Salmo 28

Salmo 28,  mostra o Salmista Davi, pedindo a Deus, socorro. Ele sabe que, se o Senhor não lhe responder, é provável que ele venha a sucumbir. Por isso, Davi clama para que Deus não o desampare.

davi-tra-300x201-1091627-5276511

Salmo 28

Exite no Salmos 28 uma forte declaração, afirmando ser ” O Senhor, a força do seu povo”. sabe-se que realmente, Deus é a nossa força. Se não fosse assim, tanto sua Igreja, quanto Israel, teriam perecido em meio a tanta calamidade e dor.

Leia o salmo 28

A ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha; não emudeças para comigo; não aconteça, calando-te tu para comigo, que eu fique semelhante aos que descem ao abismo.

Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.

Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniquidade; que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal nos seus corações.

Dá-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; torna-lhes a sua recompensa.

Porquanto não atentam às obras do Senhor, nem à obra das suas mãos; pois que ele os derrubará e não os reedificará.

Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido;

assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.
O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.
Salva o teu povo, e abençoa a tua herança; e apascenta-os e exalta-os para sempre.

Salmos 28:1-9

adora-300x200-4782696-5477408

Por quem o Salmo 28 era cantado

Esse maravilhoso salmo, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo.

https://youtube.com/watch?v=1XqHlWsMThA

Vede o Salmo 28 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

https://youtube.com/watch?v=ZdHxeYQoGCI

Breve estudo sobre o Salmo 28

Pr. Leandro Peixoto traz uma mensagem maravilhosa para nossa edificação

https://youtube.com/watch?v=Trtnd4jtPFw

Analise e mensagem do Salmo 28

Este Salmo de Davi divide-se em clamor (v. 1-5), adoração (v. 6) e testemunho (v. 7- 9).

O salmista roga ao Senhor porque confia n’Ele. A confiança do salmista deriva do amor e da fidelidade de Deus, atributos inabaláveis. O amor e a fidelidade de Deus fazem com que o salmista O compare a uma rocha, a um rochedo.

Davi roga a Deus que o ouça, que não ignore as suas súplicas para que a sua sorte não se equipare a dos que descem à cova. Embora Davi tenha explicitado que se não fosse atendido por Deus haveria de ser semelhante aos que descem à cova, ele não apresenta seus problemas pessoais.

O salmista reitera o seu pedido: que o Senhor simplesmente o atendesse, quando clamasse, ou quando levantasse as suas mãos na direção do templo ( Sl 28:2 ).

Pedidos do salmista

Do verso 3 ao 5 o salmista passa a enumerar as suas petições.

“Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniquidade” – O salmista não pede carros, cavalos, guerreiros, riquezas, mulheres, reinos ou vitórias sobre os seus inimigos em redor, antes que o Senhor o justifique.

Como? Ora, como sabemos, Deus é santo e justo. Para Deus não deixar o salmista perecer com os pecadores é necessário que Deus o justifique. Quando o salmista diz: “Não me arrastes com os ímpios”, é um modo de o salmista pedir a Deus que não lhe impute pecado ( Sl 32:2 ).

Quem são os ímpios e os que praticam a iniquidade? Seriam os filisteus? Seriam os gentios? Não! O salmista aponta quem são os ímpios e os que praticam a iniquidade: são aqueles “…que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal nos seus corações” ( Sl 28:3 b).

Havia muitos compatriotas do salmista que utilizavam o nome do Senhor, o Deus de paz, para falarem e relacionarem-se com o próximo.

– Shalom! Shalom! Porém, para eles não havia paz “Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz” ( Is 59:8 ).

É por isso que Jesus alerta: “Nem todo o que me diz: Senhor! Senhor! Entrará no reino dos céus…” ( Mt 7:21 ). Embora muitos falem de paz, o problema deles esta no coração “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim” ( Mt 15:8 ). ( fonte )

paraiso-9523474-7451999

Como trabalhar o Salmo 28 na escola com Crianças e adolescentes

“A ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha”… Por qual motivo será que Davi chamou a Deus de rocha?  Por certo, qualquer coisa que fizer seu fundamento sobre a rocha, não irá perecer. Possivelmente era isso que Davi estava tentando expressar.  Se estivesse firme na rocha, não seria abalado!

O planeta terra está repleto de rochas, e não sei se você já teve a curiosidade em saber quanta coisa importante presente em nosso dia é proveniente das rochas. Vamos conhecer um pouco sobre alguns tipos de rochas?

https://youtube.com/watch?v=LQQMBJLGi0s

Após assistir a importante aula acima, dada pelo Marquito, pegue seu caderno e anote o seguinte:

  1. Quais objetos você tem contato todos os dias que são proveniente das rochas?
  2. Qual a diferença do petróleo para o carvão?
  3. Como surge o mármore ?
  4. Quão importante são as rochas para nossa vida?

Agora entendeu por qual motivo Davi comparava sua dependência do Senhor como confiança na rocha? Para Davi, Deus era seu tudo e fortaleza, portanto, sua firmeza estava em Deus.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 28?  O Senhor é bom, portanto devemos louvá-lo. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20