Santa Luzia Protetora dos olhos

Santa Luzia, teve seu nome oriundo do latim e significa: Portadora da luz. Ela é conhecida pelos fiéis como a protetora dos olhos, os quais representam a “janela da alma”, o canal que transmite luz para todo corpo.

Se deseja conhecer um pouco mais sobre a vida e o dia da santa, fique conosco, e conheça por meio do reino de Deus, a vida e virtude desta jovem especial.

Santa Luzia: o nascimento da protetora dos olhos

A santa Luzia veio ao mundo na cidade de Siracusa na (Itália) no fim do śeculo III. Era descendente de uma abastada família italiana , tendo por isso oportunidades para estudar, recebendo uma boa formação cristã.

Tal seria seu empenho a causa religiosa, que se transformou em uma moça extremamente dedicada a oração, ao ponto de decidir fazer um voto de viver sua virgindade eterna, não se casando com quem quer que seja.

Ficaram marcadas como passagem de Santa Luzia nessa vida:

  • Sua renúncia  ao casamento para manter a virgindade
  • Confirmação de sua chamada ao evangelho
  • Escusa pelos   deleites da vida,
  • Sacrifício para manter uma vida Cristã

Com a morte do pai, ela soube que sua mãe, chamada Eutícia, queria que ela se casasse com um jovem pertencente a uma família rica e culta, porém, o moço era pagão, o que não era bom aos olhos da moça.

catania
Catânia Italia –

A oração de Santa Luzia a protetora dos olhos por sua mãe

A jovem pediu um tempo para pensar no assunto e se decidir, contudo, nesse tempo, sua mãe ficou muito doente!

Quando a doença se agravou, ela sugeriu à sua querida mãe, que as duas fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda.

Ao chegar em Catânia, colocariam a prova qual seria o destino da moça. Caso a mãe recebesse a cura da grave doença, seria um sinal de que a moça não deveria se comprometer com um casamento, portanto, ficaria solteira.

Como resposta, assim, que as duas chegaram, logo a mãe ficou curada. Por isso, a moça voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus que não se casasse, mas, que guardasse sua virgindade.

A renuncia e a oração de Santa Luzia protetora dos olhos

Decidida a ficar sozinha, a jovem vendeu tudo, deu aos pobres. Isso gerou um mal estar no jovem que a queria como esposa, o qual tentou manchar a imagem dela.

luzia
Dia de Santa Luzia – Oração de Santa Luzia protetora dos olhos- o reino de Deus

Não querendo oferecer suas orações e nem sacrifício aos falsos deuses, muito menos quebrar o seu voto de castidade, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras.

Pascásio, o prefeito da cidade onde Santa Luzia morava, quiz desonra-la. Contudo não houve força humana, que pudesse detonar a virgem cristã.

Ela permaneceu firme como um monte de pedras, várias juntas de bois não foram capazes de arrasta-la de sua fé , pois ela permaneceu firme. Nem mesmo as chamas do fogo lhe destruiram.

Martírio de Santa Luzia – o triste fim da protetora dos olhos

No entanto, como estava destinada a ser martirizada, algo teria que acontecer para que sua vida tivesse fim. Ela resistiu a muitas torturas, mas, morreu pela espada.

A vida tão preciosa foi ceifada desse jeito! A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303 depois de Cristo.

Dizem que antes de morrer, seus olhos foram arrancados, mas não se pode provar isso!

Mas na verdade, é mais reconhecida por trilhar os caminhos de Jesus o qual sempre foi e será a Luz do Mundo

até o fim de sua vida Santa Luzia , testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Dia de Santa Luzia

O dia de Santa Luzia, costuma ser celebrado no dia 13 de dezembro, data em que ela possivelmente   morreu por sua fé e devoção a Deus e ao cristianismo.

Dia de Santa Luzia
dia de santa luzia protetora dos olhos- o reino de Deus

Ainda que foi muito perseguida por autoridades, seu amor manteve uma força maior, que seria seu amor a Deus! Nehuma perseguição fez com que a Santa rompesse com seus votos.

Oração de Santa Luzia

“Santa Luzia, que teve os seus poderes entregues por Deus

Que eu possa servir a Deus sem nenhum empecilho. Que Ele me cure, pois, acredito em seu poder,

Aguardo pela providência divina e cura, a qual testemunharei com muita gratidão.

Amém!”

Fim

Se a postagem sobre Santa Luzia protetora dos olhos foi importante para você, deixe seu recado, fale o que sentiu… Sua opinião nos importa bastante!

continue nos acompanhando no Reino de Deus, pois temos muito mais para compartilhar com todos vocês.

Um abração e até   breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20