2
Pregação para crianças

Outras técnicas, também podem ser usadas, e sobre elas comentaremos no decorrer do texto, por isso fique aqui conosco e tire suas dúvidas!

O que é pregação para crianças?

É a exposição de conteúdos bíblicos, utilizando-se de uma linguagem de fácil entendimento acompanhando a faixa etária dos pequenos. Isso quer dizer que não se prega da mesma forma para uma criança de três anos e para aquelas que já estão com 10. 

A mensagem precisa ser adaptada, conforme o entendimento que cada faixa etária possui.

A pregação para crianças deve ser feita idealmente por meio de dinâmicas ou através do “contar histórias” com o uso de recursos didáticos que prendam a sua atenção, como peças de teatro, fantoches, cartazes ou revistas.

De acordo com Juliano Ramos ( Godalive)as crianças também precisam ser evangelizadas. E cabe ao Ministério infantil repassar os preceitos básicos das Escrituras aos pequenos cristãos.

Entre os temas importantes que devem ser tratados pelo Ministério Infantil, citamos os seguintes 5 temas de pregações para o ministério infantil:

  • A Criação do Mundo
  • Adoração a Deus
  • A crucificação de Jesus
  • guarda a tua coroa
  • Jesus pode curar!

A pregação para crianças, requer do ministrante uma boa dosagem de conhecimento bíblico, habilidades para conectar a história com fatos que acontecem na atualidade.

além de precisar de intimidade com Deus ou seja, vida de oração, pois só autor de um livro é capaz de explicar com clareza o que escreveu em sua obra de arte.

fofinho

Quais os motivos para escolher uma Pregação para crianças

A pregação para crianças tem a capacidade de desenvolver nelas o amor a Deus, o respeito pelos pais, professores, além de incutir valores éticos, respeito e amor ao próximo, combater o vicio da mentira e trapaça.

Uma criança que recebe ensinamentos bíblicos de forma adequada, tem maior chances de se tornar um adulto de boa conduta, bons princípios, que respeita o direito do outro e se disponibiliza a construir uma sociedade mais justa.

Escolher realizar uma pregação para crianças é plantar boa semente em campo fértil.

Quem são as pessoas que fazem pregação para crianças?

Normalmente são pessoas que possuem uma vocação especial para isso. As habilidades são extremamente necessárias, contudo o carisma, a alegria contagiante são requisitos indispensáveis!

Portanto, não basta fazer um curso e se preparar pedagogicamente. Há necessidade de mostrar uma simpatia sincera, pois crianças possuem um filtro difícil de se tapear.

Muitos dos pequenos conseguem saber se um adulto realmente é bom, mirando seus os olhos e sorriso, os quais dificilmente as enganarão.

Pais e professores, se atentarem à reação estranha de uma criança repetidas vezes perante um adulto, deve ativar suas antenas e ficar em alerta. Nesse caso, a vigilancia é melhor do que correr o risco de ter surpresas desagradáveis.

Dentre os famosos pregadores para o público infantil estão

Pastor Felisberto

Ainda podemos contar com

  • Sônia vale
  • Tia Jô
  • Francy Silva e outros

Como iniciar a pregação para crianças

A exemplo do video acima, existe uma necessidade de provocar curiosidade chamando a atenção das crianças para que elas se interessem pelo assunto. É bom sempre iniciar com corinhos, movimentos, de tal forma que as faça interagir com o pregador.

Um detalhe importante é de que, na pregação para crianças, você pode usar fantoches, apresentar tearinho ou outras formas de encenação que ajude-as assimilarem a Palavra de Deus.

pai e filho

Esboço de uma pregação para crianças

Aproprie-se do tema escolhido na pregação para crianças. Faça a Leitura do texto bíblico dando preferencia às histórias como: Nóe e o dilúvio, Davi e Golias, Jesus entre os doutores, Samuel e sua chamada…

Como exemplo traremos aqui a história do menino mais forte do mundo (Juízes 13:16)

O título da mensagem poderá nesse caso ser “Onde está sua força?” e usar junto ao versículo de Salmo 27:1 ( o Senhor é minha força)

Pergunte as crianças se gostariam de ser bem fortes e não ter medo de nada.

