Salmo 12, aponta para as palavras do rei Davi, as quais embora, houvessem sido registradas aproximadamente  3.000 anos atrás, contudo, se encaixam perfeitamente nos dias de hoje. Na atualidade, a perversidade é exaltada e a santidade de Deus é vista com escarnio. Os justos são vistos com tolos ou espertalhões, contudo,a corrupção se espalha entre a sociedade, por todos os lados.

Salmo 12

Mas devemos lembrar que, apesar da blasfêmia de homens, Deus permanece perfeito e santo. Nada escapa sua atenção. Quando ele diz que vai julgar, podemos ter estar convictos de que o fará, pois é fiel em suas promessas.evangelismo-300x152-2928165-1486641

Leia o Salmo 12

Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.

Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.

O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós?

Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.

As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.

Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre.
Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.

Salmos 12:1-8

evangelizacao-300x200-4230426-1554657

Por quem o Salmo 12  era cantado

Salmo 12 era cantado por levitas no templo. Hoje é cantado por Judeus e Cristãos em todo o mundo. É necessário ter cuidado para não se ter uma língua maldizente.

Vede o Salmo 12 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 12

Analise e mensagem do Salmo 12

No Salmos 12, o Salmista Davi apresenta suas orações devido ao ambiente de infidelidade que se apoderou do povo. A mentira, bajulação e a falsidade dominavam os relacionamentos.

Imagine! Uma sociedade em que ninguém acredita em ninguém. Não há companheirismo, solidariedade. É um caos!

Davi se incomoda com isso e intercede ao Senhor que os purifique e o livre. Ao mesmo tempo, ele apresenta a pureza das palavras de Deus e a dos homens infiéis. “As palavras do Senhor são puras”, diz ele.

Confiar nas palavras de Deus nos passa a sensação de segurança e paz. Ao contrário dos homens, o Senhor não mente. Suas palavras não falham e não passam. Elas são para nós como os montes ao redor de Sião. ( Fonte)

Como trabalhar o Salmo 12  na escola com Crianças e adolescentes

“As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.” Você sabe o que é uma fornalha? Para que serve? Vamos conhecer?

  1. Pesquise o que vem a ser uma fornalha e para que servia na antiguidade
  2. Alguém usa uma fornalha nos dias de hoje?
  3. Faça uma construção textual dizendo, sobre o que lhe vem à cabeça quando ouve a sentença ” Como prata refinada em fornalha de prata refinada 7 vezes”

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 12?  O Senhor é fiel, portanto, sua palavra é inigualável não é mesmo? Ele reina sobre todos nós! Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!