Santo André Dung-Lac e companheiros mártires

Origens

A data de 24 de novembro celebra um grande número de mártires: No total são cento e dezessete cristãos que foram massacrados em nome da fé no Vietnã. Eles foram liderados, em sua maioria, pelo padre e Santo chamado André Dung-Lac. Foram beatificados pelo papa Leão XIII em 1900. A maioria desses cristãos viveu e exerceu seu ministério evangelizador entre os anos de 1830 a 1870.

Santo André Dung-Lac

Santo do dia Santo AndrC3A9 Dung Lac e companheiros mC3A1rtires 6862911

O padre André Dung-Lac, era dominicano, foi mestre e exemplo para todos na Igreja Católica do Vietnã. Recebeu a ordenação sacerdotal no ano 1823. Em sua missão, foi pároco e missionário em várias partes do Vietnã.

Prisões e morte

santo andre dung lac 8244336

Foi preso várias vezes acusado de ensinar religiões estranhas, os fieis sempre pagavam o valor do resgate e conseguiam a sua liberdade. No entanto ele era contra ser resgatado, costumava dizer: “Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Entretanto, nós que nos escondemos, continuamente gastamos dinheiro para fugir de quem nos persegue. Seria melhor deixar que nos prendam e aceitar a morte”. Por fim, ele acabou morrendo por decapitação, por ordem do governo local. Morreu por não renunciar à fé cristã. Por isso, é considerado mártir e santo. Sua morte, bem como a dos outros 116 ocorreu no dia 24 de novembro de 1839, na cidade de Hanói, no Vietnã.

O Evangelho no Vietnã

2 1612595

Os primeiros missionários partindo da Europa, chegaram no Vietnã no século XVI, sendo eles de várias congregações e ordens religiosas. Os cristãos no Vietnã enfrentaram nada menos que quatro séculos de perseguições. Milhares de cristãos foram martirizados e massacrados tanto em regiões periféricas do país, como nas montanhas e nos campos, quanto nas grandes cidades, ninguém escapou da perseguição.

Discípulos e missionários

De acordo com os relatos históricos, todas as vítimas da perseguição vietnamita eram cristãos que tinham se convertido no século XVI por missionários dominicanos. Mesmo esses missionários, que introduziram o Evangelho no Vietnã, foram mortos acusados de introduzirem uma religião estranha no país.

O comunismo persegue os cristãos

maxresdefault 9575551

Houve um período de calma que durou setenta anos. Nesse tempo, a igreja conseguiu uma reorganização, formando várias dioceses, com centenas de milhares de cristãos fervorosos, inspirados por seus mártires.

Porém, os martírios, os assassinatos de cristãos pelo simples fato de serem cristãos voltaram ao Vietnã quando o comunismo foi introduzido no país.
Em 1955 chineses e russos destruíram todas as instituições cristãs no país. O governo comunista prendeu e matou lideres e fieis de maneira cruel. Alguns que tentaram fugir, usaram navegações frágeis que em sua maioria acabava por naufragar.

O Evangelho venceu

24 11 santo Andre 1200x650 1047664

Porém, apesar de toda essa perseguição, o Evangelho se manteve perseverante no coração dos cristãos vietnamitas. E, contrariando as vontades do governo, o sangue dos mártires, foi a motivação para muitos novos fieis.

No ano 1988 o Papa João Paulo II celebrou a canonização desses mártires, liderados por Santo André Dung-Lac, cuja celebração ficou instituída para o dia em que foram mortos, 24 de novembro.

Oração a Santo André Dung-Lac e companheiros

web saint november 24 andrew dung lac and the martyrs of vietnam nheyob cc 1858821

“Deus, fonte e origem de toda a paternidade, que fortalecestes os mártires Santo André e seus Companheiros na fidelidade à cruz do vosso Filho até ao derramamento de sangue, concedei-nos, por sua intercessão, que, manifestando o vosso amor aos homens nossos irmãos, possamos chamar-nos e ser realmente vossos filhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Santo André Dung-Lac e companheiros mártires, rogai por nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20