Pregação sobre Abigail- Com esboço

Pregação sobre Abigail, tornou-se um desafio desde que a mulher de Nabal ensinou que não precisa ser tudo igual! Temos autoridade para afastar as tragédias de nossa família concorda?

pregação sobre Abigail 1
Pregação sobre Abigail
pregação sobre Abigail
pregação sobre Abigail- 1 Samuel 25

Ela é uma mulher fora de série, provou para muitos que existem momentos nos quais não devemos ficar parado esperando o pior acontecer. O jeito e se movimentar e fazer com que as mudanças aconteçam.

Pregação sobre Abigail – o que é ?

Simplesmente uma forma de transmitir uma mensagem de coragem e otimismo para mulheres, as quais pensam que nada podem fazer para mudar suas vidas.

Para evitar uma tragédia, onde Davi se vingaria dos maus tratos de Nabal, Abigail tomou alguns de seus animais, e sobre eles e levou comida para Davi e seus homens. A história que comentaremos e a base do esboço está na Bíblia, em 1 Samuel no capitulo 25.

Quais os motivos para escolher uma Pregação sobre Abigail

Uma mensagem ou pregação sobre Abigail possui diversos motivos para ser escolhida:

  1. Trata-se de uma mensagem excelente para ser exposta em reuniões femininas, pois traz um aprendizado de que, o fato de ser submissa ao esposo, não justifica que a mulher tenha que deixar as águas rolarem e o mau triunfar.
  2. Mostra Abigail como exemplo de que fazer o bem momento certo tem suas recompensas
  3. A pregação sobre Abigail mostra que uma mulher de fé, reconhece que as promessas de Deus na vida de um ungido e escolhido por Deus sempre se cumprirão.
  4. A pregação sobre Abigail irá causar reflexão e necessidade de posicionamento perante as dificuldades.
  5. Ela mostra que em algumas situações, existe a necessidade de sairmos da zona de conforto e nos mobilizarmos para que ocorram mudanças e crescimento na vida espiritual e material

Quem são as pessoas que fazem pregação sobre Abigail

Há diversos pregadores que fazem pregação sobre Abigail, cada qual com interpretações surpreendentes. No entanto, vamos aqui apontar alguns nomes bem conhecidos:

  • Angela Valadão
  • Helena Raquel
  • Helena Tannure
  • Juanribe Palharim
  • Edmar Fonseca dentre outros

Historia de Nabal, Abigail e Davi

Davi com seu exercito, sentiam necessidade de se alimentarem. Sabendo que Nabal era um homem muito próspero, pois anteriormente haviam se comunicado com alguns de seus servos, protegendo-os e alimentando-os quando precisavam de ajuda. Sabiam que Nabal estava tosquiando as ovelhas e por certo, ofereceria comida aos tosquiadores.

Davi então pediu que uma comitiva de dez jovens soldados que fosse até o Carmelo buscar alimento para eles.

Ao chegarem ao local e se pronunciarem, Nabal de forma grosseira, se recusou a dar alimentos para Davi e seus guerreiros.

Ele simplesmente ignorou os prejuízos que poderia sofrer com a recusa. De maneira exaltada disse Nabal:

– Quem é Davi, quem é o filho de Jesse? Tantos servos fogem de seus senhores hoje em dia… “Por que devo tomar meu pão e minha água, e a carne que abatei para meus tosquiadores, e entregá-la a homens vindos de quem sabe onde?”  

Reação de Davi

Os soldados de Davi, apenas se viraram e voltaram. Quando chegaram ao seu líder, eles descreveram cada palavra. 

Davi disse aos seus homens: “Cada um de vocês amarra a sua espada!” Então eles fizeram, e David também o amarrou. Cerca de quatrocentos homens subiram com Davi, enquanto duzentos ficaram com os suprimentos. 

Um dos servos disse a Abigail, esposa de Nabal: “Davi enviou mensageiros do deserto para cumprimentar nosso mestre, mas ele os insultou.  Contudo, esses homens foram muito bons para nós. Eles não nos maltrataram, e durante todo o tempo em que estivemos nos campos próximos a eles nada faltava.

 Noite e dia, eles eram um muro à nossa volta o tempo todo em que estávamos pastoreando nossas ovelhas perto deles. Agora pense bem e veja o que você pode fazer, porque o desastre está pairando sobre o nosso mestre e toda a sua família. Ele é um homem tão mau que ninguém pode falar com ele (1SAMUEL 25:12 a 17).

pregaçao sobre Abigail 2

Agilidadde demonstrada na pregação sobre Abigail

Abigail agiu rapidamente. Ela pegou duzentos pães, duas peles de vinho, cinco ovelhas vestidas, cinco cestas de grãos torrados, cem bolos de passas e duzentos bolos de figos prensados, e os colocou em burros.

