Pregação para o ano novo

Pregação para o ano novo ou réveillon, poderá englobar tanto uma reflexão dos dias que se passaram, quanto as expectativas de um novo tempo que está batendo às portas.

pregação para o ano novo
pregação para o ano novo

Confira conosco um esboço utilizado como exemplo de uma pregação para o ano novo, a qual, se você desejar, poderá utilizar durante a pregação em sua igreja ou como discurso na reunião de família, portanto, venha conosco!

O que é Réveillon ou ano novo

Réveillon ou ano novo, é a passagem de um ano para outro, comemorado com grande esperança por alguns, de que haverá novas oportunidades de conquistarem seus sonhos no ano seguinte.

Contudo, existem pessoas que devido ao desgaste e sofrimento vivido durante o ano que se finda, enxergam a passagem como enfado, fechando-se para as oportunidades de mudanças e resultados positivos no futuro

Para ajudar essas pessoas, esse momento poderá ser ideal para transmitir-lhes uma boa mensagem, de tal forma que as faça enxergar possibilidades de se tornarem vitoriosas e não desistirem de correr em busca do prêmio da vida!

Contexto histórico para comemoração do ano novo

De acordo com o artigo contido em “ O pregador fiel”, as festividades mais antigas registradas em homenagem a data de chegada de um ano novo remota a cerca de 4.000 anos na antiga Babilônia. Para os babilônios, a primeira lua nova após o equinócio vernal – o dia no final de março com uma quantidade igual de luz solar e escuridão – marcava o início de um novo ano.

 Eles marcaram a ocasião com um festival enorme religioso chamado Akitu (derivado da palavra suméria para a cevada, que era cortada na primavera), que envolvia um ritual diferente em cada um dos seus 11 dias.

Além do Ano Novo, Atiku comemorava a vitória mítica do deus do céu babilônico Marduk sobre a deusa mal do mar Tiamat e servia um importante propósito político: Era durante este tempo que um novo rei era coroado ou o mandato divino do atual governante era simbolicamente renovado.

pregação para o ano novo 2
feliz ano novo


Durante toda a antiguidade, civilizações em todo o mundo desenvolveram calendários cada vez mais sofisticados, geralmente fixando o primeiro dia do ano para um evento agrícola ou astronômico.

No Egito, por exemplo, o ano começou com a inundação anual do Nilo, que coincidiu com a ascensão da estrela Sirius. O primeiro dia do ano novo chinês, entretanto, ocorreu com a segunda lua nova após o solstício de inverno.

Como se comemora o ano novo ao redor do mundo

O material abaixo, foi extraído da revista digital Crescer, o artigo na verdade é tão bom, que vale a pena você ler:

Você sabia que festejar um “novo ano” é uma prática muito antiga? Os romanos foram os primeiros a marcar a data da comemoração no calendário. O Ano Novo era festejado de 25 de março até 1 de abril.

Quem instituiu o dia 1 de janeiro como o primeiro dia do ano foi o papa Gregório XIII. “Alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição, mas eram ridicularizados pelos que aceitaram a nova data.

Eles começaram a receber convites para festas que não existiam. Isso fez surgir o dia da mentira, uma falsa comemoração do Ano Novo”, conta Tiago Martins da Silva, professor de geografia.

Mas nem todos os países festejam a virada no dia 31 de dezembro. A comunidade judaica segue um calendário lunar e festeja o novo ano, o Rosh Hashaná, durante dois dias do mês Tishrê, que ocorre entre setembro e outubro do nosso calendário.

Nesta data, é comemorado o aniversário de criação do homem e da mulher. Durante esses dois dias, as famílias se reúnem nas sinagogas para rezar e, em seguida, vão para casa jantar. O momento mais importante durante as orações acontece quando o Shofar (chifre de carneiro) é tocado.

Já os islâmicos celebram o ano novo em meados de maio, no aniversário da Hégira (em árabe, “emigração”). Lá o Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, quando o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.

Veja como cada canto do planeta festeja o novo ciclo:

Brasil: mantivemos costumes e hábitos dos povos que passaram por aqui. E passagem do ano acontece de 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro , ou seja, o último dia do calendário gregoriano, até o primeiro dia do ano seguinte.

pregação para dia de ano
pregação para o ano novo

Dos italianos, herdamos a tradição de comer lentilhas; dos portugueses, o bacalhau; e dos africanos, vestir roupas brancas.

A meia noite existe a queima de fogos, a confraternização com votos de feliz ano novo; usa-se roupas novas, realiza-se verdadeiros banquetes entre famílias e amigos. Nas igrejas cristãs, principalmente boa parte das evangélicas, a passagem de ano é realizada de joelhos em pedido a Deus por ano vitorioso, terminando com a contagem regressiva e os abraços.


China: a comemoração acontece no 23º dia do último mês lunar, quando os chineses oferecem comida ao Deus da Cozinha para pedir prosperidade familiar. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês, 2020 será o ano do rato de metal.

