Salmos 40- Esperança e confiança

Salmos 40 é visto como brado de vitória por aqueles que após esperarem por tanto tempo, finalmente encontram uma resposta para seus problemas, dores e aflições.

O salmista se posiciona em agradecimento ao reconhecer que foi Deus quem o deu livramento, e permitiu que pudesse cantar um cântico novo. Se quer saber um pouco mais sobre esse maravilhoso salmos 40, venha conosco

salmos 40 - Esperança e confiança

Quem foi o autor de Salmos 40 – breve comentário

Como boa parte dos Salmos, a Davi é atribuído a autoria dessa jóia. Nele se destacam pelo menos quatro pontos interessantes para se refletir, observe:

  • Deus prova nossa paciência 
  • Precisamos confiar no Senhor inteiramente
  • Só Ele pode nos tirar do lodo e firmar nossos pés sobre a Rocha
  • Um cântico novo nos espera após a provação

Ele abre o Salmo 40 contando que Deus o ouviu e o salvou. Quando isso acontece, o Senhor nos coloca em terra firme e nos dá motivo para adorá-lo (versos 1 a 4).

Ele nos conta que, antes de ser resgatado por Deus, se encontrava no fundo de um poço.  Essa expressão nos remete a figura de um homem tentando ficar em pé e se movimentar em meio ao lamaçal.

Quem já teve essa experiência, sabe muito bem a dificuldade que existe em se equilibrar quando esta enfrentando situações como esta, e este era o estado de Davi antes de ser salvo pelo Senhor.

Mas, Deus veio ao seu encontro e o firmou em uma rocha.  Desde então, Davi passou a cantar um cântico novo, um hino celebrando a salvação dada por Deus.

 Para finalizar esse louvor após o triunfo, o salmista destaca que, os arrogantes e mentirosos nada mais são do que areia movediça. Ele nos diz que devemos confiar no Senhor, e nunca em pessoas de maus costumes( Dennis Allan)

passarela

Leia Salmos 40 – parte 1

Abaixo temos a exposição dos salmos 40 para você refletir o quanto é maravilhoso esperar em Deus

1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

3 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.

laranjas 1

4 Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.

5 Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.

6 Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.

7 Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.

8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.

9 Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.

10 Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.

11 Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

12 Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.

abelhas

Salmos 40- parte 2

13 Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.

14 Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.

15 Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!

16 Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.

17 Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Seja qual for sua necessidade, o Senhor está sempre pronto a responder com amor aqueles que esperam com paciência no tempo e vontade Dele!

Video com mensagem sobre o Salmos 40

Assistam essa maravilhosa mensagem sobre o salmos 40 e alimente sua ama!

https://www.youtube.com/watch?v=HBuNvFlSmxI&feature=emb_logo

Fim

Se você gostou do texto com o Salmos 40 e quer mais mensagens como esta, caminhe entre as preciosidades de Demonstre.com/ Deus, encontre outros salmos, desfrute das postagens escritas “para nossa alegria”!

Um grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20