Pregação para jovens requer do ministrante uma boa dosagem de conhecimento bíblico, habilidades para conectar história, emoção, energia, visão do acontece na atualidade e uma indiscutível vida de intimidade com Deus!

Pregação para jovens

O que é pregação para jovens

É interessante que você saiba antes de tudo que uma pregação para jovens, requer um preparo muito especial do preletor antes de ministrá-la. Então, quer saber que preparação é essa? Se está disposto vamos lá!

“Pregar” é sinônimo de : causar, motivar, atiçar, gerar, motivar, ocasionar, provocar, puxar… Nesse contexto é a forma de trazer uma mensagem motivadora, dando esperanças para aqueles que necessitam se erguer, tornando-se valorosos para Deus e para o próximo.

Entende-se que pregação para jovens é a exposição de um texto da Bíblia Sagrada, interpretado no contexto do povo daquela época e comparado ao momento em que se vive hoje. Se for utilizada desta forma, os ouvintes conseguirão encontrar nelas, saídas para situações que os levaram ao desespero, apatia pela vida, frustrações e paralisação de seus projetos.

A exposição da Palavra de Deus de forma correta, tráz luz e entendimento.

Quais os motivos para escolher uma Pregação para jovens

Entre os motivos para se escolher uma pregação para jovens está o fato de que a juventude é composta por um público, o qual  deixou para traz a infância onde os pais decidiam tudo por eles. Seus atos  não eram completamente de sua responsabilidade. O sustento e a vida deles era provido por seus genitores, os quais respondiam por toda sua forma de viver

jovens

No início da juventude é comum a sensação de desamparo e angústia. Isto acontece devido as responsabilidades que já sabem, terão que enfrentar pela frente. O jovem se vê em uma condição na qual não é mais criança, contudo, não se tornou um adulto completo ainda.

Muitos jovens se sentem inseguros por terem que lidar com situações que requerem experiencias e estrutura suficiente para vencer. Portanto, a pregação para jovens precisa ser elaborada com a capacidade de:

  • Causar reflexão e necessidade de posicionamento perante as dificuldades
  • Motivar o jovem em sua jornada na busca pelo sucesso
  • Gerar novas expectativas e vontade de vencer
  • Motivar a continuar a caminhada em busca de vitória
  • Ocasionar situações para que saiam da zona de conforto e se mobilizem
  • Provocar mudanças e crescimento na vida espiritual e material

Qual a idade do jovem brasileiro

O trecho do artigo que você irá ler a seguir, foi colhido no site de telefonia da vivo e mostra a idade do jovem no Brasil considerada perante a lei:

Uma lei federal de 2002 criou o Dia Nacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto. Mas não há um consenso sobre qual é a idade do jovem brasileiro.

Parte dos especialistas considera que a juventude vem depois da adolescência, ou seja, dos 19 aos 29 anos. Já o órgão oficial de estatísticas, o IBGE, define como jovem a população dos 15 aos 24 anos. Segundo ele, estamos falando de cerca de 34 milhões de pessoas em todo o país.

Em dia 13 de julho de 2010, o Congresso promulgou a então chamada PEC da Juventude, hoje transformada em Emenda Constitucional n° 65. 

Essa lei alterou a Constituição Federal, incluindo o jovem entre os grupos cujos direitos fundamentais são reconhecidos e destacados por artigos da Carta, assim como as crianças, adolescentes, idosos, mulheres e indígenas.(Fonte)

Embora o jovem perante a lei esteja nessa faixa etária, no que diz respeito a pregação da Palavra de Deus, qualquer pessoa que sinta jovem poderá assimilar a mensagem:

” Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam -Isaías 40:31″

Quem são os preletores de pregação para jovens

Existem diversos preletores capacitados a fazerem pregações para jovens, no entanto, alguns se destacam pelo fato de se dirigirem a eles de forma que os envolva. Dentre os muitos que pregam pelo Brasil e mundo afora estão:

  • Lucinho Barreto
  • David Leonardo
  • Thiago Brunet, dentre outros

Lembrando que o fato de fazerem pregação para jovens, não exige necessariamente que um pregador seja “jovem”cronológicamente, mas, que tenha um espirito jovem, ou habilidades para pregar aos jovens.

pregação para jovens

Como iniciar a pregação para jovens

Assim que receber o convite para realizar uma pregação para jovens, busque se preparar da melhor forma possível. Primeiro, deverá buscar a Deus em oração, pois somente o Espírito Santo consegue por meio de sua Palavra dar a interpretação correta e convencer o ouvinte.

Lembre-se que um bom vendedor pode até comercializar uma grande quantidade de seu produto, no entanto, o que irá garantir seu sucesso de venda é a aprovação do público. Só após experimentar a mercadoria decidirão se ela realmente é boa. O comprador apenas repete a compra se o produto lhe atende as expectativas.

Trazendo essa ilustração para o mundo do pregador, diríamos que, ainda que o orador saiba falar muito bem e tenha aulas de homilética, hermenêutica e outras coisas mais, somente conseguirá de fato impactar seu público, se for uma pessoa de oração e intimidade com Deus.

 Não existe substituição para a ação do Espírito Santo. Por esse motivo, é possível diferenciar a pregação de uma pessoa que realmente serve a Deus, de outra que não o serve.

Ao receber o microfone para a ministração, primeiramente o preletor deverá agradecer a Deus pela oportunidade de estar ali. Em sequência, agradeça aos responsáveis pelo evento, abrangendo a todos quanto lembrarem pelo convite recebido para ministrar no evento.

