Salmo 6 mostra que nosso estado emocional e espiritual, afeta o bem-estar físico. É normal ver pessoas angustiadas ou deprimidas apresentando sintomas de doenças físicas, e esses mesmos sintomas vão embora, quando o problema se resolve .
No Salmo 6, Davi citou os efeitos físicos do seu sofrimento, pelo sentimento que possuía com respeito ao seu próprio pecado e por causa dos adversários que o maltratavam.
Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?.
Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,
Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto.
O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração.
Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.
Esse maravilhoso salmo, possivelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo. Após ver como se dava o final de suas provas, Asafe descobriu que era feliz!
Salmo de Davi para ser tocado com instrumento de oito cordas.
O cabeçalho do Salmo 6 inclui instruções musicais para seu uso na adoração em Israel. Foi confiado ao mestre de canto a tarefa de conduzir esse Salmo para ser acompanhado por instrumentos de oito cordas.
Como o uso de instrumentos musicais foi característica da adoração no templo, essa anotação nos lembra do empenho de Davi em preparar as coisas para a construção do templo e organizar o culto para glorificar o Senhor.
A adoração em Jerusalém não foi feita desleixadamente, conforme o humor de cada pessoa; foi um trabalho realizado com planejamento e dedicação. Ainda hoje, Deus deseja reuniões espirituais realizadas com decência e ordem (1 Coríntios 14:40).
A introdução atribui o Salmo a Davi, mas não identifica seu contexto histórico. Considerando a mensagem e o tom do Salmo, uma boa possibilidade seria no início do reinado de Davi, talvez logo depois de ser aceito como rei pela nação inteira.
A leitura dos primeiros quatro capítulos de 2 Samuel, que registram as dificuldades que Davi enfrentou para consolidar o reino, serve para enriquecer o entendimento da mensagem desse Salmo.
Deus já havia nomeado Davi como sucessor de Saul, mas a aceitação do novo rei pelo povo não foi imediata. O povo do sul de Israel, no território de Judá, aclamou Davi como rei logo após a morte de Saul, mas muitos apoiaram como rei o único filho sobrevivente de Saul, Isbosete.
Houve conflito entre os defensores dos dois, e Davi foi aceito pela nação inteira somente depois da morte de Isbosete. ( fonte)
Vamos estudar um pouco? Como uma pessoa que fica muito triste poderá ficar doente? O que acontece com nosso corpo físico quando passamos por momentos difíceis?
Veja o vídeo abaixo, logo depois, anote no caderno, quais as coisas que você costuma fazer, as quais estão lhe prejudicando. Pense como poderá se livrar delas.
Como foi para você conhecer o Salmo 29? O Senhor é fiel e sua palavra é inigualável. Ele reina sobre todos nós! Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos.
Visite outros salmos e confira sua mensagem. Temos diversidade de material na Demonstre para você.
Grupo Demonstre abordando o Reino de Deus
Deixe uma resposta