Santo Estêvão: o primeiro Mártir

Nos capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos encontramos um longo relato sobre o martírio de Estêvão, que é um dos sete primeiros Diáconos nomeados e ordenados pelos Apóstolos.

santo estevao 5659446

Santo Estêvão é chamado de Protomártir, ou seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica. O seu martírio ocorreu entre o ano 31 e 36 da era cristã. Eis a descrição, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos:

“Estêvão, cheio de favor divino e de poder, realizava grandes sinais e milagres entre o povo. Mas alguns homens da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com alguns cireneus e alexandrinos, bem como alguns da Cilícia e da Ásia, vieram para discutir com Estêvão.

b61427359683b4e30ca6f8df2dd5e601 XL 6599201

Contudo, não puderam resistir à sabedoria e ao espírito com que ele falava. Então, eles secretamente persuadiram alguns homens a dizer: “Nós o ouvimos falar blasfêmias contra Moisés e contra Deus.”

E eles atiçaram o povo, os anciãos e os escribas; e, numa investida, agarraram-no e levaram-no ao Sinédrio. Apresentaram então testemunhas falsas, que disseram: “Este homem não para de falar contra este lugar santo e contra a Lei.

172214 2887497

Por exemplo, nós o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, derrubará este lugar e mudará os costumes que Moisés nos transmitiu.” E, quando todos os sentados no Sinédrio fixaram os olhos nele, viram que o seu rosto era como o rosto de um anjo.”.

Num longo discurso, Estêvão evoca a história do povo de Israel, terminando com esta veemente apóstrofe:

maxresdefault 6196255

“Homens obstinados e incircuncisos no coração e nos ouvidos, vocês sempre resistem ao espírito santo. Assim como os seus antepassados fizeram, vocês também fazem.

A qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Sim, mataram os que anunciaram antecipadamente a vinda do Justo, cujos traidores e assassinos vocês se tornaram agora, vocês, que receberam a Lei conforme transmitida por anjos,n mas não a guardaram.”
Quando ouviram essas coisas, ficaram furiosos no coração e começaram a ranger os dentes contra ele.

san esteban 1 620x420@2x 1265162

Mas ele, cheio de espírito santo, olhou fixamente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, e disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do homem em pé à direita de Deus.” Então, eles clamaram ao máximo da sua voz e puseram as mãos nos ouvidos, e avançaram todos juntos contra ele.

Depois de expulsá-lo da cidade, começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estêvão, este fez o apelo: “Senhor Jesus, receba o meu espírito.”

Santo Estêvão, rogai por nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20