  Então ela disse a seus servos: “Continue em frente; eu irei te seguir.” Mas ela não contou ao marido Nabal. 

Quando ela montou seu burro e subia a montanha, Davi e seus homens desceram em sua direção e ela os encontrou.  Davi acabara de dizer: “Tem sido inútil – todo o meu cuidado com a propriedade desse sujeito no deserto, para que nada dele esteja faltando. Ele me pagou o mal pelo bem. Pela manhã não deixarei vivo um homem de todos os que pertencem a ele! 

Quando Abigail viu Davi, ela rapidamente desceu do burro e se curvou diante de Davi com o rosto no chão.  Ela caiu aos pés dele e disse: “Perdoe seu servo, meu senhor, e deixe-me falar com você; ouça o que seu servo tem a dizer. 

Suplica de Abigail

 Por favor, não preste atenção, meu senhor, àquele homem mau Nabal. Ele é exatamente como o nome dele – seu nome significa louco, e a tolice vai com ele. E quanto a mim, seu servo, não vi os homens que, meu senhor, enviou. 

E agora, meu senhor, tão certamente quanto o Senhor teu Deus vive e como você vive, já que o Senhor o impediu de derramar sangue e de se vingar com suas próprias mãos, que seus inimigos e todos os que pretendem prejudicar meu senhor estejam como Nabal.  E que este presente que tua serva trouxe ao meu senhor seja dado aos homens que te seguem. 

“Por favor, perdoe a presunção de seu servo. O SENHOR, teu Deus, certamente fará uma dinastia duradoura para o meu senhor, porque você luta nas batalhas do SENHOR, e nenhuma injustiça será encontrada em ti enquanto viver.  

Ainda que alguém o persiga para tirar a sua vida, a vida do meu senhor será protegida pelo SENHOR, seu Deus, mas a vida dos seus inimigos será arremessada como do bolso de uma tipoia (1 SAMUEL 25: 18 a 29)

Nabal estava embriagado demais para entender a gravidade. No outro dia, tomou ciência do que havia incidido, porém nenhum arrependimento foi demonstrado.

Passados dez dias, o próprio Deus se encarregou de pôr fim a existência de Nabal. Como resultado, Abigail além de evitar a morte de tantos inocentes, ainda se tornou esposa de Davi.

Video com pregação sobre Abigail- com Angela Valadão

Uma mensagem edificante com a pastora Ângela Valadão, falando sobre as qualidades de Abigail.

https://youtube.com/watch?v=wypzd7wR29M

Como iniciar a pregação sobre Abigail

Primeiramente, como sempre orientamos, busque ao Senhor em oração, pois somente o Espírito Santo concede a interpretação correta da mensagem e convence os ouvintes.

Ao receber o microfone para a ministração, ou iniciar sua live, primeiramente, a gradeça a Deus pela oportunidade de estar ali. Em sequência, saúde aos ouvintes e agradeça aos responsáveis pelo evento, abrangendo a todos quanto lembrarem. Saiba que a gratidão é remédio .

Leia e releia as passagens bíblicas e ore, para receber o discernimento e alcançar sintonia com o público. Comece comentando sobre algo interessante para todos, como por exemplo, a alegria de estarem reunidos para compartilharem de uma data importante…

Crie um clima descontraído, porém respeitoso e ganhe a atenção do público. Transmitir a mensagem com graça e conhecimento e produza resultados para a vida daqueles que te ouvirão.

Esboço de uma pregação sobre  Abigail

O esboço da pregação sobre Abigail se torna fácil de desenvolver, sendo necessário, no entanto, que o preletor mergulhe no cenário bíblico e sinta estar vivendo aquele momento.

perdão

Tema – introdução

Inicie com a Leitura do texto bíblico, localizado no livro De 1 Samuel capitulo 25. Escolha um verso que melhor se adapte a sua mensagem.

Como exemplo, o verso 23, daria o seguinte tema: “Agilidade e humildade, atributos de uma mulher inteligente”, caso escolha o verso 27, o tema pode ser: 

“Um presente no momento certo, abranda a ira”Você pode contrastar esse verso com a mensagem de Provérbios 21:14 “O presente que se dá em segredo aplaca a ira; e a dádiva às escondidas, a forte indignação.”

