O salmo 54 é um salmo de Davi, o qual ele escreveu quando estava se escondendo em Ziffe, procurando se livrar das perseguições.Não é fácil esconder-se em tempos de angustia, contudo, Deus sempre estará perto daqueles que o buscam!
Em momentos de aflição e angustia, não há quem nos possa livrar senão o Senhor! Só Ele é nosso refúgio e fortaleza, um socorro bem presente, quando se espera Nele, portanto, vale a pena confiar!
Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.
Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.
Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos. (Selá.)
Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma.
Ele recompensará com o mal os meus inimigos. Destrói-os na tua verdade.
Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom,
Pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos.
O maravilhoso salmo 54, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo.
No Salmos 54, o Salmista clama a Deus por socorro. Ele suplica ao Senhor que ouça o seu clamor e o livre de seus inimigos. Isto acontece porque ele confia que o Senhor Deus é aquele que o ajuda, por isso diz: “Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém”.
Com a alma cheia de fé, devemos lidar os problemas e dificuldades com confiança em nosso Deus. Nada é comparável ao Senhor. Se ele está conosco, nada poderá nos destruir.
A chave para este salmo está logo à sua entrada, pois o título nos revela a ocasião em que ele foi redigido – o momento em que os moradores de Zife, os homens de Judá (os quais tipificavam Judas, o traidor), delataram Davi a Saul, ao informá-lo onde ele estava e ao levá-lo a uma posição onde ele poderia aprisionar Davi com facilidade.
Eles fizeram isto duas vezes (1 Samuel 23.19; 26.1), e seus atos ficaram registrados para a eterna infâmia do seu nome.
Este salmo é doce; a sua porção inicial talvez tenha sido objeto de meditação nos momentos de aflição por parte de Davi e tenha sido escrita quando o perigo já havia passado, com o acréscimo dos dois versículos finais, que expressam a sua gratidão pelo livramento, os quais, mesmo assim, podem ter sido escritos por fé, enquanto ele ainda se recuperava do susto.
1.Ele queixa-se a Deus acerca da maldade dos seus inimigos e pede a Ele que o socorra diante da sua ameaça, w. 1-3.
2.Ele consola-se com a garantia da bondade e da proteção divina, e por saber que, no tempo devido, os seus inimigos serão confundidos e ele ficará livre deles, w. 4-7. Nos momentos de aflição, podemos cantar este salmo como forma de consolo. (Henry, Matthew, Comentário dos Livros Poéticos)
Cada um de nós possuímos alguém, uma pessoa, da qual gostaríamos de dizer algo a ela, sobre ela, mas nunca tivemos coragem. Então, que tal aproveitarmos esta oportunidade e escrevermos tudo o que desejamos para nosso amigo secreto?
Se surpreenda ao olhar nos rostos e ver seus amigos reflexivos. Uma boa analise poderá nos ajudar a mudar muita coisa em nossa vida, portanto, vamos refletir!
Maravilhoso o Salmo 54 não acha? O Senhor é misericordioso e benigno, plenamente inigualável. Ele reina sobre todos nós! Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!
Um abraço e até breve!
Grupo Demonstre abordando o Reino de Deus
Deixe uma resposta