Salmo 21

Salmo 21 revela a gratidão como uma grande virtude! Reconhecer os benefícios recebidos das mãos de Deus, é sem dúvidas um grande remédio para o coração.

Nesse salmo, Davi mostrou que estava exultante pelo tratamento que o Senhor lhe dispensou, mas, ao mesmo tempo, orava para que,  aqueles que se levantaram contra ele, não permanecessem de pé fazendo o mal. Davi, acreditava na proteção do Deus poderoso.

Davi salmos 291x300 6071767

Leia o Salmo 21

O rei se alegra em tua força, SENHOR; e na tua salvação grandemente se regozija.
Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. (Selá.)

Pois vais ao seu encontro com as bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino. Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente.

Grande é a sua glória pela tua salvação; glória e majestade puseste sobre ele.
Pois o abençoaste para sempre; tu o enches de gozo com a tua face.

Porque o rei confia no Senhor, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará.
A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam.

Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá. Seu fruto destruirás da terra, e a sua semente dentre os filhos dos homens.

Porque intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.

Assim que tu lhes farás voltar as costas; e com tuas flechas postas nas cordas lhes apontarás ao rosto.

Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.

Salmos 21:1-13

Por quem o Salmo 21 era cantado?

O salmo 21 como outros salmos que são atribuídos ao rei Davi, por certo era cantado pelo próprio rei, assim como pelos levitas, os cantores reais. Hoje todos os salmos são fontes de inspiração para adoradores em todo o universo.

https://youtube.com/watch?v=w-ouLtjQMes

A gratidão é uma virtude! Adorar a Deus e ser grato faz bem, portanto, não deixe de adorar a Deus!

https://youtu.be/0-OEbYgDeus

Vede o Salmo 21 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

https://youtube.com/watch?v=Dgc9M38qKk8

Breve estudo sobre o Salmo 21

O presente estudo tem sua autoria atribuída à Dennis Allan, onde o autor comenta, que, na leitura do Salmo 21,  o hino começa e termina louvando a força de Deus (versos 1 e 13).

O Salmo se divide em duas partes principais. Os primeiros versos comunicam a alegria dos fiéis ao ver que Deus respondeu às suas orações e deu vitória ao rei (versos 1 a 7).

A segunda parte focaliza os efeitos da ira de Deus contra seus inimigos (versos 8 a 12). O último verso reforça o tema geral da força de Deus.

Da perspectiva dos escolhidos, protegidos pela poderosa mão de Deus, a vitória do rei é motivo de alegria:

“Na tua força, SENHOR, o rei se alegra! E como exulta com a tua salvação!” (verso 1). Diferente da arrogância rebelde que caracteriza muitos líderes, tanto modernos como antigos, a humildade e dependência de Deus são os elementos fundamentais do serviço desse rei. Ele não se vê como o salvador, mas como um homem que precisa da salvação que Deus, e somente ele, oferece.

“Satisfizeste-lhe o desejo do coração e não lhe negaste as súplicas dos seus lábios” (verso 2). Deus ouviu as orações do rei. Seu desejo não foi egoísta, mas uma vontade de servir ao Senhor, defender o certo, e proteger o povo sobre quem ele governava.

“Pois o supres das bênçãos de bondade; pões-lhe na cabeça uma coroa de ouro puro (verso 3). O poder de Davi não veio dele mesmo, e nem do povo, pois foi Deus quem coroou esse monarca. Nenhum governante deve se considerar autossuficiente, pois os homens só lideram com a permissão do Senhor.

por Dennis Allan

gratidão

Analise e mensagem do Salmo 21

No verso 4 está escrito: ‘Ele te pediu vida, e tu lha deste; sim, longevidade para todo o sempre”. Davi reconhecia que sua própria vida dependia da misericórdia do Senhor. Ele sobreviveu diante de perseguições e guerras porque Deus lhe deu vida! É importante para cada ser humano entender que a sua existência e sobrevivência dependem do Senhor.

“Grande lhe é a glória da tua salvação; de esplendor e majestade o sobrevestiste. Pois o puseste por bênção para sempre e o encheste de gozo com a tua presença” (versos 5 e 6). É comum para reis e outras pessoas vestidas de autoridade agirem com orgulho e chamar atenção para si.

Trajes e cerimônias especiais enfatizam a grandeza desses líderes. Mas Davi não procurou essa atenção, porque sabia que a glória e a honra pertencem ao Senhor. Qualquer esplendor que se manifesta em Davi vem de Deus.

“O rei confia no SENHOR e pela misericórdia do Altíssimo jamais vacilará” (verso 7). A firmeza do rei e o sucesso do seu governo foram resultados da sua fé. Davi acreditou em Deus e demonstrou sua confiança até nos momentos mais difíceis. Assim, permaneceu firme.

O resto do Salmo 21 mostra um contraste fundamental. Davi confiava no Senhor e recebia sua proteção, mas os inimigos e malfeitores foram rejeitados e fortemente castigados. Nos versos 8 a 12, Deus traz a ira contra os inimigos, frustrando seus planos e deixando-os sem herdeiros.

Diante de um contraste tão claro entre os fiéis e os ímpios, o único caminho sensato é a submissão ao Senhor. O Salmo encerra com palavras de adoração ao único que a merece: “Exalta-te, SENHOR, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder”(verso 13).

Deus ouviu e respondeu às orações do rei justo que confiava no Senhor. ( Dennis Allan).

davi rei 300x169 6420033

Como trabalhar o Salmo 21 na escola com Crianças e adolescentes

Saber agradecer por tudo o que recebemos, nos torna pessoas melhores, e isso poderá ser passado para os alunos, de forma que aprendam a reconhecer quantas coisas boas recebem todos os dias.

A dinâmica que vamos apresentar poderá ter um efeito positivo junto à turminha, tanto  para os professores, quanto para os familiares.

A carta anônima

  1. Incentive aos alunos escreverem uma carta anonima para um colega, amigo  ou familiar, ou mesmo a Deus, agradecendo por algo que este tenha lhe feito.
  2. A carta será anonima, portanto se quiserem digitar, para não ter a letra identificada, poderão fazer isso.
  3. Eles deverão entregar a carta, dentro da medida do possível, para a pessoa a quem querem agradecer.
  4. O professor poderá ainda optar por trocarem as cartas em sala de aula. Desta forma um  colega poderá ler o que o outro escreveu, sem saber que fez a carta ( mas isso é uma opção)
  5. Crianças menores, poderão ser estimulados a fazerem um desenho para alguém que goste muito.

A intenção, é fazer com que as crianças se tornem mais agradecidas, pela vida e tudo o que possuem. Esse comportamento, traz para a pessoa maior possibilidade de superação diante de frustrações.

Quem aprende que sempre existe algo para se agradecer, dificilmente se suicidará ou cometerá homicídio. Pessoas agradecidas aprendem a ver o lado positivo da vida, e quantas coisas boas lhe acontecem. Esse procedimento, evita as crianças se fixarem apenas naquilo que deu errado, mas focam no que deu certo .

grato 300x200 3388552

Fim

Observou como o salmo 21 é rico em nos fazer enxergar a bondade de Deus e em quantas coisas boas nos acontecem todos os dias? Se você deseja conhecer mais salmos basta acessar as outras páginas da Demonstre e desfrutar de tanta coisa boa que existe por aqui. Não deixe de fazer seus comentários, queremos saber sua opinião ok?

Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20