Libere as crianças para que se assentem, e dê prosseguimento a pregação.

Argumentação

Ponto 1

Pode-se usar o ponto 1 para contar a história do nascimento de Sansão para as crianças. Fale em uma linguagem que elas consigam entender, os motivos pelos quais Israele estava sofrendo naquele tempo.

Eles pediam a Deus que enviasse um libertador, até que Sansão nasceu e cresceu com uma força extraordinária. Chegou a ser juíz no meio do povo, até que a paixão o pegou de jeito.

Conte a história até o momento que ele conhece a Dalila.

Explique na pregação para crianças que, quando um bebê nasce, Deus já tem planos traçados para ele. Muitos são gerados para mudar a vida de muitas pessoas. No caso de Sansão, sua missão seria libertar seu povo.

Ponto 2

Desenvolva a mensagem falando nos desafios que Sansão enfrentou e venceu tudo pela sua força. Mostre que para ser um heroi é preciso contudo, agir com bastante cuidado.

A pregação para crianças, possui essa peculiaridade, a de trazer para eles lições com a vida dos personagens. Fale das desobediencias de Sansão, até que seus cabelos foram cortados e ele levado embora como escravo

Ponto 3

Nesse ponto você conduzirá as crianças para a reflexão, mostrando que a teimosia pode levar as pessoas a sofrerem muito. Fale para eles que depois de algum tempo os cabelos de Sansão voltaram a crescer, ele teve sua força de volta, mas ficou muito ferido.

Ensine-os a respeito da obediencia e de como é importante ouvir os ensinamentos do pai, da mãe de pessoas boas que querem nosso bem. Mostre que muitos perigos podem estar no caminho e para vencê-los é preciso estar orando e pedindo a ajuda de Deus.

Conte uma experiencia vivida ou que ouviu contar, sobre crianças que se deram mau por não ouvirem os conselhos dos pais. Mostre também que a força física não quer dizer tudo. Algumas pessoas não são fortes fisicamente,mas possuem grande inteligencia, bondade, gostam de ajudar as pessoas e tudo isso é considerado como uma força.

Proverbios 4
Pregação para crianças

Conclusão da pregação para crianças

Finalise chamando a frente algumas crianças e perguntando para elas qual seria sua força. Mostre que, quando confiamos em Deus somos fortes.

Use a criatividade na pregação para crianças com a finalidade de atrair a atenção delas. Você pode finalizar cantando ou distribuindo brindes entre elas. Não se esqueça de orar pela galerinha, ensinando-as a amar ao Senhor.

Exercícios com o texto

Esse exercicio poderá ser utilizado como dinâmica e até ser aplicado no momento da pregação. Portanto, aproveite a oportunidade para ensinar, enquanto a galerinha se diverte.

Material necessário

  • Uma caixa de papelão encapada e com tampa
  • Espelho, pente, anel…
  • Objetos e brinquedos pequenos

Modo de aplicar a dinâmica após a pregação para crianças

  1. Coloque dentro da caixa todos os utensilios sugeridos
  2. Convide uma criança à frente e peça que ela tire da caixa um objeto, sem olhar para dentro da caixa
  3. Quando ela tirar o objeto deverá mostrar para todos
  4. Pergunte para essa criança, se ela fosse Sansão o que faria com aquele objeto.
  5. Assim por diante, chame outras crianças e repita a brincadeira.
  6. No final fale com a garotada que temos o poder de transformar o destino de tudo o que temos em nossas mãos.
  7. Davi transformou as pedrinhas em armas, Sansão transformou o rabo das rapousas em bombas, e Dalila tranformou a navalha em destruidora da força de Sansão.
  8. Devemos usar as ferramentas para o bem e não para o mal.

Fim

E então, gostou de nosso texto sobre pregação para crianças? Se te ajudou a elaborar uma pregação para crianças interessante, deixe seu comentário ou compartilhe com amigos. Você estará nos ajudando a continuar escrevendo. A Demonstre agradece seu carinho e companhia! Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20