Salmo 121

Salmo 121 é um salmo atribuído ao rei Davi. Ele um dos 15 salmos intitulados “cânticos dos degraus” ou “cânticos da subida.”Portanto, ele fazia parte do hinário de Israel, é conhecido como cântico de caminhada, quando o povo subia para adorar a DEUS em Jerusalém.

Estoriadores, consideram que  Davi o teria escrito, quando fugia de Saul, escondendo-se no deserto de Zife, fato registrado em 1 Sm 23.14-29. Portanto, seria um cântico de agradecimento, porquanto Deus o havia dado livramento.

elevo os olhos para os montes 300x225 5379548

Os filhos de Israel o entoavam sempre lembrando: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céus e a terra”. Israel compreendia que só em Deus, teriam salvação!

Leia o Salmo 121

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.

Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.

O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre

Por quem o Salmo 121 era cantado?

O Salmo 121 era cantado pelos israelitas que subia para Jerusalém, em busca  de adorar ao DEUS único e poderoso! Portanto, eles o entoavam enquanto caminhavam em direção a Sião.

Esse Salmo, é cantado hoje, por israelitas e cristãos em todo o mundo. Embora a melodia possa variar de acordo com quem a adapta, no entanto, a mensagem permanece intacta.

https://youtube.com/watch?v=42y1pHAfXD4

Observem a beleza da melodia, transmitindo muita paz para o coração. Assim eram os cânticos dos Samos, pois intencionavam adorar a Deus ou fazer-lhe súplicas.

 Vede o Salmo 121 em vídeo – Narrado na voz de

Cid Moreira

Os Salmos narrados à voz de Cid Moreira, se tornaram um clássico, irresistível de não ouvir! Tamanha maravilhosa sonoridade que sua potente voz confere à palavra.

https://youtube.com/watch?v=peLHBPj1R9M

Breve estudo sobre o Salmo 121 parte 1

 O primeiro verso, mostra, possivelmente, um peregrino que subia ao Monte Sião, em Israel, observando, diversos altares, erguidos, pela  busca desesperada do povo, por socorro. Portanto,tais atos, o fez refletir, a necessidade que o homem tem, em apegar-se a algo que o livre de pertubações.

Foi aí que o salmista expressou: ” Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro?  E logo em resposta a si mesmo ele diz: “O meu socorro vem do Senhor,que fez o céu e a terra!” Por isso, Ele não deixará que seus pés vacilem, aquele que nos guarda jamais tosqueneja.

salmo 121 8 300x225 8380716

Deus nunca vacila, nem dorme. A palavra tosquenejar significa: “cochilar, repousar a cabeça e dormir”.  Portanto,  Deus jamais dormirá, pois nos guarda em todo o tempo.

Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. Porquanto,Ele, o eterno Deus, o criador de todas as coisas não cochilará. Ele guarda Israel e nos guarda. Podemos contratar guarda-costas, mas, se o Senhor não nos proteger, estamos perdidos.

O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O SENHOR (todo em letras maiúsculas) aqui é a referência ao próprio nome de Deus no tetragrama hebraico YHWH e que se assemelha à expressão EU SOU na mesma língua.

Deus é apresentado por nome no texto. Ele é comparado a nossa sombra a nossa direita. No entanto, isso não deve ser interpretado literalmente. Pois, Deus “não é uma sombra”, como está bem claro no livro de Tiago,1.17. Essa é uma metáfora, para descrever, a proximidade que o Senhor está de nós, para nos guardar e proteger.

Portanto, como a sombra não desgruda de nós, Ele também não nos abandona.Mas, é preciso estar ligado Nele, é isto que o texto quer dizer.

Breve estudo sobre o Salmo 121 parte 2

O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite. Isso não quer dizer que não podemos passar mal com o sol de 40°.

Esse verso quer dizer que, pela guarda e vigilância de Deus ser a todo tempo, nada será sem Ele saber.

sol 300x173 7727533

Nenhuma catástrofe natural, assalto, problema ou dificuldade será sem o conhecimento e a pré-ciência de Deus e Ele tem poder para não deixar que nada aconteça conosco.

O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. Por certo, a melhor tradução aqui fosse “ele guardará a tua vida”.

Há um desacordo entre os cristãos sobre o que o termo “alma” significa na Bíblia. Uns acham que é o nosso intelecto, outros que é a nossa vida.

Deus guardará a nossa vida, em todo tempo, instante e momento. Ele não nos deixará. Ele nos protegerá. Nosso Pai é o Deus Todo-poderoso.

O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Esta é a prova definitiva. Por nome está escrito que Ele nos guardará em todo tempo e circunstância. Ele tem todo o poder e sabe o que é melhor para cada um de nós.

Autor: Andrey Lima

Adaptação: Elaine Costa

Analise e mensagem do Salmo 121

Analisando o Salmo 121, é possível perceber, a gratidão de Davi a Deus, por todos os livramentos que recebia. As suas grandes conquistas e proteção eram atribuídas unicamente, ao fato de ser guardado por Deus. Portanto, o povo precisa também agradecer ao Senhor.

Israel 300x225 2139053

Alguns israelitas se mostravam rebeldes, desviando sua adoração do DEUS todo poderoso. Mas, também havia ali, os que não abriam mão de subirem até o verdadeiro lugar, para prestarem uma adoração sincera ao Senhor.

A verdadeira essência do Salmo 121 não deixam dúvidas, de que, confiar inteiramente em Deus é ter sucesso garantido. Portanto, é melhor confiar no Senhor e tê-lo, como amigo e protetor. Mas, nunca esquecer de agradecê-lo por sua bondade e proteção.

Como trabalhar o Salmo 121 na escola com Crianças e adolescentes

biblia escola 300x162 2535565

Atividade 1

A proposta aqui é para lá de interessante e acredito que as crianças irão amar! A geografia de Israel é cheia de segredos, portanto, seus montes são muito valorizados. Nessa atividade,crianças pesquisarão sobre o que havia, de especial no Monte Sião, e responderão as seguintes perguntas:

  1. Onde fica o Monte Sião, qual seu nome nos dias de hoje?
  2. Por que ele se chamava o Monte Sião?
  3. Quais eventos aconteceram naquele lugar?
  4. Quais personagens bíblicos estiveram ali?
  5.  Como está o Monte Sião hoje
  6. Quais são os motivos que levam um terreno, monte ou até mesmo partes do mar a sofrerem mudanças?

Atividade 2

O povo de Israel, registrava os acontecimentos para ficarem documentados. O que podemos fazer para preservar a nossa história?Que tal começarmos agora, escrevendo sobre fatos importantes que nos aconteceram nos últimos dias?  Faça uma construção textual, mas, não esqueçam de compartilhar com os colegas.

A divulgação do que acontece, é importante para que acontecimentos entrem para a história de um povo, portanto, vamos divulgar também a nossa?

Fim

Aqui terminamos um breve estudo sobre o salmo 121, contudo, ainda há muito mais a se aprender com os salmos! Portanto, visite sempre nosso blogue e encontre milhares de propostas para aplicar em sala de aula, quer seja na escola secular ou dominical.

Temos o carinho de preparar o que há de melhor, para assessorá-lo em sala de aula.

Um enorme abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20