Salmo 70 mostra, uma oração feita com muita aflição por parte do salmista. Ele pede a Deus que se apresse em responde-lo. O salmista demonstra estar em meio a pessoas que o humilham e desejam sua derrota, porém ele ora a Deus.
O salmo 70 é a perfeita oração de uma pessoa muito aflita, que tem portanto, pressa em receber uma resposta de Deus como livramento para sua vida. Ele faz menção a um poema que Davi entregou ao mestre do coro, para um possível arranjo sonoro.
Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me.
Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal.
Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah!
Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus.
Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas.
Pelos hebreus, no tempo de Davi e Salomão, quando Davi ordenou aos cantores que louvassem a Majestade Santa. Também os salmos são cantados por Judeus e Cristãos em todo mundo até os dias atuais, portanto,salmodiar é adorar e clamar a Deus.
O estudo abaixo é creditado à Diego Nascimento, que traz sua contribuição para melhor entendermos o Salmo 70, portanto, fique atento aos maravilhosos detalhes.
O salmo 70 tem sua autoria atribuída a Davi e é conhecido como salmo de lamentação.Salmos como esse trazem um apelo urgente a intervenção divina. O salmo 70 começa com um pedido intenso por livramento.
“Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me.”
A necessidade do salmista é urgente e a questão é vital, portanto, ele pede ao Senhor Deus que se apresse em ajudá-lo.
No tempo em que o salmo 70 foi escrito acreditava-se que os exércitos marchavam pela ordem dos deuses.O exército derrotado colocava em jogo a reputação de sua divindade.Portanto, garantir uma vitória na guerra, seria atribuir ao deus que serviam a vitória.
Os inimigos do salmista queriam tirar sua vida, mas, possivelmente também, atacar a honra de nosso Deus.
“Vida” aqui não é apenas “existência”. Vida aqui representa “ a pessoa em sua inteireza”.
Os inimigos do salmista não queriam simplesmente matá-lo, queriam envergonhá-lo. Expor sua reputação ao ridículo, contudo, Davi clamava a Deus.
O salmista pede ao Senhor que seus inimigos sofram uma vergonha completa. Que sejam totalmente confundidos.No salmo 70, os inimigos do servo de Deus têm como caraterística principal a maldade.
Totalmente destituídos de amor ao próximo. Não se importavam com a consequência de sua maldade, portanto, zombavam de Deus e de seus servos. Além de os perseguirem, procurando tirar-lhes a vida, mas, não deveriam prevalecer.
Enquanto os homicidas tem prazer na maldade, em matar o próximo, os bons se regozijam no Senhor. Os bons adoram ao Senhor e ainda, convidam as pessoas próximas a conhecer a Deus e adorá-lo, porquanto essa é uma das características do justo.
O caráter de um homem pode ser analisado com muita precisão quando observamos o que lhe dá alegria.Dessa forma eu te pergunto: “o que faz você feliz?”
Materialismo? Pecado? Coisas que desagradam a Deus? Quando a pessoa tem prazer em elementos espirituais, mostra que ele nasceu de novo, porquanto possui nova vida, como ensinou o Senhor Jesus a Nicodemos (João 3.16).Portanto, quando alguém ama a Deus de verdade, ele sofre, mas, não deixa o Senhor.
Ao passo que a oração do salmista se desenvolve, ele sente sua confiança no Senhor Deus ser elevada. Sua visão para de observar a força de seus inimigos e observa quão grande Deus é. Portanto, lhe pede socorro!
Ao chegar no versículo 5, do salmo 70, ele volta sua visão para si mesmo.Sendo “pobre e necessitado” mas, não desamparado ele pede a intervenção do seu Deus. Nesse apelo, ele usa dois dos nomes divinos:
Ele sabe portanto, que o poder pertence a Deus para livrá-lo, mas precisa clamar. Portanto, rasga o céu com sua oração e clama.
( fonte: Diego Nascimento)
O Salmo 70 nos mostra como podemos clamar a Deus pedindo ajuda quando estamos ficando sem tempo, desesperados.
Quem são seus “inimigos”? Desemprego? Divórcio? Notas baixas? Casamento? Finanças?
Há 6 lições no salmo 70 que eu gostaria que você atentasse:
Compartilhe com seus amigos. Com alguém que esteja precisando dessa mensagem.
Deus abençoe! ( fonte )
Você pode ter tudo o que precisa, mas,já lidou com uma pessoa extremamente necessitada de sua ajuda? Só Deus pode tirar a aflição de uma alma, mas, existem algumas coisas que nós podemos ajudar. Que tal aproveitarmos a oportunidade prepararmos uma ação social?
Mostre para elas, que por muitas vezes, quando ajudamos alguém, estamos sendo instrumentos de Deus, e a resposta da oração de um necessitado. Isso é ser Cristão de verdade, além de também ser um dever como ser humano.
Se você gostou do salmo 70, e deseja saber mais sobre salmos, ou outras atividades da Demonstre, visite o blog, fale conosco e seja muito bem vindo. Amamos trabalhar, ajuntar ou construir algo que o ajude em suas pesquisas, portanto, não deixe de se comunicar com a gente.
Um grande abraço e até breve!
Grupo Demonstre abordando o Reino de Deus
Deixe uma resposta