Eles também colam nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado. À meia noite, comem um bolinho chamado guioza. Em seguida, vem a queima de fogos, que atrai sorte e afasta as coisas negativas. A festa só acaba ao amanhecer.

Nesse período, alguns chineses visitam parentes e amigos, levando presentes e envelopes vermelhos com dinheiro para distribuir. Eles acreditam que, ao serem generosos com os outros, a sorte será generosa com eles.

Japão India e Itália

Japão: é a data mais importante no calendário. Eles costumam fazer uma cerimônia de limpeza na casa e pendurar uma corda de arroz na entrada para afastar os maus espíritos.

Na véspera, as famílias se reúnem para comer sobá (macarrão de trigo sarraceno), pois acreditam que o alimenta ajuda a atrair fortuna. Na noite de 31 de dezembro, os japoneses vão ao templo para a cerimônia das 108 badaladas.

De acordo com a crença budista, o tocar do sino serve para afastar os pecados e purificar as pessoas. No dia 1 de janeiro, eles acordam cedo para fazer a primeira visita a um templo budista ou santuário shintoista e rezar por saúde e felicidade no ano que se inicia.

Índia: é costume atirar objetos que representam impurezas e doenças na fogueira e fazer queima de fogos nas ruas.

Itália: o novo ano é recebido com fogos de artifícios, para que todos fiquem acordados –  acredita-se que os que dormem na virada do ano dormirão todo o ano. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais: o pé de porco e a lentilha.

ano novo 5462063
pregação para o ano novo

França, Grécia e Escócia

França: foi este país que batizou a data com o nome de Réveillon, que é uma grande festa entre amigos, com boa comida e bebida. À meia noite, é costume todos se beijarem e tomarem muita champanhe.

Grécia: eles fazem um bolo com os mesmos ingredientes do panetone e colocam uma moeda de ouro dentro dele. Na virada do ano, o bolo é cortado entre todos os participantes da festa, e quem ganhar a moeda terá muita sorte durante o próximo ciclo. A tradição de comer romãs vem desse país. Lá, eles jogam a fruta no chão e aí dividem entre todos.

Escócia: os festejos começam às 8 horas de 31 de dezembro e terminam às 6 horas do primeiro dia do novo ano. A data, mais comemorada que o Natal, é marcada por tradições como os desfiles de gaiteiros e dançarinos típicos na rua principal da capital Edimburgo, a Princes Street.

À meia noite, os canhões do Castelo de Edimburgo são disparados e há uma grande queima de fogos. Em seguida, um gaiteiro faz um solo no topo do castelo. Presentes simbólicos também são dados para desejar boa sorte, incluindo biscoitos.

Espanha e Estados Unidos

Espanha: a comemoração começa no dia 28 de dezembro e vai até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando são feitas as cavalgadas e é preparada a rosca de reis. Dentro dessa rosca são colocados brinquedos para as crianças.

Exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madrid.

Estados Unidos: a festa mais famosa do país acontece em Nova Iorque, na Time Square, onde as pessoas se encontram para beber, dançar, correr e gritar. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados. ( Fonte)

Quais os motivos para escolher uma Pregação para o ano novo

Escolher uma pregação para o ano novo é sem dúvidas, uma oportunidade para transmitir otimismo, fé e esperança para aqueles que tiveram um ano difícil.

Uma pregação para o ano novo poderá gerar uma reflexão no ouvinte, a fim de que percebam, que mesmo havendo passado por dificuldades, permanecem vivos, e portanto, devem agradecer por tantas coisas boas que aconteceram, mesmo que não consigam assimila-las tão bem.

Ajudar os corações machucados e deprimidos é um bom motivo para se elaborar uma pregação para o ano novo com oração e estudo das escrituras, trazendo uma palavra com promessas verdadeiras e edificantes.

Uma boa pregação para o ano novo, realizada com graça vinda do Pai, poderá mudar de forma incrível a forma de pensar de alguém, levando-o a adquirir a fé, perseverar e se tornar vitorioso!

Quem são os preletores de pregação para o ano novo

Um dos pregadores, que possui que possui o habito de realiza a pregação para o ano novo certamente é pregador Artur Nogueira , ainda Tiago Brunet, dentre outros.

Como iniciar a pregação para o Natal

Como toda pregação, anteriormente, a sós, o preletor deverá fazer sua oração, preparando-se para transmitir a mensagem com unção, a fim de que faça efeito na vida daqueles que o ouvirão.

Leitura da Bíblia e oração são indispensáveis na vida de um bom pregador. Antes de se dirigir para o local da pregação, faça um estudo bem feito, procure o significado das palavras, suas referências e contexto histórico.

Leia e releia a passagem bíblica e peça a Deus discernimento de forma correta. Ao receber oportunidade para pregar, primeiro busque sintonia com o público, assim eles o ouvirão melhor.

Comece comentando sobre algo interessante para todos, como por exemplo, a alegria de estarem reunidos para compartilharem de uma data importante… Crie um clima descontraído, porém respeitoso e ganhe a atenção do público.