Lembre-se que a gratidão, reconhecimento e fineza no tratamento poderá não só abrir portas, mas, como deixá-las permanentemente abertas.

 Prepare-se para transmitir a mensagem com unção, a fim de que faça efeito na vida daqueles que o ouvirão.

Esboço de uma pregação para jovens

Esteja a par do tema escolhido na pregação para jovens. Caso o responsável pelo convite já ter um tema específico, você deverá estudá-lo e pedir a Deus a mensagem em cima dele.   Se for você mesmo quem irá decidir o tema, peça a Deus orientação para elaborá-la da melhor forma possível.

Como exemplo traremos logo abaixo, o esboço de uma pregação para jovens, que poderá ser válida para você. Caso não queira usar o mesmo tema, basta substitui-lo e construir em cima do esboço uma nova pregação para jovens.

pregando-o-evangelho-4297359-5465534
predicando

Introdução: Pregação para jovens – José Governador do Egito

Esteja a par do tema escolhido na pregação para jovens. Caso o responsável pelo convite já ter um tema específico, você deverá estudá-lo e pedir a Deus a mensagem em cima dele.   Se for você mesmo quem irá decidir o tema, peça a Deus orientação para acertar a mensagem.

faça a Leitura do texto bíblico para a igreja. No caso da pregação usada como exemplo, o texto chave está em Gêneses 41 verso 41 a 44.  O título da mensagem que se reporta a José governador do Egito, poderá variar para: “Uma tribulação que traz salvação”

Você poderá usar, paralelo ao versículo chave, o verso que está em 2 Coríntios 4:5 com tema: “A leve e momentânea tribulação e o peso de Glória”.

Pergunte ao público: Você sabe por que não acreditam em seus sonhos?

Em resposta lhes diga: É porque não são eles que sonharam! Mas você precisa acreditar, trabalhar, crer e suportar as humilhações, até que chegue ao lugar que foi reservado para você!

Libere o povo para que se assente, e dê prosseguimento a pregação.

Desenvolvimento – Explicação do texto

Para o um impacto maior é bom que você leia em casa, toda história de José, que parte do capitulo 37 de Gêneses até o capitulo 47. é claro que o tempo talvez não dê para você dar detalhes, mas, se ler em casa, saberá os pontos principais da história e poderá contála de forma reduzida.

Argumentação: Pregação para jovens

Ponto 1- A momentanea tribulação de josé

Comente que, o fato de ser honesto, respeitoso e amorozo não o priva de passar por sofrimentos e ser alvo de inveja. Fale das preferências de Jacó por José e a ira de seus irmãos por esse motivo e sua ida para o Egito.

Aquele que nasce com uma marca especial dada por Deus se diferencia sempre dos demais. Existe luz e entendimento nele que o faz ser diferente, brilhante e ter sabedoria para resolver diversas situações.

Mas, a perseguição feita para pessoas que são escolhidas por Deus, não terminarão em tragédia, pois a leve e momentanea tribulação, fará com que chegue depressa, ao local que Deus deseja abençoa-lo.

Ponto 2 – A chegada de José no Egito e sua servidão

Nesse momento poderá mostrar o caminho difícil de José, até chegar ser o melhor servo na casa de Potiffar, custou a José, disciplina, honestidade, dedicação, sabedoria para tratar os outros servos e fazer com que trabalhassem com prazer, por isso, tudo ali prosperava.

Um ponto muito comum de se comentar na história de José é que o moço possuía uma beleza interna e externa tão grande, que o fazia desejável a tal ponto de fazer sua senhora querer estar com ele no leito.

José a resistiu pelo fato de saber que se entregasse a ela, estaria não apenas violando uma ordem de seu senhor, o qual o proibiu de tocá-la,mas ainda pecaria contra Deus.

Ficar longe de Deus significava para José ficar desprotegido, por isso, suportou calunia e falsas acusações, mas, sabia que mais cedo ou tarde Deus o iria socorrer. Quem é fiel e tem a marca da benção, prospera onde for. Até a vida dos prisioneiros mudou com a chegada de José ali.

Ponto 3 – Pregação para jovens- A virada na vida de José

No ponto 3, fale da virada na vida de José, a partir do momento que interpretou o sonho do copeiro. Poderá dar uma pausa, e levar o público a refletir. Poderá, portanto, pedir aos jovens que perguntem a si mesmos, qual a virada desejam ter em suas vidas?

Você poderá contar, a experiência de um milagre vivido, ou mesmo, um testemunho que ouviu de alguém, o qual funcionará como impulsionamento.

Conclusão da pregação para jovens

É na conclusão portanto, que geralmente, que ocorrem as reações emotivas. Nela você fará, a comparação dos tópicos desenvolvidos, e os interpretará à luz da bíblia. Por isso é necessário oração, para que o efeito seja poderoso, em uma verdadeira pregação para jovens.

Fale que a pureza, o temor de Deus e o caminho reto, jamais serão esquecidos por Deus.

Exercícios com o texto: Pregação para jovens

Para auxiliá-lo na pregação nada melhor do que um questionário para reforçar a memória.

  1. Quem foi o pai e a mãe de José
  2. Quantos irmãos ele teve
  3. Como José chegou ao Egito
  4. Quem foi o servo de Faraó responsável por José ir a presença do rei do Egito
  5. Quantos anos José governou o Egito?
  6. Com quem José se casou?
  7. Como livrou o mundo de perecer

Fim

E então, gostou do texto de pregação para jovens? Se te agradou e auxiliou nas pesquisas, visite outros textos, continue nos acompanhando no site do Demonstre, pois traremos muito mais, para compartilhar com vocês.

Um abraço e até breve