Pregação sobre Ester

Pregação sobre Ester poderá ser de grande ajuda para pessoas que buscam uma solução para sua vida hoje. Vivemos em dias difíceis, estamos enfrentando uma pandemia onde muitas vidas sucumbem, sem que existam meios humanos que impeçam pessoas queridas de nos deixarem.

pregação sobre Ester
Pregação sobre Ester – Demonstre.com

Contudo, não há nada que consiga deter um coração cheio de fé e esperança de Clamar pelo socorro de Deus. Quem ora, sabe que sempre haverá recursos da parte do Altíssimo, pois conhece a força que existe em um clamor verdadeiro.

A pratica do Jejum, oração e quebrantamento diante do Senhor Todo Poderoso, pode mudar o destino de uma nação, ou quem sabe, do mundo!

Pregação sobre Ester – Sobre o que se trata?

Confira conosco um pouco da história da jovem judia que se tornou rainha da Pérsia durante a seleção de uma esposa para o rei Assuero. Por meio de seu preparo diante de Deus, Ester encontrou graça diante de seu amado, e salvou seu povo das armadilhas, evitando que fossem completamente exterminados.

ester-700x413-2135742-7390857

Trouxemos para você, comentario, exercicio e esboço de uma pregação sobre Ester edificante. Caso desejar, poderá usa-la em congresso, reunião com mulheres , em sua live ou culto doméstico.

Seja como for, existe uma resposta quando os joelhos se dobram, a cabeça se curva debaixo da potente mão de Deus! Torna-se impossível que algo extraordinário não aconteça!

Quais os motivos para escolher uma Pregação sobre Ester

Uma pregação sobre Ester, provocará o interesse de quem a assiste ou  mesmo esteja ministrando, pois despertará a curiosidade em saber o motivo de sua existência, e qual o proposito de sua vida na terra.

Acha que você nasceu belo, charmoso, talentoso por um acaso? Claro que não!   

Você nasceu, cresceu e esta vivo para um proposito o qual somente você poderá realizar. Se desistir de lutar para viver e fazer a diferença , estará permitindo a morte de muita gente que pode ser ajudada por você.

A depressão está levando pessoas brilhantes ao caminho da morte. Se elas compreendessem seu valor, o fato de nascerem para poupar milhares de vidas com algo que apenas elas possuem, encontrariam um sentido maior em sua existência.

A importância da pregação sobre Ester, está exatamente na lição que nos é outorgada, quando percebemos que aquela jovem havia nascido linda, simpática, meiga, cativante, não foi por acaso.

Ester cresceu aprendendo ser temente a  Deus, e foi preparada para um proposito, o de salvar uma raça inteira, evitando sua exterminação. Tudo aconteceu por ser linda, e conseguir ocupar um lugar que a permitia ter oportunidade de pedir a vida de seu povo ao rei.

Já tem noção do motivo de você ter nascido ou quer descobrir nos acompanhando nesse artigo?

Quem são as pessoas que fazem pregação sobre Ester?

Existem inúmeros preletores que fazem pregação sobre Ester, cada qual com interpretações diferenciadas. No entanto, vamos aqui apontar alguns nomes bem conhecidos

Video com pregação sobre Ester

Assista com Helena Tannure uma interessante pregação sobre Ester

Como iniciar a pregação sobre Ester

Primeiramente, busque se preparar da melhor forma possível. O primeiro passo deverá ser o de buscar a Deus em oração, pois somente o Espírito Santo consegue por meio de sua Palavra dar a interpretação correta e convencer o ouvinte

Não existe substituição para a ação do Espírito Santo, é por isso que se torna possível diferenciar a pregação de uma pessoa que realmente serve a Deus, de outra que não o serve.

Quem fala com o Senhor, recebe Dele mesmo a mensagem para os ouvintes, e pode acreditar, não tem erros quando a mensagem vem de Deus para as pessoas.

Ao receber o microfone para a ministração, ou iniciar a live, primeiramente, a gradeça a Deus pela oportunidade de estar ali. Em sequência, saude e agradeça a todos quanto lembrarem. Saiba que a gratidão e fineza no tratamento poderá não só abrir portas, mas, como deixá-las permanentemente abertas no coração das pessoas.

 Prepare-se para transmitir a mensagem com graça e conhecimento, a fim de que traga resultados para a vida daqueles que te ouvirão.

Leitura da Bíblia e oração são imperativas na vida do preletor. Faça um estudo bem feito, procure o significado das palavras dificeis, suas referências e contexto histórico.

Esboço de uma pregação sobre Ester

O esboço da pregação a seguir trata-se apenas de um exemplo, do qual você poderá extrair o modelo e montar o próprio sermão. O tema, as frases de efeito, o verso chave, ficarão por  sua conta.