Esboço de uma pregação para o ano novo- Introdução:

O esboço a seguir foi extraído do site ” O pregador“, e tem como o tema: ” O que significa ser abençoado”. O versiculo chave é Salmo 128.

Comece a pregação saudando o publico presente. Se apresente ligeiramente dizendo quem você é, caso seja a primeira vez que esteja pregando no local.

Quando se trata de um publico que já lhe conhece, dispense as apresentações. Inicie pedindo ao público que repita com você o verso chave: Salmo 128

A introdução do sermão traz a seguinete mensagem: Ser abençoado significa possuir o poder para o sucesso e prosperidade em ambos os reinos materiais e espirituais. 

Ser abençoado fala de uma vida rica e abundante de Deus; fisicamente (Deuteronômio 15:14), mentalmente (Isaías 26:3 ), emocionalmente (Salmo 146:5 ) e espiritualmente (Efésios 1:3) .

II. Quem são os abençoados?

A. A Bíblia é clara sobre quem é abençoado nos: Salmos 1:1; 32:1; 34:8; 84:5, 12; 119:1 ; 146:5 e etc.
B. A verdadeira bem-aventurança está mais ligada com o que você é no Senhor e não o que você tem no mundo!

III. Como podemos ser abençoados- Pregação para o ano novo

A. A condição de bem-aventurança está na nossa vontade de ser obediente a Deus e Sua Palavra (Salmo 128:1).

B. A benção vem quando nossas vidas estão arraigadas e alicerçadas em Deus e Sua Palavra (Deuteronômio 11:26-28 ).
C. Você sabe que você é abençoado quando sua consciência está limpa e em paz com Deus e com os homens (Atos 24:16 ).

D. Podemos ser abençoados em nossa vida pessoal, trabalho e vida doméstica se desobedecermos a Palavra de Deus? Não! (Amós 3:3).

1. Ser abençoado no trabalho (Salmo 128:2)

Deus planejou o trabalho para ser uma bênção, mas muitas vezes parece uma maldição para algumas pessoas (Gênesis 2:15 ). Depois que o homem pecou e veio o juízo sobre o homem e a terra, o trabalho tornou-se pesado e oneroso.

Algumas estatísticas dizem que, a maioria das pessoas aos 40 anos estão doentes, cansadas e infelizes com seu trabalho, contudo:
a. O trabalho é uma bênção quando a vida está centrada em Deus. Seus anos de trabalho vão trazer felicidade e alegria à sua vida e família.
b. Deus pode não nos dar tudo o que queremos , mas Ele certamente vai suprir tudo o que precisamos (Salmo 37:25 ; 55:22 ; Filipenses 4:19).
c. Deus nos garante que se estivermos com o foco correto, Ele vai cuidar de nós.

2. Ser abençoado em casa (Salmo 128:3,6)


a. A bênção de uma mulher piedosa (Provérbios 31:10)
b. A bênção de filhos piedosos (Salmos 127:3)
3. Ser abençoado pessoalmente (Salmos 128:4-5).

Sião era visto como o coração da cidade, politicamente e espiritualmente. O salmista confirma que a vida abençoada é o resultado de temer e obedecer a Deus e, em seguida, sugere que o Senhor promete segurança e estabilidade como o Monte Sião.

Conclusão da Pregação para o ano novo

 A vida abençoada está condicionada à vida centrada em Deus! E quando a vida está centrada na palavra de Deus e na sua vontade, torna-se uma vida abençoada e maravilhosa que afeta positivamente o trabalho, lar e vida pessoal.
 
A vida abençoada começa quando uma pessoa percebe que ele é um pecador sob o juízo de Deus e vê sua necessidade de receber Jesus como Senhor e Salvador.

Se você não é salvo e nascido de novo todos os seus trabalhos e esforços serão em vão. Jesus disse: “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36)

Fonte : O pregador

Exercícios com o texto: Pregação para o ano novo

Antes de iniciar a pregação, peça um ajudante para distibuir algumas folhas em branco e canetas para o publico aleatoriamente. Caso o plenário seja extenso, opte pelas pessoas que estão mais proximas.

Passo a passo do exercício sobre a pregação para o ano novo

  1. Espalhe as folhas e canetas
  2. Sugira ao público que anote as frases usadas durante a pregação, que mais lhe tenha chamado a atenção
  3. Quando estiver finalizado a pregação, convide a alguns voluntários que se levantem e leiam suas anotaçoes
  4. Confira quais foram as frases ou palavras da pregação para o ano novo, que tiveram maior impacto sobre a vida das pessoas.

Esse exercicio servirá como termômetro perante as necessidades dos ouvintes, mostrando como a mensagem foi captadas por eles.

Fim

Se você gostou do esquema de pregação para o ano novo, e que conhecer outros esboços de pregação, além de uma variedade de materiais educativos, fique conectado conosco!

Tenha um um feliz ano novo com grande felicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20