Salmo 15

Salmo 15 mostra as qualidades daqueles que poderão ter acesso a presença do Senhor. Embora Deus seja misericordioso e benigno, Ele também é puro. Portanto, para aqueles que desejam estar em sua presença, precisam abandonar as práticas da calunia, difamação, acusação, e praticarem a bondade e ter paz com todos os homens.

Salmo 15

Os cidadãos  de seu reino  devem ser limpos de mão e puros de coração, embora vivam entre tanta contaminação. Contudo, aqueles que desejam ver a face do Rei e viver em sua presença, necessariamente, terão que entrar pelo caminho de uma vida limpa.

mikonos-300x225-1702514-5082139

Leia o salmo 15

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;

A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.

Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

Salmos 15:1-5

Por quem o Salmo 15  era cantado

Por certo o rei Davi e os levitas que com Ele louvavam ao Senhor, na antiguidade. Hoje esse louvor é cantado por Cristãos e Hebreus em todo lugar da terra.

Vede o Salmo 15 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 15

Analise e mensagem do Salmo 15

O trabalho de organizar a cidade de Jerusalém como o centro da religião dos israelitas ocupou uma boa parte do reinado de Davi, e foi realizado com muito prazer por esse servo do Senhor. Salmo 15 é um dos vários hinos que comunicam os sentimentos do rei Davi e de incontáveis outros adoradores.

O verdadeiro servo do Senhor anseia estar na presença do Criador. Davi mostrou esse desejo quando falou sobre o tabernáculo do Senhor no monte Sião em Jerusalém, e quando falou sobre o desejo de habitar eternamente com Deus.

Do começo ao fim desse Salmo, o foco está na comunhão permanente com Deus. Diferente das atitudes comuns de pessoas que querem solicitar a ajuda divina em momentos difíceis e ignorar seu Criador durante a maior parte do tempo, o desejo de Davi foi de permanecer na presença de Deus.

Ele fala de habitar no tabernáculo e morar no monte do Senhor: “Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?” (verso 1).

Os versos seguintes respondem às perguntas com descrições das qualidades que Deus deseja nas pessoas que andam com ele. Obviamente, quatro versos de um salmo não são suficientes para descrever todos os aspectos da integridade espiritual, mas servem para ensinar o tipo de caráter que devemos cultivar.( Fonte: EB)

montanha-arco-iris-1-1112x451-300x122-8326588-3731795

Como trabalhar o Salmo 15 na escola com Crianças e adolescentes

O salmo 15 fala como se deve comportar um cidadão do céu, e ensina que este,  não deve portanto, praticar injustiças ou se contaminar com a mentira ou engano. Sabemos que trapassas atrapalham o progresso de uma cidade,estado ou país. Portanto, vamos pesquisar?

  1. Pesquisem o que é cidadania, e quais as obrigações de um cidadão para com a cidade, o Estado e o país.
  2. Quais os direitos de um cidadão?
  3. Como um estrangeiro precisa fazer para conseguir cidadania em um pais onde ele não nasceu?
montanha-300x153-3428757-6470059

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 15? Vejam que ele é um salmo exortativo, portanto, devemos procurar andar em retidão, se desejamos ser cidadãos do céu. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20