Tema – introdução

Inicie com a Leitura do texto bíblico, localizado no livro de Ester. Escolha um verso que melhor se adapte a mensagem que deseja trazer ao povo. Crie um título para seu sermão, a fim de que por ele possa conduzir a pregação. Como sugestão temos:

  • Quem é escolhida (o) por Deus e graciosa (o) – Ester 2: 8 e 9
  • Tempo de ficar em silêncio e tempo de falar – Ester  2:10, 20 e Ester 5:8,
  • O poder do Jejum – Ester 4:13 a 16
  • Quando nos humilhamos diante de Deus, Ele nos exalta- Ester 6:3
  •   Ate os grandes se curvam perante a vontade de Deus – Ester 6:1
  •  Os inimigos de quem ora e jejua se enforcam na própria forca – Ester 7:9

Como tema para o esboço a seguir, adotaremos o tema: Tempo de ficar Calado e tempo de falar que se encontra em Ester 2: 10 a 20 e ainda no capitulo 5 verso 8.

Argumentação

… Aqui entram as separações em tópicos: ponto 1, ponto 2, ponto 3

Ponto 1

No ponto 1 você pode começar trazendo um pouco sobre as histórias dos hebreus. Fale sobre o motivo de Mardoquel e Ester estarem morando em Susan,  e o motivo que levou o Rei Assuero a dispensar a rainha Vasti e aceitar o conselho de seus nobres e buscar moças para dentre elas escolher uma nova rainha.

Ponto 2

Nesse ponto, você poderá comentar sobre a obediência de Ester ao ouvir o primo que a criou como filha. Ela era muito reservada, conseguiu guardar o segredo de sua origem, o que foi importante para se manter viva e preservar seu povo.

Fale aos ouvintes sobre a necessidade de estar atento ao momento de ouvir e a hora de falar. No livro de Proverbio capitulo 17 verso 28, a Bíblia diz que até o tolo é visto como sábio quando se cala.

Portanto, falar de mais, ou fora do tempo poderá não ser visto como sabedoria, mas, como desequilíbrio. Educar-se para conter a vontade de falar é um exercício que vale a pena.

Precipitação em usar as palavras tendem a trazer erros irreparáveis. Falar a verdade é necessário, contudo, no momento exato. Portanto, orar e jejuar, irá te ajudar a ter sabedoria, para não dizer aquilo que não tem certeza, e saber o momento de se pronunciar.

Existe sim, a necessidade de dizer algo no momento exato, e isso é precioso, contudo, não se esqueça que Ester antes de falar, orou e jejuou, só depois se arriscou ir a presença do Rei.

Ponto 3

No ponto 3, fale um pouco sobre os resultados de livramento e bençãos alcançados por Ester e Mardoquel pelo fato de buscarem ao Senhor e receberem graça de usar as palavras no momento exato.

Se conhecer um fato, ou testemunho de causas resolvidas mediante a sabedoria no momento de falar, conte para seus ouvintes.

Todos foram beneficiados pela sabedoria e a graça de Deus na vida de Ester e Mardoquel.  Você pode ser canal de Deus para abençoar muitas pessoas e permitir que elas não pereçam

Conclusão da pregação

Após explorar bastante os tópicos anteriores, prepare uma conclusão com bastante atenção e carinho. Aponte a questão sobre o fato de pessoas espalharem mentiras o tempo todo provocando tragédias, sofrimentos perdas e punições de inocentes, e  mostre por meio da história de Ester, que se ainda houverem pessoas que jejuam, oram e possuem uma comunhão continua com Deus, as mentiras não se sustentarão  para sempre. Ainda que alguns cheguem a morrem por causa delas, a verdade sempre prevalece.

Motive o povo a buscarem mais a Deus e se envolverem menos com questões polemicas. Um bom Cristão, procura a paz com todos, tenta não ofender as pessoas com palavras, além de orar e jejuar para saber o tempo certo de buscar ajuda e livramento para todos.

No final, para concluir a pregação sobre Ester, convide aos ouvintes que orem com você, para que sejam cheios de sabedoria e graça, para saberem o momento de falar e o momento de estar calado, pois isso é  muito precioso!

Exercícios com o texto: Pregação sobre Ester

Estamos vivendo os tempos das lives, reuniões domesticas e busca por atividades para serem feitas em famílias. Observem que existem dinâmicas e brincadeiras que podem ser feitas tanto com o público online, quanto em família. Como estamos falando sobre tempo de falar e tempo de Estar calado, que tal a antiga brincadeira de “ bater o serio”, vamos tentar?

Passo a passo para bater serio

  • Convide as pessoas (familiares ou amigos) que queiram participar.
  • A regra e a seguinte: Você conta até três e todos deverão ficar em silencio, não podem dizer nada.
  • As pessoas que sorrirem alto ou quebrarem o silencio  serão eliminadas a medida que assim se comportarem.
  • Vence o ultimo a permanecer em silencio.

Esta brincadeira, embora muito simples, e uma verdadeira lição para a vida, ela nos ensina que aquele que sabe o momento certo de falar e  e de estar calado, vence os maiores obstáculos

Fim

Se gostou da Pregação sobre Ester, com esboço, comentário e exercício, e deseja conhecer outras pregação  visite outros textos, continue nos acompanhando no site do Demonstre, pois temos muito mais para compartilhar com todos vocês.

Um abração e até   breve!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20