salmo 54

O salmo 54 é um salmo de Davi, o qual ele escreveu quando estava se escondendo em Ziffe, procurando se livrar das perseguições.Não é fácil esconder-se em tempos de angustia, contudo, Deus sempre estará perto daqueles que o buscam!

camnar 300x200 6975832

Salmo 54

Em momentos de aflição e angustia, não há quem nos possa livrar senão o Senhor! Só Ele é nosso refúgio e fortaleza, um socorro bem presente, quando se espera Nele, portanto, vale a pena confiar!

Leia o Salmo 54

Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.
Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.

Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos. (Selá.)

Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma.
Ele recompensará com o mal os meus inimigos. Destrói-os na tua verdade.

Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom,
Pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos.

Salmos 54:1-7

caminho 300x207 7581247

Por quem o Salmo 54 era cantado

O maravilhoso salmo 54, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo.

Vede o Salmo 54 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

https://youtube.com/watch?v=kpNFgivhAnI

Breve estudo sobre o Salmo 54

https://youtube.com/watch?v=Nf5SNC4Hsbw

Analise e mensagem do Salmo 54

No Salmos 54, o Salmista clama a Deus por socorro. Ele suplica ao Senhor que ouça o seu clamor e o livre de seus inimigos. Isto acontece porque ele confia que o Senhor Deus é aquele que o ajuda, por isso diz: “Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém”.

Com a alma cheia de fé, devemos lidar os problemas e dificuldades com confiança em nosso Deus. Nada é comparável ao Senhor. Se ele está conosco, nada poderá nos destruir.

 Dor de Davi

A chave para este salmo está logo à sua entrada, pois o título nos revela a ocasião em que ele foi redigido – o momento em que os moradores de Zife, os homens de Judá (os quais tipificavam Judas, o traidor), delataram Davi a Saul, ao informá-lo onde ele estava e ao levá-lo a uma posição onde ele poderia aprisionar Davi com facilidade.

Eles fizeram isto duas vezes (1 Samuel 23.19; 26.1), e seus atos ficaram registrados para a eterna infâmia do seu nome.

Este salmo é doce; a sua porção inicial talvez tenha sido objeto de meditação nos momentos de aflição por parte de Davi e tenha sido escrita quando o perigo já havia passado, com o acréscimo dos dois versículos finais, que expressam a sua gratidão pelo livramento, os quais, mesmo assim, podem ter sido escritos por fé, enquanto ele ainda se recuperava do susto.

1.Ele queixa-se a Deus acerca da maldade dos seus inimigos e pede a Ele que o socorra diante da sua ameaça, w. 1-3.

2.Ele consola-se com a garantia da bondade e da proteção divina, e por saber que, no tempo devido, os seus inimigos serão confundidos e ele ficará livre deles, w. 4-7. Nos momentos de aflição, podemos cantar este salmo como forma de consolo. (Henry, Matthew, Comentário dos Livros Poéticos)

Como trabalhar o Salmo 54 na escola com Crianças e adolescentes

xxee 300x200 1791885

Carta ao amigo secreto

Cada um de nós possuímos alguém, uma pessoa, da qual gostaríamos de dizer algo a ela, sobre ela, mas nunca tivemos coragem. Então, que tal aproveitarmos esta oportunidade e escrevermos tudo o que desejamos para nosso amigo secreto?

  1. escreva sua carta dizendo tudo o que desejava , porém não tinha coragem
  2. Não coloque seu nome, apenas o nome do destinatário, e de preferência digite para não ser reconhecido.
  3. Misture todas as cartas para que o professor entregue a cada destinatário. Após  lerem , eles saberão de suas qualidade e defeitos, aos olhos de seu admirador secreto.
  4. Se for fazer criticas, as faça com sabedoria, orientando carinhosamente sobre algo que seu amigo precisa melhorar, mas, não o ofenda nem use de palavras agressivas, ferir as pessoas não vale a pena!

Se surpreenda ao olhar nos rostos e ver seus amigos reflexivos. Uma boa analise poderá nos ajudar a mudar muita coisa em nossa vida, portanto, vamos refletir!

Fim

Maravilhoso o Salmo 54 não acha?  O Senhor é misericordioso e benigno, plenamente inigualável. Ele reina sobre todos nós! Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20