Salmo 125

Salmo 125, nos ensina que os que confiam no Senhor terão firmeza, segurança. Ainda que passem por momentos difíceis de opressão, Deus não deixará que aqueles que esperam Nele, permaneçam por muito tempo debaixo de jugos pesados. Deus os livrará!

Monte santo 300x152 3761750

Porém, existe uma advertência para quem pratica a injustiça, ou anda em caminho tortuoso. O salmista diz que Deus os eliminará, junto com quem exercita a iniquidade, para que exista paz em Israel e consequentemente sobre o mundo.

Leia o Salmo 125

Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.

Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade.

Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração.
Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.

Salmos 125:1-5

Por quem o Salmo 125 era cantado

Esse maravilhoso salmo foi cantado possivelmente por Davi, os levitas, e hoje, ele é cantado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo na voz de Marcos Goes:

Vede o Salmo 125 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 125

Analise e mensagem do Salmo 125

“Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre” Salmo 125, v.1

No primeiro verso mostra que :não podemos ser abalados, se confiamos no Senhor. O versículo não afirma que nada se abalará à nossa volta, mas que nós não seremos abalados! Abalar é desmoronar, cair. “Firme para sempre”: não é apenas nos momentos mais suaves ou vitoriosos, mas para sempre!

A única condição é confiar no Senhor. Lutas, dificuldades e problemas não poderão abalar o servo do Senhor. Sempre é uma palavra que significa continuidade, sem interrupção. Esta é a Palavra do Senhor!

No verso 2 diz: Se somente o Salmo fosse o v.1 já seria suficiente! Mas Deus enfatiza “sempre”! “Desde agora…”: agora é já, imediatamente.

Não é depois, ou no além. É agora! Se nos apegarmos as promessas do Senhor, seremos sustentados eternamente.

sião 2

Não precisaremos mais de muletas, desculpas e razões próprias. Deixaremos qualquer obstáculo á fé. Toda a nossa vitória está no Senhor, Ele é a nossa Rocha. Ter fé é confiar no Único que pode a tudo vencer. Este é o nosso Deus!

Verso de 3 a 5 mostra: Sob hipótese nenhuma o ímpio ficará impune. Os justos triunfarão. A verdade é invencível. Porque nos abalamos tanto quando o ímpio prospera? Tudo isto é palha.

Só Deus é verdadeiramente Santo, Perfeito e Justo, mas Ele se apraz do homem que rejeita a impiedade. “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos” – Is 6.3.

Tornemo-nos justos pela Sua graça redentora, em Cristo Jesus! Santidade é o desejo do Senhor ao Seu povo – 1 Pedro, 1.16. Busquemos esta santidade, mediante a fé! (Autor: Júlio Cesar Zanluca)

templo 300x157 9845132

Como trabalhar o Salmo 125 na escola com Crianças e adolescentes

Segundo a Bíblia, Deus quis fazer sua morada entre seus filhos, mas não em qualquer lugar, a Escritura mostra que Ele tem uma preferência: é Sião seu lugar preferido. É de lá que todas as bênçãos se derramam sobre Israel e sobre a terra. Vamos pesquisar?

  1. Onde fica localizado o monte de Sião?
  2. Em que país especificamente?
  3. Se você observar bem, verá que o monte Sião está geograficamente em om ponto bem centralizado no centro da terra. Consulte um mapa e verifique se essa informação e veja se é verdadeira.
  4. Por que você acha que Deus escolheria colocar o trono Dele no monte de Sião? Pense e tente responder?
  5. Faça uma ilustração, onde o monte esteja no alto e diversas casas ao redor.
  6. Depois tente responder:  Quem consegue ver melhor quando vem os perigos de longe, que está embaixo ou quem está no monte?

O salmista deixa uma pista, para entendermos que, Deus no monte Sião representa um guarda e segurança, o qual sabe quando o mal está chegando para nos atacar, e faz questão de nos proteger.

Portanto, subir ao monte de Sião, significa estar em constante contato com Deus por meio da oração, para que Ele possa nos avisar sobre tudo o que está por vir, e assim nos proteger.

Para finalizar, convide as crianças ou adolescentes, para brincarem de “cabo de guerra!”, e vejam que mesmo tendo forças, contudo, para o vencedor obter êxito, ele terá que descentralizar a corda, desviando-a para o seu lado.

Sião

Fim

Foi importante para você o estudo sobre o Salmo 125? Deus deseja que coloquemos nossa confiança, inteiramente Nele, portanto, ao confiarmos em seus cuidados, teremos proteção em todo o tempo.

Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20