Salmo 111

Salmo 111 é um convite a louvar ao Senhor por todas suas obras realizadas entre os viventes. O salmista faz questão de apontar os grandes feitos de Deus e recomendar: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria!” Portanto, quem quiser ser sábio, basta temer a Deus. No entanto, não se deve confundir temor com medo.

Deus não quer que tenhamos medo Dele, pois Ele nos ama. Teme-lo é sinônimo de respeitá-lo. Aquele que teme ao Senhor, consegue se livrar de grandes perturbações, pois recebe orientação diretamente do Altíssimo! Esse é um bom exemplo de quem consegue se guiar pela sabedoria Divina.

adoração ao espírito santo

Leia o Salmo 111

Louvai ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembléia dos justos e na congregação.

Grandes são as obras do Senhor, procuradas por todos os que nelas tomam prazer.
A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.

Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o Senhor.
Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança.

Anunciou ao seu povo o poder das suas obras, para lhe dar a herança dos gentios.
As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos.

Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão.
Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.

Salmos 111:1-10

Por quem o Salmo 111 era cantado?

O salmo 111 era cantado pelos levitas nos tempos de Davi. Ainda continua  a ser cantado por judeus e cristãos em todo mundo. Um salmo que além de lindo, traz as dicas para aqueles que prezam a sabedoria, a qual é bem mais do que simples conhecimento.Portanto,  Vejamos baixo um louvor maravilhoso.

https://youtube.com/watch?v=F8kSQVI9Cpk

Vede o Salmo 111 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

https://youtube.com/watch?v=tz_sggW4mGw

Breve estudo sobre o Salmo 111

https://youtube.com/watch?v=I2ckaJghEfk

Analise e mensagem do Salmo 111

A gratidão a Deus, o convite a adorar e reconhecer os caminhos do Senhor, e ainda a esperança de alcançar o conhecimento vindo por parte de Deus, fazem do salmo 111 uma verdadeira preciosidade.Portanto, uma reflexão para todos os momentos.

cansaço

Como trabalhar o Salmo 111 na escola com Crianças e adolescentes

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, bom entendimento tem todos os que cumprem seus mandamentos…     Quem é que não deseja sabedoria?

Sabedoria, inteligencia e boa memoria, são coisas diferentes, você sabia? Pois bem!

Faça um desafio e peça para as crianças escreverem no caderno o que para elas significa: Boa memória, inteligencia  e sabedoria. Elas são as mesmas coisas?   Após terminarem de escrever, abra uma discussão com elas e mostre as diferenças, expostas logo abaixo:

  • Boa memória é habilidade de guardar informações, como aquelas pessoas que sabem todos os telefones datas e palavras já ditas por outros. Embora isso seja vantajoso para quem possui o hábito de estudar, isso não é inteligencia.
  • Inteligência é a capacidade de pegar as informações e utiliza-las colocando no lugar certo, no momento exato, trabalhando com as informações com o pintor trabalha com a tinta.
  • Sabedoria, é uma virtude, pois quem a possui, sabe usar a boa memoria e a inteligencia com equilíbrio e para o bem de todos.

Foi por isso que Salomão pediu a Deus sabedoria! Portanto, no ultimo verso do salmo 111, o salmista faz questão de dizer que, o Temor do Senhor é o principio da sabedoria. Isso quer dizer que, procurar conhecer a Deus e conversar com Ele, faz a pessoa se tornar muito mais sábia. Quer experimentar?

Estimule os alunos a aprenderem mais, assista o vídeo abaixo:

https://youtube.com/watch?v=Y2PAl_VwfQU

Fim

Se você gostou do salmo 111 e deseja conhecer outros salmos, temos uma sequência para lhe apresentar. Portanto,visite o blog da demonstre, nele estão outros materiais incríveis, para ajudá-lo com suas tarefas escolares, mas, não esqueça de deixar seu comentário.

Desejamos muito sua companha portanto,fique conosco e aproveite tudo o que tem de bom por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20