Salmo 37

Salmo 37, faz o salmista Davi refletir e compartilhar seu sentimento. Ele declara que, a prosperidade dos maldosos logo se acaba, no entanto, as pessoas justas serão felizes para sempre.

Ser feliz, não quer dizer nunca ter momentos para chorar e lamentar por algo. A verdadeira felicidade, é saber que amanha um novo dia nascerá e com ele há esperança de que tudo irá ficar bem! Felicidade é ter Deus como amigo permanente.

Leia o Salmo 37

NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.
Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.
Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.

E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.
Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.
Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.

Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.
Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes. O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia.

Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta. Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão.

O pouco com Deus é muito

Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.
Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos.
O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.
Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.

pão

Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.

O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.
Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.
Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.
Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.
Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.
Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.

Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.
A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.

A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.
O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo.
O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.

Esperar no Senhor vale a pena

Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.

Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.
Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.
Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas.

Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.
E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.

Salmos 37:1-40

Por quem o Salmo 37 era cantado?

O Salmo 37 era cantado por Davi, pelos levitas no templo e pelos israelitas na antiguidade. Hoje embora em diferentes versões, é cantado por cristãos e judeus em toda terra.

Vede o Salmo 37 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 37

A introdução ao salmo, que resume o tema: não sentir inveja dos maus, porque eles receberão castigo. Quem obedece e confia em Deus será recompensado(verso 1 a 3).

No verso 4 a 6 declara que: Quem tem prazer em Deus será satisfeito. Quem confia em Deus não será abandonado. Deus revela e exalta a justiça de quem entrega sua vida para obedecer a Deus.

Não vale a pena ficar irritado com o sucesso de pessoas ruins, que fazem coisas erradas. Em vez de ficar irado e ser tentado pelo mal, tenha paciência porque, mais cedo ou mais tarde, Deus castigará o pecado mas recompensará quem espera nele. – verso 7 e 9

Deus já tem o castigo preparado para quem faz o mal e uma boa recompensa preparada para os justos. Os ímpios fazem planos ruins mas Deus é quem tem a última palavra- Verso 10 a 13.

Muitas pessoas pensam que são muito fortes e podem fazer coisas ruins porque ninguém consegue castigar. Mas Deus é mais forte e é melhor sofrer agora por fazer o bem do que ser castigado por Deus depois- verso 14 a 17.

O grande amor de Deus

Deus nunca abandona quem O ama. Ele protege e ajuda a superar as dificuldades. Mas quem odeia a Deus não aguenta na dificuldade e é destruído-Verso 37:18 a 20.

Deus observa e retribui a cada um de acordo com o que merece. Quem faz o bem recebe bênção mas quem faz o mal recebe mais mal – Verso 21 a 24.

Deus é fiel com quem é fiel a fazer o bem. Muitas pessoas não praticam o bem porque ficam com medo de ficar sem nada mas Deus cuida das necessidades de quem se dedica ao bem- verso 25 a 29.

O segredo para ser sábio e fazer o que é correto é conhecer a Bíblia, que é a palavra de Deus, e obedecer a Seus mandamentos – verso 30 e 31.

Quem obedece a Deus pode ser perseguido, porque o bem incomoda a quem vive para o mal. Mas Deus livra do perigo e faz justiça – Verso 32 a 34.

De início pode parecer mais proveitoso fazer o que é errado. Quem faz o mal muitas vezes tem sucesso durante algum tempo. Mas esse sucesso não dura. Se você quer ter um futuro, faça o bem – verso 35 a 38.

A salvação e a ajuda vêm de Deus. Deus é forte e protege todos que O procuram de coração. Confie em Deus! verso 39 a 40         Fonte: Respostas bíblicas

Analise e mensagem do Salmo 37

Esse maravilhoso Salmo deixa uma profunda mensagem, sobre a curta duração do sucesso conseguido com engano e injustiça. Ao mesmo tempo, apresenta um futuro seguro e de paz para aqueles que buscam o auxilio de Deus, Ele jamais os abandonará.

alunos 300x225 7554730

Como trabalhar o Salmo 37 na escola com Crianças e adolescentes

Como podemos ver , o salmo 37 traz uma mensagem sobre a punição de atos ruins e a recompensa de atos maravilhosos. Que tal fazermos algumas avaliações?

  1. Abaixo você terá diversas frases misturadas para separar em duas listas.
  2. Em uma lista os alunos deverão escrever todos os  atos bons, e no outro, todos atos  ruins.
  3. Após todos separarem, peçam que alguns alunos, façam pequenas encenações, simulando as atitudes
  4. Após essa dinâmica, discuta com a garotada, qual foi a sensação de ter simulado fazer o mal e a sensação de fazer o bem.

Atitudes boas e ruins:

Amarrar o rabo dos gatinhos um no outro; ofertar um cobertor ao morador de rua; desobedecer os pais e maltratá-los, ajudar um idoso atravessar a rua; repartir o alimento com quem tem fome; tomar a bengala de um cego para ele tropeçar, colocar fogo no mendigo; visitar o asilo e conversar com os velhinhos, cuidar dos animais e não maltratá-los. ( pode ampliar a lista se desejar)

Para crianças pequenas, poderá optar para que eles desenhem ou  levem imagens de pessoas más e pessoas praticando boas obras, e conte historias para elas.

Essa atividade, certamente ficará para sempre, registrada na memória das crianças e adolescentes, ajudando na construção ética e moral dos pequenos.

FIM

Se você gostou da abordagem com o salmo 37, e deseja conhecer mais sobre salmos ou outras  atividades da demonstre, você poderá visitar nosso blog, e se surpreender com nosso shopping center literário, pois aqui temos de cada coisa um pouco.

Trazer informações que contribuam para seu conhecimento, é o prazer dessa equipe! Fique sempre a vontade entre nós, e não se esqueça de deixar sua curtida e seu comentário!

Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20