Salmo 144

Salmo 144, mostra Davi celebrando, porque Deus o livrou das mãos de homens que procuravam tirá-lo do trono em Israel. O conteúdo do Salmo 144 sugere uma data para fim do conflito entre as forças leais a Davi e os rebeldes que apoiaram Absalão na sua fracassada tentativa de golpe contra o rei.

natureza 300x199 7570237

Salmo 144

Embora Davi tenha sofrido pessoalmente por causa da morte do seu filho (2 Samuel 18:31-33), ele reconheceu que a ação de Deus em garantir seu reino e lhe dar a vitória foi uma demonstração da justiça e da fidelidade do Senhor.

rocha 300x225 5262343

Leia o Salmo 144

Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;

Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.

Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?
O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa.

Abaixa, ó Senhor, os teus céus, e desce; toca os montes, e fumegarão.
Vibra os teus raios e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os.

Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das muitas águas e das mãos dos filhos estranhos,

Cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de falsidade.
A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e instrumento de dez cordas te cantarei louvores;

A ti, que dás a salvação aos reis, e que livras a Davi, teu servo, da espada maligna.
Livra-me, e tira-me das mãos dos filhos estranhos, cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de iniquidade,

Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio;

Para que as nossas despensas se encham de todo provimento; para que os nossos rebanhos produzam a milhares e a dezenas de milhares nas nossas ruas.

Para que os nossos bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas.
Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor.

Salmos 144:1-15

Por quem o Salmo 144 era cantado

Esse maravilhoso salmo 144, possivelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. A batalha e a vitória, sempre foi um tema muito usado na bíblia, Veja abaixo uma linda canção ” O soldado ferido”, sendo comparado aos que batalham com todo empenho.Portanto, de Deus vem a vitória.

Vede o Salmo 144 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 144

Analise e mensagem do Salmo 144

Desde sua vitória sobre Golias quando ainda jovem até suas batalhas para segurar e expandir as fronteiras de Israel, Davi foi conhecido como um dos maiores guerreiros da história de Israel. Mas ele atribuiu suas proezas ao poder do Senhor: “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra” (verso 1).

Davi entendeu que reinou em Israel pela determinação de Deus, e não por mérito próprio. O segundo verso do Salmo ajuda a posicionar esse hino depois do fracasso de Absalão, pois Davi diz que foi Deus quem colocou o povo em submissão a ele. Davi reinou em Jerusalém pela graça de Deus.

Diferente dos reis de outras nações que se exaltavam, até alegando ser deuses, Davi mostra humildade e profundo reconhecimento da sua fragilidade humana (versos 3 e 4). Dessa perspectiva, ele entendeu que a salvação dos seus adversários não vem dos seus próprios esforços nem da esperteza humana, e sim do Senhor (versos 5 a 8).

Em todos os casos, o contexto trata da salvação oferecida por Deus e lhe pronuncia louvor por sua graça. Nas citações em Isaías e Apocalipse, a mensagem é, claramente, messiânica, honrando o Cristo como Salvador.

israel 300x193 3020837

Cristo e a redenção

No caso de Isaías, o contexto é de uma profecia messiânica confirmada pelo próprio Jesus (Isaías 42:1-4, 10; Mateus 12:15-21). As referências ao novo cântico em Apocalipse vêm de outra perspectiva, vendo a redenção já disponibilizada em Cristo.

Pessoas no céu cantavam novo cântico a Jesus porque ele se sacrificou para salvar os homens e exaltar seu povo redimido (Apocalipse 5:9-10). Em outro trecho, as vozes dos salvos da terra se juntam aos seres celestiais para entoar novo cântico (Apocalipse 14:3). Quando Davi empregou o termo nos seus Salmos, ele, também, falou da salvação que Deus ofereceu ao seu povo.

Depois da longa noite de guerra e aflição, Davi olhou para frente com o otimismo do amanhecer. Os últimos versos do Salmo mostram sua esperança de condições melhores para seu povo. Israel não seria um povo instável e sujeito aos inimigos que viviam ao seu redor. Davi vê a força dos jovens e a segurança das jovens. Ele fala da produtividade agropecuária e de um povo livre das tristezas que passaram em tempos de guerra e angústias.

A conclusão do Salmo considera a posição privilegiada de Israel: “Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR!” (verso 15).

por Dennis Allan

relampago lindo 300x162 2574187

Como trabalhar o Salmo 144 na escola com Crianças e adolescentes

O salmo 144 no verso 4 diz: “Baixa, ó Senhor, os teus céus, e desce; toca os montes, e fumegarão. Vibra os teus raios e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os.”

Os raios, trovões e relâmpagos, são  verdadeiros espetáculos da natureza! No entanto, são muito perigosos, caso as pessoas não se protejam durante seu disparo. Portanto, nada melhor do que sabermos um pouco mais sobre esse fenômeno, vamos lá?

  1. Pesquise sobre qual é a composição do relâmpago
  2. Anote por qual motivo corpos úmidos e espelhos ou aço, podem atrair raios
  3. Verifique quais o meios para se proteger dos raios em dias de chuvas com muitos raios.
  4. Se quiserem poderão fazer uma exposição das mais incríveis imagens de relâmpagos.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 144?  Declarar nosso amor ao Senhor é uma forma de gratidão. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20