salmo 133

Salmo 133 é conhecido como o salmo da união! Pequeno no tamanho e grande na mensagem. Ele diz muito sobre a alegria envolvida, quando existe uma união verdadeira entre amigos e irmãos.

Esse salmo compara a alegria da unidade com o óleo precioso, que representa benção.Portanto,vamos nos alegrar e celebrar!

unidade-209x300-5028660-9924867

Leia o salmo 133

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

Salmos 133:1-3

Por quem o Salmo 133 era cantado

O salmo da união, era cantado por Davi, os levitas e judeus da antiguidade. Hoje, entretanto, ele é cantado por judeus e Cristãos em todo mundo. Confira abaixo uma versão atual do salmo 133.

https://youtube.com/watch?v=h2UcNrCxGTo

Vede o Salmo 133 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

O maravilhoso salmo 133 na abençoada voz de Cid Moreira, edificando os corações

https://youtube.com/watch?v=5zda9gjEF9Q

Breve estudo sobre o Salmo 133

O salmo 133 em exposição pelo dr. e pastor Nicodemos Lopes, traz um aprendizado sobre a união entre irmãos, portanto, o melhor a fazer é vivermos unidos.

https://youtube.com/watch?v=vn9mxXtE400

Analise e mensagem do Salmo 133

Este salmo davídico se volta para importância da comunhão e do relacionamento adequado na comunidade. Este salmo também é muito cantado nos dias de hoje pelos judeus em Jerusalém. Com vimos acima, esse salmo é pós-exílico, ou seja, foi escrito depois do cativeiro babilônico, que durou de 586 a.C. até 539 a.C.

Há uma combinação estranha nesse salmo, pois sabemos que óleo e orvalho não se misturam! Que relação esses elementos têm a ver com a união fraternal? O verso dois descreve que esse “viver em união” deve ser como o óleo precioso derramado desde a cabeça, e que desce sobre a barba de Arão até a gola de suas veste.

Isto se trata de uma referência à consagração do sacerdote.  O óleo deveria descer sobre toda a sua veste sacerdotal. Portanto, entendemos que a consagração deve ser plena e absoluta.

A ideia que o texto pretende transmitir é a seguinte: a união entre os irmãos deve ter relacionamento, santidade e santificação. Não pode haver uma verdadeira união sem santidade perante Deus. E essa santificação deve produzir um ambiente de confraternização entre os irmãos, portanto, vamos nos unir.

O amor não tem idade

O importante matemático e filósofo cristão francês Blaise Pascal disse que “o amor não tem idade: está sempre nascendo”.     

O Salmo 133 diz também que a união fraternal é como o orvalho do monte Hermom quando desce sobre os montes de Sião. O monte Hermom está situado numa região muito marcada pela humidade por ser cheia de água. Isso faz um contraste com as regiões desérticas do Sul da Palestina.

Portanto, a região do Hermom é marcada pela prosperidade e por frutificação. Logo, a união que Deus deseja é acompanhada pela benção da santificação, da prosperidade e da frutificação que Deus concede a partir dos montes de Sião (ver. 3).

O importante é que o Senhor é quem sustenta isso. É uma benção completa para todos nós.

O Salmo 133 expressa os segredos do avivamento e da efusão do Espírito Santo, que é o resultado da união dos filhos de Deus. O óleo (verso 2) e o orvalho (versículo 3) referido no Salmo 133 representa a presença do Espírito Santo no meio de Sua Igreja.

É a presença do Senhor no corpo de Cristo que traz a unidade no coração do homem. O fato de que o óleo escorre da cabeça para as vestes simboliza o fato de que, quando a liderança é ungida em primeiro lugar, eles são capazes de transmitir esta unção ao povo.

Autoria: Samuel Gomes

Salmo 133.1: Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

ajuda-300x198-4170308-1535830

Como trabalhar o Salmo 133 na escola com Crianças e adolescentes

irmaos-300x150-4175817-6272841

Uma forma simples e e bem interessante de trabalhar com os adolescentes é a dinâmica das balas.  A união, é ensinado pela Sandra Carvalheiro como algo sólido e maravilhoso. Ela nos apresenta uma dinâmica fácil, mas que trará contudo, lições maravilhosas.

https://youtube.com/watch?v=HPOSZCineiU

Fim

E então, o que acharam de conhecer um pouco sobre o Salmo 133? Observou como a união entre os irmãos é importante? Portanto, devemos buscá-la sempre.  Se você gostou, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20