Argumentação de uma pregação sobre Abigail

Aqui entram as separações em tópicos: ponto 1, ponto 2, ponto 3, e cada um deles, desenvolvera o assunto, procurando não se desviar da mensagem central, a qual de acordo com o esboço modelo, fala sobre Abigail e sua sabedoria em levar pessoalmente um presente a Davi, com palavras sabias no momento de conflito, e como dessa forma ela aplacou a ira dele.

Ponto 1

No ponto 1 você pode começar trazendo um pouco sobre as qualidades de uma mulher sensata, casada com um marido trabalhador, prospero, contudo, carrancudo e sem afeto, o qual não se importava com o proximo.

Busque experiencias vividas em seu passado, ou contos dos quais ouviu para ilustrar esse momento da mensagem.

Ponto 2

Nesse momento, você poderá comentar sobre a atração que foi despertada em Davi, ao dar de frente com uma mulher inteligente, linda e de coração generoso, embora fosse rica e casada com um homem de coração endurecido.

Abigail sabia contornar situações, isso mexeu com Davi, ao ponto de deseja-la como esposa, logo após a morte de Nabal.

Mostre que uma mulher bela e rica, mas contudo, humilde e temente a Deus, faz coisas dignas de serem registradas na historia .

Desenvolva o texto mostrando que, se Nabal não fosse tolo e ouvisse sua mulher, ele não teria sucumbido do jeito que morreu!

Mas graças ao bem estar que essa sabia mulher provocou em Davi, os inocentes de sua casa foram poupados, e apenas quem devia pagar pelos erros acertou as contas com o próprio Deus!

Ponto 3

No ponto 3, fale um pouco sobre os resultados de estar atenta a tudo o que acontece dentro de casa. Mostre a reação de Davi, quando em 1 Samuel 25: 32-33, disse a Abigail: “Louvado seja o Senhor, Deus de Israel, que hoje o enviou hoje para me encontrar. 

Que você seja abençoada por seu bom julgamento e por me impedir de derramamento de sangue neste dia e de me vingar com minhas próprias mãos.

Mostre que uma atitude sabia impede tragédias.

Conclusão da pregação sobre Abigail

Após se aprofundarem na Palavra de Deus, prepare uma conclusão com bastante atenção e carinho.

Chame a atenção das mulheres, mostrando que não se torna necessário a morte física de seus maridos para que elas tenham um futuro feliz.

Se elas acreditarem na transformação Divina e forem prudentes, mesmo que estejam casadas com homens brutos feito Nabal, poderão orar e pedir a Deus que os transforme em um Davi de coração amável e temente a Deus, pois para Ele todas as coisas são possíveis.

carmelo pregaçao sobre Abigail
Monte Carmelo – Terra Santa

Exercícios com o texto: Pregação sobre Abigail

O exercício ou dinâmica a seguir, poderá ser feito tanto por meio virtual quanto em reuniões comuns. Vamos usar meios para despertar nossas possibilidades de criarmos estratégias para sairmos de situações difíceis

Material:

1 caixa de papelão

1 lápis, caneta

1 folha de papel em pedacinhos

Passo a passo para o exercício sobre a pregação de Abigail

  1. Dentro de uma caixa de papelão coloque varias tiras de papel, escritas com figuras que contam na história da pregação sobre Abigail.
  2. Como exemplo: fichas com as palavras: ovelhas, tosquiadores, Nabal, Davi, Carmelo…
  3. Procure mais palavras no texto bíblico e escreva. 
  4. Uma pessoa coordenará a brincadeira.
  5. Se for online, o apresentador deve ficar com a caixa contendo os nomes, e os participantes que estiverem interagindo prestem atenção.
  6. O coordenador da brincadeira dirá o nome de um dos participantes, logo em seguida colocara a mão na caixa e tirará uma ficha.
  7. O que estiver escrito na ficha sorteada, o participante deve explicar.
  8. Por exemplo: Se a fichinha tirada estiver escrito “Carmelo ” , o apresentador perguntará para a pessoa sorteada: Carmelo é de comer, é um lugar um animal ou uma pessoa ? 
  9. Se o participante acertar ganha um brinde, se errar terá que pagar com uma prenda: Cantando um trecho de uma musica ao vivo, declamando um verso bíblico de cor sem errar, ou fazendo outra coisa que o apresentador desejar

A diversão, conhecimento e alegria todos juntos seja entre rodas de amigos, irmãos na fé ou família!

Fim

Se gostou da Pregação sobre Abigail, com esboço, comentário e exercício, e deseja conhecer outras pregação  visite outros textos, continue nos acompanhando no site do Demonstre, pois temos muito mais para compartilhar com todos vocês.

Um abração e até   breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20